TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Pentecostal

Artigos Científicos: O Movimento Pentecostal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 6

Pentecostalismo

O desenvolvimento mais significativo do Cristianismo no século XX

Introdução

O pentecostalismo é o grupo cristão de crescimento mais rápido do mundo. Com aproximadamente meio bilhão de adeptos, se tornando, depois do Catolicismo, a maior tradição cristã.

O objetivo deste trabalho é contar a história do Movimento Pentecostal. Como ele surgiu, os preconceitos que sofreu, a forma que se propagou ao redor do mundo, sua chegada ao território brasileiro, suas fases, fundadores, influências e como se adequou às mudanças ocorridas em sua estrutura ao longo do tempo.

Pentecostais

A origem do pentecostalismo

O termo pentecostal deriva-se da palavra pentecostes, que na cultura judaica era o nome da segunda das três grandes festas anuais que todo povo deveria comparecer. A comemoração também era chamada de “Festa das Semanas”, pois acontecia sete semanas depois da páscoa.

O Dicionário do Cristianismo na América diz que o Pentecostalismo é “o desenvolvimento mais significativo do Cristianismo no século XX”.

Entre as principais características do Pentecostalismo, está o falar em línguas (glossolalia) que segundo dados históricos teve sua primeira demonstração em Topeka, no Kansas, em 1901, e a outra em Cherokee County, na Carolina do Norte, em 1896. Porém, o início do movimento Pentecostal é marcado pelo primeiro batismo pelo Espírito Santo, ocorrido em abril de 1906, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. O acontecimento ficou conhecido como “O Avivamento da Rua Azusa”, a palavra avivamento deriva-se do verbo avivar que significa: tornar mais vivo, despertar, reanimar-se e vivificar-se, ser tomado pelo espírito santo.

Charles Parham é considerado um dos fundadores do Pentecostalismo, ele foi o primeiro a afirmar que falar em línguas era a evidência visível e bíblica do batismo com o Espírito Santo. Outro personagem importante dessa história é William Seymour, o discípulo de Parham, sua importância reside no fato de que sob sua liderança, através do Avivamento da Rua Azusa, o pentecostalismo se tornou um fenômeno internacional e mundial.

As primeiras denominações pentecostais aconteceram nos EUA, algumas se encontram listadas abaixo:

• Igreja de Deus de Camp Creek (Carolina do Norte)

• Igreja de Deus de Cleveland (Tennessee)

• Igreja da Fé Apostólica (Portland, Oregon)

• Assembléia de Deus (Hot Springs, Arkansas)

Desde sua criação, o movimento pentecostal foi cercado de diversidade, tanto na questão racial, quanto na de gênero. Como foi citado anteriormente, o Avivamento da Rua Azusa uniu pessoas de várias partes do mundo, entre elas se encontravam pessoas de várias raças (negros, brancos, hispânicos) o que fez o movimento se tornar, nos seus primeiros anos, um modelo de cooperação inter-racial.

Porém, com o tempo, as reuniões multirraciais se tornaram mais complicadas de serem realizadas, pois existiam leis proibindo reuniões desse tipo. Por causa dos obstáculos culturais e sociais muitos membros começaram a se separar e criar seus próprios grupos, um exemplo é a Assembleia de Deus que foi criada como uma denominação predominantemente branca em 1914 e as Assembleias Pentecostais do Mundo em 1924. Os pentecostais hispanos também se organizaram separadamente. Até a década de 60 muitas dessas divisões ainda existiam.

Outro fator que mostra a característica de diversidade do movimento pentecostal é a grande participação e visibilidade dada a mulher, que naquela época, nos Estados Unidos, não tinha sequer o direito de votar. Dois exemplos notáveis são Maria Beulah Woodworth-Etter e Aimee Semple McPherson. Ambas se dedicaram a vida de missionárias, e se tornaram famosas por influenciar outras mulheres a seguir a vida Cristã. Aimee Semple McPherson foi a fundadora da Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular (1927), cujo nome aponta para Cristo como aquele que salva, cura, batiza como Espírito Santo e virá outra vez.

A maior igreja pentecostal do mundo localiza-se na Coréia do Sul: a Igreja do Evangelho Pleno de Yoido, pastoreada por David Yongii Cho. A igreja tem mais de 800 mil membros.

O pentecostalismo no Brasil

Foi dividido em três fases, caracterizadas de acordo com seus aspectos sociais, culturais, religiosos e período cronológico:

• Primeira fase (Pentecostalismo clássico):

Este ponto de partida abrangeu o período de 1910 a 1950 e teve seu início com a fundação da Congregação Cristã no Brasil e da Assembleia de Deus. O Missionário Italiano Louis Francescon realizou o primeiro batismo de orientação pentecostal com a conversão de onze almas originando a fundação da Congregação Cristã no Paraná em 1910.

A Assembleia de Deus foi criada em 1911, através das missões de Daniel Berg e Gunnar Vingren no Pará e Nordeste. Essas igrejas dominaram amplamente o campo pentecostal durante quarenta anos. A Assembléia de Deus foi a que mais se expandiu, tanto numérica quanto geograficamente.

As principais características dessa primeira fase foram o anticatolicismo e a ênfase a crença no batismo no Espírito Santo (avivamento), segundo eles os valores do mundo deveriam ser esquecidos e rejeitados para que fosse possível viver na plenitude do espírito.

• Segunda fase (Deuteropentecostalismo):

Ocorreu na década de 50 e início dos anos 60, quando houve uma divisão do campo pentecostal e foram criados três grandes grupos fortemente influenciados pelo pentecostalismo clássico: Igreja do Evangelho Quadrangular (1951), Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo (1955) e Igreja Pentecostal Deus é Amor (1962).

Essa segunda fase se caracteriza pelo desenvolvimento das igrejas pentecostais nas grandes cidades e pela busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com