Movimentos Religiosos Contemporâneos
Por: crcs • 31/3/2025 • Trabalho acadêmico • 727 Palavras (3 Páginas) • 16 Visualizações
ITQ 3° ANO
Movimentos religiosos contemporâneos
Autoatividade do capítulo 1
Aluno: Cláudia Cargnin Schmitz
Questões:
- O que pode ser observado como inseparável da religião?
O que não pode ser separado da religião é o fato de que o homem anseia ligar-se, anseia unir-se a algo que lhe é superior, algo que lhe supra o sentimento de vazio, de incertezas ou fraquezas na alma e no espírito.
- Qual a diferença na definição de “seitas” sob as perspectivas sociológica e teológica?
As “seitas” podem ser definidas do ponto de vista sociológico ou teológico.
Do ponto de vista sociológico, algumas seitas exercem um controle excessivo sobre seus membros e privam de relacionamentos extra grupo como ocorre com os Hare Krishna, a Igreja da unificação e a Família do amor.
Outras apenas apresentam uma busca de experiencias místicas, têm um líder carismático, e falta de estrutura organizacional.
Do ponto de vista teológico, para o cristianismo, seita é qualquer movimento religioso que reivindica o apoio de Cristo ou da bíblia, mas distorce a mensagem central do Cristianismo mediante algumas revelações adicional, e deslocando alguma doutrina fundamental da fé em virtude de uma questão secundária.
- Como os movimentos contemporâneos podem ser compreendidos e estudados?
Os movimentos contemporâneos podem ser compreendidos e estudados
sob quatro aspectos:
- As religiões cristãs e não cristãs;
- As seitas, cujo corpo doutrinário e composto de doutrinas herética do ponto de vista cristã sendo estas organizadas formalmente e possuidoras de nome que as identificam;
- Outras organizações religiosas formais que não se caracterizam como seitas;
- As diversas ideias e ensinamentos, isto é, correntes de pensamento, disseminadas no meio da igreja cristã e que contrariam as sãs doutrinas bíblicas á luz do cristianismo ortodoxo.
- Relacione os tipos de ecumenismo existentes e suas características.
- Ecumenismo religioso- busca aproximar as grandes e diferentes religiões, sob a filosofia do pluralismo religioso e pela qual não há uma verdade absoluta, mas uma pluralidade de verdades; de iniciativa principalmente de órgãos protestantes, seu maior representante é o Concílio Mundial das Igrejas.
- Ecumenismo cristão- busca aproximar os três ramos do cristianismo,
Católicos, ortodoxos e protestantes, e os ramos protestantes entre si.
- Ecumenismo evangélico- busca aproximar igrejas evangélicas com a finalidade de cooperação em atividades evangélicas e sociopolíticas ou fusão organizacional.
- Reflita e responda porque a superstição é um mal para o cristão?
As superstições são frutos do sincretismo religioso, que operam a desvirtualizarão do sagrado, sendo assim, a superstição é considerada um mal para o cristão por várias razões, que podem ser abordadas a partir de uma perspectiva teológica, ética e prática:
1. **Fé Verdadeira**: A superstição pode desviar a fé do cristão em Deus para práticas ou crenças infundadas. A Bíblia ensina que a verdadeira fé deve estar centrada em Deus e na Sua palavra, não em rituais ou objetos que, na perspectiva cristã, não possuem poder real.
...