TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MOVIMENTO PRESBITERIANO NO LESTE DE MINAS

Por:   •  25/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.148 Palavras (17 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE “URIEL DE ALMEIDA LEITÃO”

O MOVIMENTO PRESBITERIANO NO LESTE DE MINAS:

Um pequeno panorama entre teologia e sociedade nos anos de 1901 a 1927

PAULO MOREIRA CUNHA

FHILLIPE R. M. S. LEITE DE MATTOS

Caratinga - MG

2019

PAULO MOREIRA CUNHA

FHILLIPE R. M. S. LEITE DE MATTOS

O MOVIMENTO PRESBITERIANO NO LESTE DE MINAS:

Um pequeno panorama entre teologia e sociedade nos anos de 1901 a 1927

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Graduação em Teologia da Faculdade “Uriel de Almeida Leitão”, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Teologia.

Área de concentração: Teologia e História

Orientador: Prof. MSc. Felipe Curcio

                                                                           

Caratinga - MG

2019

SUMÁRIO

  1. DELIMITAÇÃO TEMÁTICA...............................................................................4

  1. JUSTIFICATIVA.................................................................................................5
  1. OBJETIVOS.......................................................................................................6
  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..............................................................................7
  1. QUADRO TEÓRICO........................................................................................13

6- HIPÓTESES.....................................................................................................14

      7- METODOLOGIA...............................................................................................15

      8- REFERÊNCIAS................................................................................................16

1. DELIMITAÇÃO TEMÁTICA

A temática surge a partir da nossa tomada de conhecimento acerca da grandeza da fé bíblica reformada, e como isso contribuiu de modo ímpar para a mudança ocorrida no Leste de Minas em Alto Jequitibá. O início da nossa jornada se dá com a Reforma Protestante do século XVI. Devemos estar cientes da importante participação das pessoas comuns no enfrentamento dos obstáculos de nossa história. O assunto da entrada do evangelho no Leste de Minas foi escolhido porque através desse evento, um marcante desenvolvimento pode ser observado nessa região; tanto na área da educação, como religiosa, pela presença dos imigrantes europeus. A pesquisa considera também, as esferas política, econômica, e social. O progresso teve seu início em 1890 a 1902 com a chegada dos imigrantes em Alto Jequitibá.

O movimento presbiteriano no Leste de Minas nasce com o Sr. Henrique Eller, pioneiro dessa história e líder local da comunidade. Ele teve a iniciativa de reorganizar a comunidade protestante, e encontrar um pastor que fosse capaz de aceitar o convite para um lugar onde os recursos eram escassos. O jovem pastor, Rev. Matthatias Gomes dos Santos é então, recebido pela comunidade e ali realiza importante missão. Após várias lutas e trabalho árduo, esse movimento é transformado em igreja. Sua ampliação acontece sob a direção do Rev. Aníbal dos Santos Nora. Este, ao chegar a Alto Jequitibá toma iniciativa na criação de uma escola de 1º e 2º grau. Sua influência foi enorme, foi de grande repercussão, impactando as pessoas de todo o Leste Mineiro. É preciso olhar o passado de 1901 a 1927, e então, estaremos convencidos de que foi um período de turbulência, de desafios, e de coragem no desenvolvimento do povo dessa região. Nesse período, a Igreja Presbiteriana do Brasil no Concílio Superior em São Paulo, vivenciou discórdia e divisão, mas o Leste de Minas permaneceu fiel. As igrejas dessa região não tomaram conhecimento de tal situação, pois experimentavam grande crescimento pelo impacto do evangelho da Reforma que sempre pregou a ideologia de progresso, de educação, e da redenção ensinada por todo o Leste de Minas.

 Esse estudo se mostra relevante porque busca promover um resgate histórico consistente em relação ao legado deixado por nossos antepassados, resguardando, portanto, valores incontestáveis, e preservando desse modo, a imagem cultural da nossa gente. A pesquisa a ser realizada, procura ainda, lançar luzes às gerações contemporâneas, e propor um diálogo entre Teologia e Sociedade.

O presente projeto se dedica a elaborar uma descrição sobre a história do movimento presbiteriano: seu surgimento, influência e resultados no Leste de Minas através de um pequeno panorama. Ao analisar a presença protestante em Alto Jequitibá constatamos que todas as suas etapas alcançaram considerável desenvolvimento nessa região, como foram nas demais localidades brasileiras. Identifica-se, portanto, um grande salto nos campos literário, religioso, socioeconômico e político. As pessoas passaram a questionar mais sobre suas necessidades básicas, como educação, e inúmeros recursos que garantissem o direito mínimo a uma vida de qualidade, e que proporcionassem aos indivíduos uma luta consciente pela liberdade. Como produto final do nosso trabalho, pretendemos descrever o avanço presbiteriano e o seu impacto no Leste Mineiro. A escolha do tema se deu devido à simplicidade e a eficácia do sistema de governo representativo e denominacional presbiteriano e como esse sistema poderia afetar diretamente a sociedade em questão.

2. JUSTIFICATIVA

        

        O estudo proposto se mostra relevante porque além de tornar conhecido o crescimento do presbiterianismo na região do Leste de Minas, existe um ponto clínico em nosso trabalho que resgata a história da própria faculdade, tendo em vista que seu fundador, Rev. Uriel de Almeida Leitão foi o pai dessa iniciativa humana e educacional na cidade das Palmeiras. Nós somos a manifestação visível dessa singular transição de período que o Leste Mineiro enfrentou com a chegada do Evangelho em Caratinga. Este estudo se mostra relevante pelo fato de mostrar à comunidade acadêmica e ao leitor leigo, o Pioneirismo do Trabalho de Uriel de Almeida Leitão; e o quanto isso se mostra importante para o campo de pesquisa que se desenvolve sobre o Diálogo entre Teologia e Sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com