Interface Para App
Artigos Científicos: Interface Para App. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fmpies • 11/8/2014 • 4.661 Palavras (19 Páginas) • 261 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Centro de Computação e Tecnologia da Informação
Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
Gustavo Buffon Martins
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Interfaces para aplicativos móveis
Caxias do Sul
2011
Gustavo Buffon Martins
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Interfaces para aplicativos móveis
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do Grau de Bacharel em Sistemas de Informação da Universidade de Caxias do Sul.
Marcos Eduardo Casa
Orientador
Caxias do Sul
2011
"Existe algo mais importante que a lógica: a imaginação.
Se a idéia é boa, a lógica deve ser jogada pela janela."
Alfred Hitchcock.
Agradecimentos
Obrigado!
Resumo
O resumo.
Palavras-chaves: Android, Interfaces, Interação Humano-Computador, Aplicativos Móveis.
Lista de TABELAS
1.1 android 15
2.1 perfis de usuários 17
2.2 melhores práticas para interação com usuário 20
2.3 Interfaces para aplicativos móveis 21
3.1 casos de uso 23
3.2 arquitetura 23
3.3 diagrama de classes 24
3.4 interfaces 24
Figura 1 – xxx 12
Lista de Abreviaturas e Siglas
Sigla
Significado em Português
Significado em Inglês
IHC
Interação Humano-Computador
HCI
Interação Humano-Computador
Human-Computer Interaction
Sumário
1.1 android 15
2.1 perfis de usuários 17
2.2 melhores práticas para interação com usuário 20
2.3 Interfaces para aplicativos móveis 21
3.1 casos de uso 23
3.2 arquitetura 23
3.3 diagrama de classes 24
3.4 interfaces 24
1.1 android 14
2 Interação humano-computador 15
2.1 perfis de usuários 15
2.2 melhores práticas para interação com usuário 17
2.3 Interfaces para aplicativos móveis 18
3 modelagem 20
3.1 casos de uso 20
3.2 arquitetura 20
3.3 diagrama de classes 21
3.4 interfaces 21
4 Conclusão 22
5 Referências 23
A interação chamada humano-computador segundo Preece, Rogers e Sharp (2005), surgiu a partir da interação homem-máquina, onde os engenheiros projetavam as máquinas para eles próprios usarem. Com a evolução dos computadores e das aplicações, houve uma evolução para o conceito humano-computador. Junto com este conceito, surgiram desafios e teorias segundo as quais a primeira impressão que um usuário tem, de qualquer aplicação, passa pela aprovação da sua interface, do meio de comunicação entre ele e o aplicativo. A aparência de uma interface pode causar uma frustração ao usuário se ela for estéticamente desagradável ou difícil de usar. Para evitar isto, as interfaces devem ser projetadas de modo a serem simples, facilmente percebidas e elegantes. O impacto de uma interface malfeita pode até fazer com que o usuário abandone a aplicação ou ferramenta.
Segundo Orth (2005), no contexto da interação humano-computador, consideraram-se o sistema, os usuários, os desenvolvedores e o ambiente de uso. Todos estes fatores tem que andar em conjunto para que uma interface de uma aplicação proporcione uma experiência de uso com as características básicas para uma boa interação:
facilidade de aprendizado;
eficiência de uso;
facilidade de rememorar;
facilidade de usar;
rapidez
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