O Direção Espiritual
Por: FreiGeraldo • 27/8/2015 • Artigo • 5.836 Palavras (24 Páginas) • 182 Visualizações
ROGELINO OLIVEIRA QUIRINO
RA 1095274
Teologia
O DIRETOR ESPIRITUAL: MÉDICO DAS ALMAS
Orientador: Prof. Dr. Jairo da Mota Bastos
Centro Universitário Claretiano
SÃO PAULO
2014
Sumário
Resumo 01
Introdução 02
1. Direção espiritual 04
2. O Dirigido 05
3. O Diretor espiritual 07
3.1 O Diretor espiritual e sua personalidade 08
3.2 Habilidades de um diretor espiritual 09
3.3 Diretor espiritual pessoa de fé 10
3.3 Diretor espiritual como médico das almas 11
Conclusão 13
Referências 14
O DIRETOR ESPIRITUAL: MÉDICO DAS ALMAS
Resumo: Este artigo apresenta uma mínima abordagem da pessoa do Diretor Espiritual, o papel que ele ocupa na vida das pessoas que lhe foram confiadas para a direção do espírito, na orientação para a vida diária e no discernimento das várias situações, sejam elas vocacionais ou não. Portanto neste pequeno estudo: “O Diretor espiritual: médico das almas” é voltado para pessoa do diretor espiritual como aquele que cura, ou melhor, procura sanar as doenças que afetam o lado espiritual dos seus assistidos. Falar também do diretor espiritual nos dias atuais parece ser algo dos tempos medievais, porém é uma figura ainda muito querida na Igreja e que ainda ocupa um lugar de destaque no campo espiritual.
Palavras-chave: Diretor Espiritual. A direção espiritual. O Dirigido. Discernimento.
Introdução
No campo espiritual como também no âmbito da vida do homem, faz-se necessário ter por guia alguém que nos oriente, que nos mostre os passos a seguir ou rumos na vida a tomar. O presente trabalho destaca a figura do guia, ou melhor, falando do diretor espiritual e qual a sua tarefa hoje diante do mundo atual, onde os valores básicos do homem devem saber equilibrar com aquilo que fala mais forte hoje, ou seja, o bem estar material, a informática sempre mais presente em quase todas as atividades do ser humano, enfim faz-se necessário atualizar-se, mas procurando não haver a perda dos valores adquiridos no seio familiar.
Ao ter como centro de estudo a pessoa do Diretor Espiritual, surgiu a ideia de avaliar, se o seu papel venha a ser válido para os tempos de hoje, pois no campo espiritual temos a visão dele, como aquele que tem os requisitos competentes para conduzir os seus dirigidos por vias que o levem a serem felizes ou encontrarem com Deus ou descobrir o que Deus lhes tenha proposto.
As pessoas correm atrás daquilo que lhes proporcionam o bem. Certo que o Diretor Espiritual não estará à procura de quem precise da sua ajuda, das suas orientações ou conselhos, mas deverá ser alguém que inspire confiança, otimismo e mais ainda, que seja uma pessoa sábia e possuidora de uma cultura atualizada em todos os níveis sejam espirituais ou profissionais.
Mais do que falar do que vem a ser o Diretor Espiritual, gostaria muito de ressaltar a importância que todos deveriam dar a ele e colocar como prioridade em suas vidas de fazer esta escolha para a sua vivência, procurando o auxílio dele para o crescimento seja humano como espiritual, enfim este trabalho quer mostrar que o Diretor Espiritual pode ser um pilar fundamental na vida de uma pessoa.
No decorrer da pesquisa será possível conhecer algumas das características que deve possuir um Diretor Espiritual como também diagnosticar aquilo que venha ser uma direção espiritual, pois aqui se trata do que envolve a alma, do que envolve o ser espírito. O artigo científico proposto não quer fugir da figura da pessoa que ocupa o cargo de Diretor Espiritual e nem mesmo confundi-lo como médico do corpo, tanto que o título de tal pesquisa nos remete à pessoa do “Diretor Espiritual: médico das almas”.
Portanto é de suma importância devolver ao Diretor Espiritual a sua função de médico das almas e de mostrar ao dirigido que quando se trata de doenças relacionadas ao corpo não vem a ser matéria do seu Diretor Espiritual e que eles deverão recorrer às diversas patologias de que necessitam, buscando o auxílio médico. Tendo presente este fator, o Diretor Espiritual deverá ser dotado de tal conhecimento para diagnosticar aquilo que não é de sua alçada e ter a capacidade de orientar seus dirigidos a procurarem a cura certa.
Objeto do trabalho do Diretor Espiritual é a direção espiritual, mas que definição clara se pode ter sobre ela? Para início de nossa compreensão eis um claro conceito:
Conforme afirma Sciadini (2006, p. 79-80):
Direção espiritual é a ajuda que um cristão oferece a outro cristão para alcançar a maturidade espiritual. Ou ainda: direção espiritual é a orientação recebida de um pai espiritual quanto aos costumes, ascese, busca de perfeição humana e espiritual para alcançar a paz interior, de autodomínio, de disciplina física e moral (Cf. Dicionário de Espiritualidade, verbete Padre espiritual).
Depois de ter o conhecimento sobre o que é a direção espiritual, é preciso conhecer os elementos que a compõem e para quem ela está destinada. Portanto o seguinte trabalho fará uma simplificada explanação, uma vez que o campo da direção espiritual é muito abrangente, portanto nosso foco será a pessoa do Diretor Espiritual, sem, contudo esquecer que ele não existiria sem a figura do dirigido.
No Diretor Espiritual aquele que o procura dever-se-á encontrar um apoio seguro, alguém que inspire muita confiança, pois a ele fará conhecer parte de sua vida, ou tomará decisões que implicará mudanças na vivência do dirigido, mudanças essas que podem ser transformadoras e talvez para toda a vida.
...