O Futuro Das Religiões
Resenha: O Futuro Das Religiões. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pekeno • 28/1/2015 • Resenha • 274 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
futuro da religião?
A RELIGIÃO tem renascido de forma espantosa nos países da ex-União Soviética. Somente na Rússia, 50% da população se declaram agora ortodoxos e milhões pertencem a outras religiões. Entre as que estão estabelecidas há muito tempo se encontram o islamismo, o judaísmo e o budismo; as Testemunhas de Jeová também têm uma longa história ali.
Já em 1891, representantes dos Estudantes da Bíblia, como as Testemunhas de Jeová eram conhecidas antes de 1931, visitaram Kishinev, na Rússia (hoje Chisinau, na Moldávia). Realizaram-se ali reuniões com concrentes. Em 1928, George Young, representante especial dos Estudantes da Bíblia, encontrou-se com autoridades soviéticas em Moscou para solicitar permissão para a publicação de matéria bíblica na União Soviética. Mais tarde, as Testemunhas de Jeová ficaram bem conhecidas em resultado das tentativas soviéticas de eliminá-las.
Quando a União Soviética se desfez subitamente quase dez anos atrás, as pessoas começaram a se perguntar: ‘Por que as autoridades soviéticas tentaram eliminar a religião?’ Muitos foram doutrinados no ateísmo durante décadas, mas ficaram curiosos de saber o que a religião lhes poderia oferecer. Será que a Bíblia, que havia sido um livro proibido, realmente tinha respostas para os problemas da humanidade? Os russos começaram a investigar isso por si mesmos.
Um problema religioso diferente
O interesse de tantos na Bíblia criou um tipo diferente de problema religioso na ex-União Soviética. O jornal The Guardian, de Londres, disse no ano passado: “A ‘guerra contra Deus’ talvez tenha acabado, mas apenas uma década depois da humilhante derrota do primeiro Estado do mundo declaradamente ateu, parece que uma nova guerra fria religiosa está só começando na Rússia.” O que é essa “guerra fria religiosa” mencionada pelo jornal?
...