Metodologia do Trabalho Acadêmico
Por: Fernanda Juliano Domingos • 10/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.138 Palavras (5 Páginas) • 277 Visualizações
O Espírito Santo
Fernanda Souza Domingos
Professora: Ilda Lins
Instituto Teológico Quadrangular
Teologia (1º Ano) - Metodologia do Trabalho Acadêmico
10/09/2015.
RESUMO
Falar sobre o Espírito Santo de Deus é falar de um amigo e ajudador, a terceira pessoa da trindade. O Espírito Santo também é pessoa, pois possui mente, emoções e vontades, além de ser também o próprio Deus. Depois da ressurreição de Cristo, Ele se tornou mais atuante, agindo através do falar em línguas, de forma que esta atuação se tornou mais presente no tempo atual. Uma das principais maravilhas do Espírito Santo é repressentada pelo fogo. O fogo que é a pureza, Ele cria em nossos corações um fogo consumidor que frequentemente produz a pureza removendo todos os nossos pecados.
Palavras-chave: Espírito Santo;Trindade, Fogo.
INTRODUÇÃO
O Espírito Santo foi mencionado oitenta e oito vezes no Antigo Testamento, a palavra hebraica para "Espírito"é "Ruah" que, é traduzida por "vento"e"sopro". Sendo assim, as referências ao sopro de Deus e ao vento da parte de Deus, também pode referir-se a obra do Espírito de Deus. O Espírito está associado com Deus e é um ser poderoso. O Pai, Filho, e o Espírito Santo desempenharam cada um, um papel na criação (Gn 1:1-2; 1:1-3; Cl 1:16). A bíblia descreve Deus como fogo consumidor, então não é surpreendente que o fogo seja um dos símbolos da presença de Deus (Hb 12:29) Todavia o Espírito Santo é associado com o fogo como o batismo e uma habitação em nos cristãos. Conclui-se que Deus sempre se revelou através do fogo, quando selou sua aliança com Abraão, quando se revelou a Moisés e conduziu seu povo pelo deserto por uma coluna de fogo, o Reino de Deus não se constitui só em palavras, mas do poder que recebemos do Espírito Santo.
DESENVOLVIMENTO
O que a Bíblia diz a respeito da Trindade? A bíblia ensina que Deus consiste em três Pessoas divinas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, cada qual inteiramente Deus, cada um mostrando inteiramente a natureza divina (Lc 3.21-22).
O Pai é a fonte da Trindade, o Criador, o primeiro. Ele é o pensamento primeiro, o conceito de tudo o que foi e será criado. Jesus disse: "Meu Pai trabalha até agora, e eu também" (Jo 5.17). O Filho é o "Logos", ou a expressão de Deus - o "Filho unigênito" do Pai - e ele mesmo é Deus. Mais adiante como Deus encarnado ele revela o Pai para nós ( Jo14.9). O Filho de Deus é tanto o agente da criação como o único Redentor da raça humana. O Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, procede do Pai, e é adorado e glorificado junto com o Pai e o Filho. Ele inspirou as Escrituras, dá o poder aos filhos de Deus e convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
Todas as três Pessoas da Trindade são eternas. O Pai existe e sempre existiu. Com ele sempre existiu a expressão, o Filho. O Pai sempre amou o Filho, e o Filho sempre serviu o Pai. Daquele relacionamento de amor, existe o Espírito de Deus , que é eterno e sempre existiu. Os três existiam antes mesmo que qualquer coisa pudesse vir a ser criada - três Pessoas distintas trabalhando como uma. Na ocasião do batismo de Jesus, todas as três Pessoas da Trindade estavam presentes e ativas. O Pai falou dos céus, o Filho estava cumprindo toda a justiça, e o Espírito de Deus desceu como uma pomba e veio sobre ele (Mt 3.16-17)
...