TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Do Império Romano

Por:   •  24/7/2024  •  Resenha  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 3

O SURGIMENTO DO IMPÉRIO ROMANO

Fundada em 753 a.C. na península Itálica a cidade de Roma já era no século V a. C. uma pólis bem solidificada politicamente na forma republicana. Em 265 a.C. toda a península Itálica estaria subjugada.

A CONTRIBUIÇÃO ROMANA NO PROPÓSITO DE DEUS

Os benefícios que os romanos trouxeram para a pregação do Evangelho não favoreceram apenas os palestinos, o mundo todo pode receber as Boas Novas com rapidez e eficácia pelas condições que Roma lhes dava e cujos fatores principais enumeramos.

LEGISLAÇÃO ROMANA

A lei da adoção que dava ao indivíduo o direito o direito de ser adotado tornando-o consequentemente herdeiro legítimo do pai adotivo é usado por Paulo para explicar aos romanos a condição que o crente adquire em relação a Deus quando se converte. Outros exemplos em que Paulo menciona a legislação romana estão em Romanos 8:15, 23; Romanos 9:4; Colossenses 4:5 e Efésios 1:5.

A PAX (PAZ) ROMANA

Roma aniquilou as cidades-estados e os pequenos reinos. Com isso, varreu do mundo antigo as guerras e disputas entre nações. O mundo tornou-se pacífico e deu liberdade de movimento em torno de todo o mar Mediterrâneo.

Esta paz que se instalou no mundo foi outro fato que contribuiu com a difusão da mensagem de Cristo. Num mundo totalmente subjugado por um só império, não era difícil encontrar devotos desiludidos com seus deuses nacionais. Assim, religiões que ofereciam um deus-salvador eram bem aceitas. Isto aconteceu com o culto a Cibele da Frigia cuja doutrina contemplava a ideia de ressureição, Isis do Egito, que se assemelhava ao culto de Cibele e que também enfatizava a morte e ressurreição e Mitra, um deus persa que tinha nascido de forma portentosa.

AS ESTRADAS

A paz presente em cada canto do Império trouxe também prosperidade. Grandes centros comerciais eram encontrados por todo o mundo e o deslocamento de caravanas de mercadores, tropas do exercito e viajantes diversos exigiam de Roma a construção de estradas.

Roma as construiu. Muitas delas eram de concreto e podem ser utilizadas ainda hoje. Estas estradas integravam todos os grandes centros do império. Elas eram vigiadas por soldados que inibiam a ação de ladrões e assaltantes. Europa, Ásia e África estavam interligadas, e, Paulo, por exemplo, fez uso destas vias em suas peregrinações missionárias.

O CENÁRIO POLÍTICO DA PALESTINA NOS DIAS DE JESUS

Em 63 a.C. quando o general Pompeu tomou posse da Palestina, transformou-a numa província romana anexada à Síria.

A Palestina, nos dias de Jesus, por exemplo, era governada por um procurador romano, Poncio Pilatos, que autorizou a crucificação de Jesus.

Nos dias de Cristo, reinavam os Herodes. A dinastia dos Herodes teve inicio com a entronização pelo imperador de Antipater, pai de Herodes, o Grande.

TRATADOS TEOLÓGICOS

Os Zelotes eram um grupo partido politico teocrático, pregava a sublevação do povo contra os romanos. Estavam sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com