OS MITOS E VERDADES SOBRE A RELIGIÃO QUE MAIS CRESCE NO MUNDO
Por: Flávia Costa • 14/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.703 Palavras (11 Páginas) • 470 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA – UNIVERSO
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA
FLÁVIA COSTA HEITOR DE SOUZA
JAIME HENRIQUE BARBOSA
LOUYZZE MEDRADO
MARCÍLIO JÚNIOR
ISLAMISMO
MITOS E VERDADES SOBRE A RELIGIÃO QUE MAIS CRESCE NO MUNDO
Belo Horizonte/MG
2017
Flávia Costa Heitor de Souza
Jaime Henrique Barbosa
Louyzze Medrado
Marcílio Júnior
ISLAMISMO
Mitos e verdades sobre a religião que mais cresce no mundo
Trabalho apresentado para a disciplina Antropologia Cultural, no curso de Psicologia, da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO.
Professor Augusto Matias
Belo Horizonte/MG
2017
RESUMO
O presente trabalho busca conhecer a religião islâmica, portanto o Islamismo, em seus aspectos histórico-culturais, sociais, bem como desvendar os mitos e tentar elucidar verdades que englobam a religião que mais cresce em todo o mundo. A crescente desta religião também traz consigo a deturpação de seus escritos sagrados, o Alcorão, dando origem aos fundamentalistas do Estado Islâmico, fato que tem trazido terror ao Ocidente e também ao Oriente. O objetivo deste trabalho acadêmico é mostrar as diferenças culturais do povo islâmico, com suas riquezas culturais, sua vestimenta diferenciada, seu idioma tão peculiar, seus cantos, sua fé, seus costumes e comportamentos tão diferentes daqueles praticados no ocidente. É preciso abrir mão de pontos de vista etnocêntricos para absorver o que uma cultura tem a nos oferecer e compreender que a pluralidade destas visões culturais é que fazem da diversidade algo tão rico e único.
Palavras-chave: Alcorão. Cultura. Islamismo. Ocidente. Oriente. Religião
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................................... 5
2 DESENVOLVIMENTO ........................................................................ 7
2.1 A expansão do Islamismo no mundo .................................... 7
2.2 A fé contra o materialismo .................................................... 8
2.3 Unidade árabe ...................................................................... 9
2.4 Mulheres e crianças no Islamismo........................................ 9
3 FUNDAMENTALISMO ..................................................................... 11
3.1 O monopólio da verdade ..................................................... 12
4 CONCLUSÃO .................................................................................. 13
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................. 14
1 INTRODUÇÂO
O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o Arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único somente
A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos (Muslim, em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.
Alcorão, livro sagrado do Islamismo
O livro sagrado do Islamismo é o alcorão (do árabe alqur´rãn, leitura), consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.
Cinco pilares do islamismo
- Profissão de fé – “só há um Deus e Maomé é seu profeta” é o credo fundamental do Islamismo;
- Preces rituais – fazem orações cinco vezes ao dia – ao amanhecer, ao meio-dia, à tarde, ao pôr do sol e ao se deitar. Os muçulmanos oram coletivamente na mesquita ou individualmente, geralmente sobre um tapete, virados em direção a Meca;
- Doações – uma contribuição anual chamada zakat é oferecida pelos muçulmanos com posse;
- Jejum – durante o mês islâmico de Ramadan, os muçulmanos saudáveis fazem jejum durante as horas do dia;
- Peregrinação – a peregrinação a Meca deve ser realizada pelo menos uma vez durante a vida de todo muçulmano. Lá os peregrinos circundam, sete vezes, o santuário sagrado (a Pedra Negra conhecida como Caaba) que fica no pátio da Mesquita de Al-Haram;
Oração dos muçulmanos
Após a morte de Maomé, a religião islâmica sofreu ramificações, ocorrendo divisão em diversas vertentes com características distintas. As vertentes do Islamismo que possuem maior quantidade de seguidores são a dos sunitas (maioria) e a dos xiitas. Xiita significa “partidário de Ali” – Ali Abu Talib, califa (soberano muçulmano) que se casou com Fátima, filha de Maomé, e acabou assassinado. Os sunitas defenderam o califado de Abu Bakr, um dos primeiros convertidos ao Islã e discípulo de Maomé. As principais características são:
Sunitas – defendem que o chefe do Estado mulçumano (califa) deve reunir virtudes como honra, respeito pelas leis e capacidade de trabalho, porém, não acham que ele deve ser infalível ou impecável em suas ações. Além do Alcorão, os sunitas utilizam como fonte de ensinamentos religiosos as Sunas, livro que reúne o conjunto de tradições recolhidas com os companheiros de Maomé.
Xiitas – alegam que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupada por alguém que seja descendente do profeta Maomé ou que possua algum vínculo de parentesco com ele. Afirmam que o chefe da comunidade islâmica, o imã, é diretamente inspirado por Alá, sendo, por isso, um ser infalível. Aceitam somente o Alcorão como fonte sagrada de ensinamentos religiosos.
...