OS PACTOS DA CÉLULA E DO DISCIPULADO
Trabalho Universitário: OS PACTOS DA CÉLULA E DO DISCIPULADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pigattinha • 1/5/2014 • 1.452 Palavras (6 Páginas) • 967 Visualizações
Os pactos da célula e do discipulado
Nosso objetivo nestes dias de jejum é que você estabeleça uma aliança com a sua célula, com o seu grupo de discipulado, com seu pastor e com sua igreja. Para isso, enumeramos aqui os pontos dessa aliança. Esses pactos foram originalmente produzidos pelo Ministério Igreja em Células, mas tomei a liberdade de lhes dar uma nova cor. Creio que, neste tempo de jejum, o Senhor está movendo entre nós para atingirmos uma unidade tal que tenhamos um mesmo falar e uma mesma disposição mental.
O pacto da lealdade (Cl 3.12 14)
O mundo precisa ver o compromisso de amor entre nós. Seja uma pessoa de aliança e tome hoje a decisão de amar os irmãos incondicionalmente. Faça essa confissão:
Eu escolho amar, edificar e aceitar cada um dos meus irmãos e irmãs, não importa o que digam ou façam. Eu escolho amá-los do jeito que eles são. Nada do que fizeram vai me impedir de amá-los. Posso não concordar com suas ações, mas irei amá-los e fazer tudo para suportá -los pela graça de Deus que habita em mim.
O pacto da honestidade (Ef 4.25 32)
A dureza da santidade deve ser equilibrada com a ternura e o afeto da graça de Deus. Faça hoje o pacto de ser honesto, mas, acima de tudo, cheio de ternura em sua célula.
Eu me comprometo a não esconder como me sinto a respeito dos irmãos, mas vou procurar, no tempo de Deus, conversar francamente e diretamente com eles de modo amoroso e perdoador para que eles não fiquem desanimados e para que as nossas dificuldades mútuas não se transformem em amargura. Eu me comprometo a falar a verdade em amor (Ef 4.15). Vou procurar expressar minha honestidade de maneira sincera, mas com mansidão e gentileza, sempre procurando viver em paz com cada irmão.
O pacto da transparência (1Jo 1.6,7)
Evidentemente, a confiança é construída com o tempo e o nível de transparência irá variar de acordo com o nível de maturidade e aliança, no discipulado e na célula. Mas faça hoje o propósito de andar na luz com os irmãos e jamais ter coisas escondidas e escuras em sua vida. Faça agora mesmo um pacto de transparência.
“Prometo me empenhar para me tornar uma pessoa mais aberta, abrindo minhas lutas, minhas alegrias e minhas dores para a minha célula e o meu grupo de discipulado. Reconheço que não posso caminhar sozinho e que não vou conseguir nada sem a ajuda de irmãos. Eu preciso dos meus irmãos. E quero sempre deixar claro a todos eles o quanto aprecio a sua amizade e apoio. Rejeito toda vida dupla e todo pecado oculto. Eu decido andar na luz com meus irmãos”.
O pacto da Oração (2Ts 1.11,12)
Em uma célula na qual os membros oram uns pelos outros, o ambiente espiritual é completamente livre de amarguras e melindres. Se você é parte do corpo, você precisa ter o compromisso de orar pelos irmãos.
“Eu faço um pacto de orar por cada membro da minha célula e do meu grupo de discipulado. Creio que meu amor e tolerância vão crescer na medida em que oro por eles. Eu sou companheiro de jugo dos meus irmãos, por isso decido ajudá-los a levar seus fardos em oração. Eu faço o pacto de lutar as suas guerras em oração e ser para eles retaguarda contra o inimigo”.
O pacto da sensibilidade (Pv 18.24 NTLH)
Todas as emoções humanas são válidas em Deus! A igreja é o lugar onde expressamos nossos sentimentos em liberdade e os nossos irmãos são aqueles que são sensíveis e solidários com a nossa dor.
Eu me comprometo a chorar com meus irmãos no dia da dor e a festejar com eles por suas vitórias. Faço o pacto de ser sensível a eles e às suas necessidades da melhor maneira possível. Não vou ignorar suas lágrimas e nem permitir que eles caiam no abismo do desânimo e do isolamento. Prometo ser para eles canal de graça e uma fonte de palavras de vida e motivação. Lanço fora toda palavra de condenação e de acusação contra meus irmãos.
O pacto da disponibilidade (At 2.44-47)
Estamos entrando, como igreja, em uma nova fase de relacionamento de aliança. Há alguns mais adiantados, que já estão praticando a vida em comunidade. Eu creio que Atos 2 contém o espírito do cristianismo de aliança. Nesse espírito de aliança diga:
“Na hora da crise, o que eu possuo pertence a você e temos todas as coisas em comum. Eu estou aqui se precisarem de mim. Tudo o que tenho: tempo, energia, entendimento, bens – está à disposição de vocês se precisarem. Se vocês passarem pela crise, quero ser o primeiro a sustentá-los. Não quero fugir no dia da luta, mas quero estar ao lado de vocês.”
O pacto da confiança (Pv 10.19; 12.23)
Nossa geração tem produzido uma safra de violadores de alianças e compromissos, pessoas que não entendem a natureza da lealdade, pessoas que venderiam seus companheiros em troca de uma posição política ou de uma vantagem pessoal! Mas Deus está levantando uma igreja que vai reintroduzir o significado de integridade e lealdade entre os homens.
Faça este compromisso:
“Prometo manter em segredo tudo o que for compartilhado dentro da célula, de modo que tenhamos uma atmosfera de confiança. Eu reconheço que o meu líder tem liberdade de
...