O Poder do Espirito Santo na Missão
Por: misskel • 28/8/2016 • Resenha • 1.425 Palavras (6 Páginas) • 1.280 Visualizações
JESUS BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO
O poder libertador e restaurador do Espírito Santo
“...mas vós sereis batizados com o Espírito Santo...” Atos 1:5
Declaração de fé da IEQ:
Batismo no Espírito Santo
“Cremos que o batismo no Espírito Santo é o recebimento do prometido Consolador, em poderosa e gloriosa plenitude, a fim de revestir o crente com poder do alto; para glorificar e exaltar o Senhor Jesus; para dar uma palavra inspirada em testemunho dEle; para promover o espírito de oração, santificação e sobriedade para capacitar o indivíduo e a igreja a ganhar almas de maneira eficiente, prática, alegre, cheio do Espírito; e que, sendo esta ainda a dispensação do Espírito Santo, tem o crente todo direito de esperar o seu recebimento da mesma maneira pela qual o receberam judeus e gentios igualmente, nos dias bíblicos, conforme se encontra registrado na Palavra, de modo que possa ser dito de nós o que foi com respeito à casa de Cornélio; o Espírito Santo caiu sobre eles, no princípio, assim como em nós agora”.
QUEM É O ESPÍRITO SANTO?
O Espírito Santo é Deus, Ele não é um conceito ou uma influência divina. Ele é uma pessoa que possui vontade, intelecto e emoções. Ele é Deus, com todos os atributos da divindade. É a terceira pessoa da Trindade, co-igual a Deus-Pai e Deus-Filho.
Só há um Deus, mas Ele se manifesta em três pessoas, a quem chamamos de Trindade.
Tentamos ilustrar o conceito da Trindade, mas a tentativa é totalmente insuficiente. Por exemplo, poderíamos dizer que o homem possuiu corpo, mente e espírito. Qual deles é o homem? Ou , ainda, um homem é marido , pai e filho, no , entanto é um só homem. Nenhuma ilustração é suficiente. Na melhor das hipóteses, só pode nos dar uma vaga idéia de Deus.
PORQUE O ESPÍRITO SANTO VEIO?
- O Espírito Santo veio para glorificar a Cristo e levar os cristãos a toda a verdade:
“Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido de vocês”.( João 16:14)
- O Espírito Santo veio a fim de nos capacitar a conhecer Cristo através do novo nascimento e nos dar poder para viver e compartilhar a vida abundante que Jesus prometeu a todos os que confiarem e obedecerem a Ele:
“Mas o Conselheiro , o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse”. ( João 14:26)
- O Espírito Santo inspirou homens santos a escreverem as Escrituras.
- O Espírito Santo veio para produzir santidade aos corações dos cristãos:
“Pois o fruto do Espírito é o amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio . Contra essas coisas não há lei” (Gálatas 5:22-23)
- O Espírito Santo veio para que o ministério regenerador de Cristo seja possível na vida do homem, sem ele é impossível compreender a bíblia, orar, viver em santidade, testemunhar ou fazer qualquer coisas que seja vinculada a Deus.
“Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus , se não nascer da água e do Espírito”. (João 3:5)
- O Espírito Santo convence o não cristão do pecado.
“Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”. (João 16:9)
O QUE SIGNIFICA SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?
No momento que recebemos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, entregamos completamente a Ele, o Espírito Santo conseqüentemente passa habitar em nós.
Ser cheio do Espírito Santo é ser cheio de Cristo, é permiti ser controlado por Ele.
Quando o Espírito Santo esta no comando pleno das nossas vidas o resultado é, uma vida de poder e muitos frutos, no qual Jesus é maravilhosamente honrado e glorificado através de nós.
À medida que continuamos permitindo que o Espírito Santo nos controle e nos capacite, mergulhamos
ainda mais na Palavra de Deus, deixamos cada vez mais que os frutos do Espírito seja nossas
características , temos um testemunho frutífero e uma comunhão com Deus –Pai afinada através da oração. Tornamos-nos parecido com Cristo!
COMO VOCÊ PODE SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?
Somos cheios do Espírito Santo pela fé!
Embora sejamos cheios do Espírito Santo pela fé e somente pela fé, é importante reconhecer que vários fatores contribuem para preparar nossos corações para receber sua plenitude.
Primeiro, devemos desejar viver de modo a agradar ao Senhor, temos a promessa do nosso Salvador: “ Bem aventurado os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos” ( Mateus 5:6) .
Segundo, devemos nos preparar para entregar a nossa vida totalmente e irrevogavelmente ao Senhor Jesus ( Rm 12: 1-2).
Terceiro, devemos confessar todos os nossos pecados, pedindo ao Espírito Santo que nos traga as lembranças deles para que experimentemos a purificação e o perdão prometidos por Deus .( I João 1:9).
Somos cheios pela fé, enquanto cremos devemos lembrar-nos de duas palavras que foram ditas na bíblia a esse respeito: É UMA ORDEM de Deus: “E não vós embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Éfesios 5:18). E para tornar a ordem possível, recebemos UMA PROMESSA: “E esta é a confiança que temos para com ele ( Deus) , que, se pedimos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. ( I João 5: 14,15).
QUANDO NÃO ESTAMOS SENDO CHEIO DO ESPÍRITO?
Quando damos lugar a incredulidade, não baseamos a nossa vida na palavra de Deus, agimos de maneira desobediente, nos tornando cristãos carnais segundo Paulo em I Coríntios 3:1: “: “ Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais , como crianças em Cristo.”
...