O Capitulo Hermenêutica
Por: karolainecruz50 • 20/11/2024 • Trabalho acadêmico • 3.716 Palavras (15 Páginas) • 4 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR[pic 1]
Hermenêutica[pic 2]
Professora: Anailde Desidério
Nome: Evanildo Batista do Nascimento
Série: Data de entrega: /05/2024
A figueira
Marcos 11:13-14 diz assim: vendo de longe uma figueira que tinha folhas foi ver se nela acharia alguma coisa e chegando a ela não achou se não folhas, porque não era tempo de figos.
E Jesus falando disse a figueira: “nunca mais coma alguém fruto de ti” e os seus discípulos ouviram isto
Mateus 21:18 diz assim: e de manha voltando para a cidade teve fome e avistando uma figueira perto do caminho dirigiu-se a ela e não achou nela se não folhas e disse-lhe: nunca mais nasça fruto de ti, e a figueira secou imediatamente, e os seus discípulos vendo isso maravilharam-se dizendo: “como secou imediatamente a figueira?”
Marcos 11:20,21,22 diz assim e eles passando pela manha viram que a figueira se tinha secado desde as raízes e Pedro lembrando-se disse-lhe: “Mestre, eis que a figueira que tu amaldiçoaste se secou, e jesus respondendo-lhe disse: “Teve fé em Deus, porque em verdade vos digo, que qualquer que disser a este monte erga-te e lance-te no mar e não duvidar em seu coração mas crer, se fará aquilo que diz, tudo o que dizer-lhes será feito.”
Lucas 13:6 diz assim: e dizia uma parábola; hum certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi procurar nela fruto, não o achando e disse ao vinhateiro; ei que a três anos venho procurar fruto nesta figueira e não o acho, corta-a, porque ela ocupa ainda a terra inutilmente, e respondendo ele disse-lhe: senhor deixa-a este ano ate que eu a escave e a enxerque e se der fruto ficara, e se não, depois a mandará cortar.
Ambos os textos nós vamos ver o senhor dono da seara, aquele que vai, Jesus falou em Mateus 7:21 que nem todo aquele que diz Senhor, senhor entrará no reino dos céus, mas todo aquele que faz a vontade de meu pai que estas no céu.
Ambos os textos vão falar que para aqueles que foram chamados por Deus e que infelizmente de longe enxergamos uma coisa, mas quando vamos procurar frutos não existe. Paulo fala sobre 4 tipos de fruto: que a obra de cada um se manifestara, o fogo vai provar qual tipo de obra é a de cada um daqueles que servem a Deus (1 Corintios 3:13) a madeira, o feno, a palha, ouro, prata, pedra preciosa, são esses seis tipos de fundamentos que Paulo explica em 1 Corintios 3, 3 tipos de frutos perecem e 3 tipos de fruto permanecem. A bíblia fala que tem ímpio com obra de justo e muito justo com obra de ímpio. Deus é o tronco e nós somos a vara.
Jesus estava vindo de Betânia quando de longe avistou uma figueira, uma arvore robusta cheia de folhas e quando Jesus chegou perto que ele olhou para o alto e viu que a figueira não tinha frutos ele logo proferiu aquelas palavras amaldiçoando a figueira. É bem assim na vida do ser humano, na vida do próprio cristão, a gente vê aquela pessoa de longe, coloca aquele valor, fulano é isso, fulano é aquilo, engrandece a pessoa, mas quando você conhece a mesma você vê que não é nada daquilo que aparentava; tipo aquela figueira que aparentava de longe estar cheia de frutos, bem assim é o ser humano, às vezes aparenta uma coisa e quando vamos analisar é algo totalmente diferente. Mas tem gente que não aparenta nada, você não dá nada por ele, acha que não é ninguém, mas quando você o conhece; você vê quão grande é aquela pessoa, que coração grande ela tem, que pessoa extraordinária, que cristão decente, que pregador com palavra forte, é um verdadeiro homem de Deus. De certo que não era tempo de figo, certamente Jesus avistou outras figueiras, mas como não era época de frutos elas não aparentavam tê-los, mas aquela aparentava ter frutos, quando ele se aproximou e olhou pra cima e procurou, não tinha nada. Não devemos confiar na aparência, devemos confiar sim na palavra de deus porque sua palavra é forte e alimenta. Jesus e os discípulos não puderam se alimentar do fruto da figueira, Jesus se decepcionou ao não encontrar frutos na figueira. Mas Jesus não nos decepciona e sua palavra nos alimenta todos os dias de nossas vidas. Devemos estar sempre na presença do Senhor, fazendo a obra de Deus, dedicando-nos, levando a palavra de acordo com o que está escrito na Bíblia Sagrada. Sermos justos, com obra de justo, atuando com justiça para que nossos feitos sejam visto com bons olhos, sem desviarmos nem para direita nem para a esquerda.
1 Timóteo 5:24 os pecados de alguns homens são manifestos precedendo o juízo e em alguns manifestam-se depois, ou seja, o juízo de alguns são imediato e o de outros demora e vem depois. Em 1 Corintios 12 a bíblia vai falar sobre a diversidade de dons, e ai a bíblia fala: ora, há diversidade de dons mas o espirito é o mesmo, e há diversidade de operações, mas o mesmo Deus que opera tudo em todos, mas a manifestação do espirito é dada a cada um para o que for útil, deus não vai dar um dom pra mim ou pra você pra ficar inútil, Deus nos chamou para ser útil, tem o trabalho natural e espiritual, existem trabalhos invisíveis que ninguém vê, temos que saber como vamos ser útil nas mãos de Deus.
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR[pic 3]
Hermenêutica[pic 4][pic 5]
Professora: Anailde Desidério
Nome: Evanildo Batista do Nascimento
Série: Data de entrega: /05/2024
Respostas do capítulo 1
Questões: Dê a definição
1. Hermenêutica – Tem origem no termo grego hermeneutikós que significa “interpretação” e, hermeneutes, “interprete”. Interpretação do sentido das palavras. É a ciência da interpretação de textos filosóficos, religiosos, literaturas legais etc. a arte de interpretar leis dos textos sagrados.
2. Exegese – Do grego eksegesis (explicar, interpretar, relatar), e eksegeomai (extrai, tiro pra fora, extereorizo etc.). Comentário para esclarecimento ou interpretação de um texto ou de uma palavra. É a interpretação do texto em si, onde as principais ideias do autor são extraídas.
3. Eisegese – Esse vocábulo deriva-se de duas palavras gregas, eis (para dentro), e egeesthai (explicar). Consiste na adaptação do texto às ideias e opiniões do interprete. Na eisegese, o intérprete introduz no texto ideias e elementos que pretende atribuir ao escritor.
...