TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sobre o Perenialismo - CARTA II

Por:   •  13/8/2020  •  Artigo  •  7.467 Palavras (30 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 30

SOBRE O PERENIALISMO (Fernanda Conforto) CARTA II

Alberto Zucchi e membros da Associação Cultural Montfort, bom dia!

Peço para que possam avaliar a procedência e se possui relevância para os seus estudos, as seguintes informações:

Em relação ao curso mencionado por Olavo de Carvalho, na postagem do dia 7 de Maio de 2017, via Facebook:

"Escrevo um artigo inteiro eu dou um curso em seis aulas para contestar o Guénon na base, mostrando que só os sacramentos da Igreja são iniciações cem por cento, quando o Guénon afirma que são puramente exotéricos e nada tem de iniciáticos, e o hominho da Montfaible jura que não faço restrição nenhuma aos ensinamentos do Guénon.

É MUITA vigarice, ou então Prêmio Ignóbil de Analfabetismo Funcional."

Talvez o Olavo tenha se equivocado quanto ao número de aulas. É possível que ele tenha se referido ao curso Esoterismo na História e Hoje em dia, gravado (ou ao menos disponibilizado para aquisição, em Março, conforme: http://pensadoresdocof.blogspot.com/ 2016/12/listao-de-cursos.html) no ano de 2017, que  contém apenas cinco aulas e onde é feita uma longa defesa sobre o "rito iniciático" da Eucaristia, na última aula, de 15:00 até 36:35).

Peço para que - caso disponham de tempo - quando possível, possam assistir a esse trecho da aula gravada que anexarei. Não foi possível uma transcrição - sempre amadora

- devido a grande dificuldade que encontrei para o registro das palavras gregas que foram mencionadas por Olavo.

A postagem citada, em 2017 não é a única publicação - via Facebook - sobre os sacramentos como iniciáticos.

Foi possível também encontrar uma outra postagem com a data de 28 de Janeiro, no ano seguinte, onde ele ratifica:

"Afirmo com todas as letras que as únicas iniciações válidas são os sacramentos da Igreja Católica."

Em 16 de Maio de 2017, ele também publicou:

"Não há NADA de intrinsecamente imoral na poligamia em si. Se houvesse, ela não teria sido permitida aos antigos profetas. O casamento monogâmico indissolúvel é, como os demais sacramentos, um  MISTÉRIO, instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, tendo como finalidade a vida eterna, não a moralidade terrestre."

Aqui, ele se refere a sacramento do Matrimônio, como mistério.

Schuon considera o Cristianismo esotérico (Mateus Soares de Azevedo ecoará a mesma doutrina: inicialmente esotérico e posteriormente teria, após três séculos de perseguição pelos romanos, com o Édipo de Milão, só então surgido o cristianismo exotérico. Ver mais informações em: Palestra Mateus Azevedo Prévia do Evoliano. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=Nar6kmxIhy4). Classificará os sacramentos em Grandes Mistérios e Pequenos Mistérios: o Batismo seria um Grande Mistério, já a Eucaristia teria caráter de Grande e Pequeno Mistério, entre outros.

Estou anexando o artigo Mystères christiques (em francês) de Frithjof Schuon, onde há mais detalhes sobre essa exposição - caso o Mauro Rocha, que pode ler textos em francês - (quando dispor de tempo), deseje verificar o conteúdo.

Nesse artigo também há uma exposição do Schuon a respeito dos "mistérios" (esotéricos) do rosário que, talvez, possa ser útil para analisar a doutrina sobre o Rosário que a Henriete ensina em aulas disponibilizadas pelo site Sophia Perennis e também pelo canal Centro Dom Bosco (aulas em mp4 anexas) e que segundo ela é melhor do que a forma ensinada por Garrigou-Lagrange, ou antes que a forma ensinada por Garrigou- Lagrange "não" seria "uma boa forma":

"Então a primeira coisa que eu queria dizer para vocês... É que nós fomos enganados... Durante muito tempo... Sobre o que significa... De fato, a vida espirital. Enganados não de propósito, nos enganamos porque enganados estavam aqueles que deveriam... Nos formar, nos orientar. E nós estamos dentro de uma desorientação... Imensa! Tamanha!

Que... Hoje em dia... É... Quase ninguém se entende mais sobre uma coisa tão... É... basicamente milenar e... Usual, que está na Igreja, que é o Rosário. Existem muitas formas de rezar o rosário. Aquela que está lá, colocada no Garrigou, não é errada. Aquela que o padre Paulo Ricardo está ensinando não é errada. São formas válidas. E que eu até... Estou começando a entender, inclusive... Porque que ela é assim... Vou explicar melhor para vocês, já, já... E... Porque na verdade eu desconfio que ela, não é uma boa forma.... Mas, ela foi talvez... Chegou nessa resolução, em função de…Tentativas... Até de uma coisa piedosa... É... De querer nos ensinar a rezar..."

(Vídeo com o título: Entenda os mistérios do Santo Rosário - Henriete Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=87--XTuKokc. De 20:51 até 22:17).

No evento II Congresso Educação de Filhos em Poço de Caldas, realizado nos dias 10 e 11 de Março de 2018 Henriete teria mencionado que essa "prática do Rosário" está também sendo feita na Confraria Nossa Senhora da Esperança. (Ver mais

informações em O Santo Rosário, vídeo disponibilizado para acesso, após inscrição no site www.sophiaperennis.com.br . Link disponibilizado pelo site para acesso a palestra pode ser acessado diretamente em: https://www.youtube.com/watch? v=GFW6oCVyvyQ&t=1230s).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com