Introdução A Teologia
Exames: Introdução A Teologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulabicca • 21/5/2014 • 733 Palavras (3 Páginas) • 740 Visualizações
CAPÍTULO 3
1 O verdadeiro cristão deve ter como marca em sua vida o exemplo de Cristo, o que inclui humildade, obediência, renúncia, amor, determinação, etc. Nunca esquecendo que essas marcas devem também ser impressas na vida daqueles com quem convivemos, assim como Jesus mudou a história de vida das pessoas por onde passou.
2 A carta aos Hebreus retrata Cristo como aquele que cumpriu seu chamado em obediência a Deus, o Sumo Sacerdote exaltado.
3 As epístolas eram cartas, escritas para orientar os primeiros cristão que tinham a missão de anunciar o evangelho de Cristo e pastorear nas igrejas recém formadas.
4 Os atributos e o caráter divinos que Paulo revela devem também ser os nossos. São eles: Fidelidade, Justiça, Ira (contra o pecado), Misericórdia, Graça, Poder e Sabedoria.
5 As epístolas da prisão são: Colossenses, Filemom, Efésios e Filipenses.
6 Os temas abordados por Paulo pra fortalecer a Fé daqueles que estão na condição pastoral são:
O perigo do engano e do desvio,
A deficiência de caráter,
O desvio da verdade,
Os resultados destrutivos,
O tratamento drástico e
Os deveres e qualificações da liderança da igreja.
CAPÍTULO 4
1 Os principais temas abordados pela Teologia Patrística foram: as relações entre a fé e a razão, a natureza do conhecimento, o conceito de Deus e da criação do mundo, a questão do mal e a filosofia na história.
2 Teologia Escolástica surgiu com o ensino teológico e filosófico da doutrina Aristotélico-Tomista (pensamentos de Aristóteles e Tomas de Aquino), ministrado nas escolas de conventos, catedrais e universidades europeias da Idade Média.
3 A Reforma surgiu motivada pela insatisfação do povo com o exemplo que o clero dava. Enquanto pregava a pobreza e a humildade, vendiam indulgências (perdão pelos pecados, livramento das consequências), além do autoritarismo da igreja e a venda de cargos para pessoas não capacitadas.
4 A contra Reforma teve início na própria igreja católica romana, como forma de conter a Reforma Protestante. Com o intuito de reestabelecer o “poder”, passaram a escolher os líderes entre aqueles que se destacavam moralmente dos demais.
5 Os grandes teólogos foram: John Wycliffe, Jan Hus, Martinho Lutero, Ulrich Zuínglio e João Calvino.
CAPÍTULO 5
1 Dogma é o termo usado para definir uma verdade absoluta e indiscutível dentro de uma doutrina, sendo esta verdade tida como revelação exclusiva de Deus.
2 Canon é o termo usado para referir-se à Bíblia, como um conjunto de livros comprovadamente inspirados por Deus. Em um tempo mais antigo Cânon era uma expressão usada para referir-se aos credos. O termo em si vem do rego e referia-se a uma régua ou instrumento de medição.
3 A canonicidade do A.T. e N.T. são comprovadas pela própria Palavra (II Reis 21:8), além das citações do antigo testamento que são citadas no Novo. O termo “Escritura” era usado
...