Marcelo Paiva Resumo
Dissertações: Marcelo Paiva Resumo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagonogueira21 • 15/9/2014 • 8.652 Palavras (35 Páginas) • 293 Visualizações
MARCELO PAIVA
PORTUGUÊS
PROVAS E CONCURSOS
Sumário
APRESENTAÇÃO 11
UNIDADE I – ASPECTOS GRAMATICAIS 13
Capítulo 1 – Sinais Gráficos 15
Acentuação gráfica 15
Crase 22
Capítulo 2 – Morfologia 35
Estrutura da palavra 35
Classes de palavras 42
Capítulo 3 – Análise Sintática 81
Período simples 81
Período composto 106
Concordância 124
Regência 145
Pontuação 167
UNIDADE II – ESTUDO DO VOCABULÁRIO 183
Capítulo 4 – Semântica 185
Capítulo 5 – Ortografia 197
UNIDADE III – ASPECTOS TEXTUAIS 213
Capítulo 6 – Interpretação de Texto 215
Capítulo 7 – Técnicas de Redação 281
GABARITO 317
BIBLIOGRAFIA 329
Apresentação
A finalidade deste livro é ser prático, dinâmico e direto para facilitar seu estudo e sua aprovação. Leciono há mais de 30 anos para provas e concursos e percebo que o candidato perde muito tempo com conteúdos que não são exigidos pelas bancas organizadoras. Assim, espero que você aprenda o que necessita para gabaritar as questões no dia da prova. Com foco nesse objetivo, o conteúdo foi organizado para que você obtenha o conhecimento necessário e se sinta seguro em relação às regras de nosso idioma.
Geralmente, o candidato acredita que deve estudar de forma abrangente o conteúdo de uma matéria. Essa abrangência, no entanto, tem limite. Este livro não objetiva preparar você para uma vida acadêmica com especialização em nossa língua. Nosso interesse é a sua aprovação.
Os assuntos são apresentados em linguagem simples e direta. Após cada parte teórica, o livro oferece a prática com questões de provas de diversas bancas organizadoras. Primeiro, estude o conteúdo e, depois, faça muitos e muitos exercícios. Leia e releia sempre que necessário.
Desejo que você definitivamente aprenda o português direcionado para concurso público. Acompanho milhares de candidatos e sei que a prática é fundamental para o sucesso na aprovação. No final do livro, acrescentei uma série de questões de provas recentes de diferentes bancas organizadoras. Bom estudo!
Marcelo Paiva
Unidade I
ASPECTOS
GRAMATICAIS
CAPÍTULO 1
Sinais Gráficos
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Poucas línguas no mundo fazem uso de acento gráfico. A Língua Portuguesa tem necessidade desse sinal por três motivos: para identificar a sílaba tônica (oxítona, paroxítona ou proparoxítona), para indicar a sonoridade da vogal (aberta, fechada ou nasal) ou a ocorrência de crase. Estes são os acentos em nosso idioma:
Agudo (´): indica a vogal tônica aberta.
Grave (`): indica a ocorrência de crase.
Circunflexo (^): indica a vogal tônica nasal ou fechada (lâmpada, gênero, bônus, robô).
Til (~): indica a nasalidade em a e o (cristã, pães, cãibra; corações, põem).
REGRAS PARA INDICAR A SÍLABA TÔNICA
Quanto à tonicidade
1. Proparoxítonas: todas as palavras proparoxítonas recebem acento: sábado, ônibus, câmara, chácara, árabe, cáustico, Cleópatra, esquálido, exército, hidráulico, líquido, míope, músico, plástico, público, rústico, último.
Observações:
1. Seguem essa regra as proparoxítonas eventuais, ou seja, as terminadas em ditongo crescente: ministério, ofício, previdência, homogêneo, ambíguo, Ásia, Rondônia.
2. O novo Acordo Ortográfico passou a aceitar acento agudo ou circunflexo nas palavras proparoxítonas, reais ou aparentes, cujas vogais e ou o sejam seguidas de consoantes nasais grafadas (m ou n), conforme o seu timbre aberto ou fechado nas pronúncias: académico/acadêmico, anatómico/anatômico, cénico/cênico, cómodo/cômodo, fenómeno/ fenômeno, género/gênero, topónimo/topônimo; Amazónia/Amazônia, António/Antônio, blasfémia/blasfêmia, fémea/fêmea, gémeo/gêmeo, génio/gênio, ténue/tênue.
2. Paroxítonas: são acentuadas quando terminam em:
i(s): júri(s), táxi(s), lápis, tênis;
us: bônus, vírus, Vênus;
ã(s), -ão(s): órfã, ímã, órfãs, órgão, órgãos, bênção, bênçãos;
om, -ons: rádom (ou radônio), iâmdom, nêutron, elétron, nêutrons;
um, -uns: fórum, álbum, fóruns, álbuns;
l: estável, estéril, difícil, cônsul, útil;
n: hífen, pólen, líquen;
r: açúcar, éter, mártir, fêmur;
x: látex, fênix, sílex, tórax;
ps: bíceps, fórceps.
Observações:
1. A regra de acentuar paroxítonas terminadas em i ou r não se aplica aos prefixos
...