TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papa Francisco

Artigo: Papa Francisco. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 6

Papa Francisco

Jorge Mário Bergoglio nasceu em Buenos Aires no dia 17 de dezembro de 1936.

Nascido e criado no bairro de Flores, Jorge Bergoglio fez graduação e mestrado em química, na Universidade de Buenos Aires.

Na juventude, teve uma doença respiratória que numa operação de remoção lhe fez perder um pulmão.

Durante a sua adolescência, teve uma namorada, Amalia. Segundo ela, Bergoglio chegou a pedi-la em casamento durante a época, tendo ele inclusive afirmado que, do contrário, se tornaria padre.

Foi ordenado em 13 de dezembro de 1969.

No dia 13 de março de 2013 passamos a conhecer melhor essa pessoa.

No segundo dia do coclave para escolher o sucessor de Bento XVI, Jorge Mário Bergoglio foi eleito. E passamos a conhecê-lo como Papa Francisco.

O anúncio:

Anuncio com grande alegria:

Temos um Papa!

O Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor

D. Jorge Mario Bergoglio

Cardeal da Santa Igreja Romana,

que adotou o nome de Francisco.

O Papa Francisco apareceu aos fiéis na sacada da basílica de São Pedro por volta das 20:30hs.

Primeiramente o Papa Francisco saudou os fiéis dizendo:

“Irmãos e irmãs, boa noite!

Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo Emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde.”

Em seguida completou:

“E agora iniciamos este caminho, Bispo e povo... este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!

E agora quero dar a bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim.”

Neste momento o Papa abaixou a cabeça em sinal de oração, e toda a praça se silenciou por um momento.

E por fim abençoou a todos e se despediu: “Boa noite, e bom descanso!”

Ao ser eleito, o novo pontífice escolheu o nome de Francisco, por fazer uma referência a São Francisco de Assis fazendo referência a "sua simplicidade e dedicação aos pobres" e motivado pela frase dita por Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, logo após sua eleição, ainda na Capela Sistina: "Não esqueça dos pobres"

Papa Francisco no Brasil

Nesta semana por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, estamos recebendo a visita do Papa Francisco, no Rio de Janeiro.

Algumas frases dos vários discursos que apresentou:

“Queria lançar um apelo a todos que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social: não se cansem de trabalhar para um mundo mais justo e solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo”.

“Lembremo-nos sempre: somente quando se é capaz de compartilhar é que se enriquece de verdade; tudo aquilo que se compartilha se multiplica! A medida da grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como esta trata os mais necessitados, que não têm outra coisa que não sua pobreza!”.

“'Bote fé!' o que significa? Quando se prepara um bom prato e vê que falta o sal, você então 'bota' o sal; falta o azeite, então 'bota' o azeite... 'Botar', ou seja, colocar, derramar. É assim também na nossa vida, queridos jovens: se queremos que ela tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: 'bote fé' e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; 'bote esperança' e todos os seus serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; 'bote amor' e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. 'Bote fé', bote esperança, bote amor!”.

Em Aparecida do Norte:

"Uma mãe se esquece de seus filhos? Ela não se esquece de nós. Ela nos quer e nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com