Pedro é a pedra da igreja?
Por: mafdgn • 11/11/2015 • Artigo • 689 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
Pedro é a pedra da igreja?
Mateus 16: 15 – 18
16 Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.
18 Também eu te digo que tu és *Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
[...]
22 E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.
23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.
1 Pedro 2:4-6
4 Chegando-vos para ele, a *pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
5 também vós mesmos, como *pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
6 Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
1-) Ao analisar o texto, vejamos que Jesus atribuiu uma figura de linguagem, no texto seguinte evidência essa atribuição, qual é ela?
R: Nos versículos seguintes Jesus ele começou a explicar a seus discípulos que era necessário que Ele morresse, Pedro chamou a atenção de Jesus para repreendê-lo. E então Jesus v.22, o locativo está sendo usado referente a Pedro, mas Pedro é o próprio, a personificação do Satanás? Não! Jesus usa de figura de linguagem (metonímia) para se referir a o que ele Pedro disse e não ao próprio Pedro. E esse uso parece muito obvio, que é o mesmo no versículo anterior, o qual rocha não é Pedro, mas o conteúdo da declaração de Pedro, “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”, Ele não cria uma oposição.
2-) Pedro, então poderia ser a pedra da Igreja?
R: Claramente, não. Pedro é atribuído como petros, que siginifica uma pedra pequena, pedregulhos. O qual seria impossível a igreja estar estabilizada.
3-) Quem é a pedra fundamental?
R: Cristo, Ele é a rocha. A pedra angular, o único qual de modo algum será envergonhado. Ela não é tropeço, ela é firme e inabalável.
4-) Qual é a correlação a da pedra no contexto da igreja e a jovens como nós, na sociedade atualmente? [pic 1]
R: Nossa função como “petros”, é
continuar o trabalho que a pedra
angular começou, afinal, Ele era a
base de algo, e essa algo é a
construção que cada um de nós devemos formar juntos, seguindo os passos daquele que nos formou.
A pedra que era Pedro e a pedra que era Cristo.
As construções antigas a pedra angular, era a pedra fundamental, a primeira a ser assentada na esquina do edifício, botava-se ela no canto da construção, o qual ela formava um ângulo reto entre duas paredes, seria para definir toda a colocação das outras pedras e alinhar toda a construção, a pedra angular é o elemento essencial, que dá resistência, aquilo que da fundamento a construção. Nos dias de hoje, a outras formas, mas naquela época era o único método utilizado.
...