TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa ETNOGRÁFICA NA CIDADE DE SÃO BENTO

Projeto de pesquisa: Pesquisa ETNOGRÁFICA NA CIDADE DE SÃO BENTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.221 Palavras (9 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CURSO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS PINHEIRO

ÁREA DE CONHECIMENTO: SOCIOLOGIA

PROF. Dr. ADRIANO FARIAS RIOS

ACADÊMICA:

PESQUISA ETNOGRÁFICA NA CIDADE DE SÃO BENTO:

Procissão de Corpus Christi uma expressão de religiosidade

PINHEIRO-MA

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é apresentar uma etnografia sobre a procissão de Corpus Christi, realizada na cidade de São Bento-MA, uma manifestação de representatividade religiosa que atrai centenas de fies a renovarem sua Fé em Cristo ano após ano. Através da pesquisa de campo busca-se uma reflexão da vida religiosa dos moradores dessa cidade.

A procissão no contexto histórico e religioso se perpetuou e vem mantendo a tradição da benção aos fies pelas ruas da cidade, e esta simbologia é repassada de geração a geração em uma caminhada de renovação da fé cristã, mas antes de tudo, de proteção dada por Cristo no dia de Corpus Christi.

Comemoração de Corpus Christi

Celebração de Corpus Christi é uma festa religiosa realizada na primeira quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade. É nesta festa que se comemora a institucionalização da Eucaristia. A data foi oficializada pela Igreja em 1264 e São Tomás de Aquino foi um dos seus ardorosos defensores e divulgadores. O objetivo da comemoração é resgatar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de ser crucificado. A festa marca a introdução da Eucaristia nas missas. A palavra ‘Corpus Christi’, é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”, que nas celebrações da Igreja Católica, é a hóstia consagrada.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Para os fiéis católicos é de extrema importância o comparecimento de todos na data, pois é celebrada uma Missa, na forma já estabelecida pela Conferência Episcopal. O que marca a festa de Corpus Christi é a procissão, quando ocorre a ornamentação das ruas, com tapetes feitos de vários tipos de materiais, como serragem colorida. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida.

PESQUISA ETNOGRÁFICA NA CIDADE DE SÃO BENTO: procissão de Corpus Christi uma expressão de religiosidade.

A procissão de Corpus Christi da cidade de São Bento é uma expressão de religiosidade popular que tem início impreterivelmente na igreja católica Matriz, situada no bairro Matriz nomeado em sua homenagem a igreja, a procissão é anunciada aos cristãos com uma hora de antecedência, embora todos já tenham conhecimento do dia e hora da realização, mas tradicionalmente o sino da igreja através das badaladas comunica as comunidades a primeira chamada as 16:00h nesse momento encontra-se na igreja a Irmã Elisabeth, o Pe. Batista e grupo litúrgico responsável pela organização da caminhada nas ruas começam a chegar alguns fies, na sua maioria mulheres idosas acompanhada com uma criança, inicia-se a oração do terço simbolicamente representado pelos católicos por um objeto com cinquenta e quatro bolinhas onde reza-se dez ave-marias intercaladas por uma bolinha onde reza-se um pai-nosso formando o cordão com uma bola maior rezando um glória , a cruz representa um pingente onde reza-se o credo antecedido por quatro bolinhas, um pai nosso e três ave-marias em honra a Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

As 16:30h acontece a segunda chamada com a badalada do sino a igreja já cheia de fies chegam as crianças vestidas de anjinho uns rosa outros vermelho, os coroinhas um adolescente e uma adolescente vestidos com uma túnica branca e alguns jovens chegam e ficam no jardim da igreja a espera do início da procissão nas ruas. Dar-se inicio aos ensaios dos cânticos que serão louvados no decorrer da caminhada, as 17:00 a terceira chamada indicando que a procissão irá começar o Pe. conduz-se ao altar devidamente vestido com sua túnica dourada usada nas grandes solenidades da igreja católica as mangas largas e compridas que servirá para segurar o ostensório onde está depositado o Santíssimo Sacramento, Jesus vivo, consagrado na Hóstia exposição de Jesus nas ruas durante a procissão abençoando o povo, o Pe. sai da igreja com o ostensório nas mãos acompanhado dos coroinhas levando naveta recipiente onde fica o incenso e o turíbulo instrumento que queima o incenso servindo para aromatizar o ambiente para demonstrar respeito a Santidade do Corpo de Cristo, presença real de Jesus Cristo. Os cristãos na rua em frente a igreja fazem duas filas uma direita e outra a esquerda da rua deixando o espaço central para passagem do carro hylux enfeitado de flores e cedas amarela que levará na carroceria o Santíssimo Sacramento segurado pelo Padre Batista, os dois coroinhas e quatro anjinhos um trio elétrico também acompanha a procissão que o povo ouça as bênçãos uma vez que o Pe. fica distante do povo devido o número de fies que acompanham a procissão.

As procissão das comunidades unidas pelas ruas renovam sua Fé, sobretudo no momento das bênçãos do Santíssimo Sacramento em pontos estratégicos constituídos de Cinco Paradas visando alcançar todos as comunidades de São Bento.

PRIMEIRA PARADA

Acontece uma pequena apresentação de algumas jovens que dançam e cantam louvores ao Senhor uma mesa decorada com flores e imagens dos santos da igreja representando o altar para primeira parada um tapete vermelho na passagem do carro até a mesa o Pe. não desse do carro faz a oração “ Graças e louvores sejam dados a todo momento” as comunidades respondem “ao Santíssimo e diviníssimo Sacramento” em seguida o Pe. fala “Glória, ao Pai e ao Espírito Santo” o povo “Como era no princípio agora e sempre amém” Segurando o Santíssimo o Padre pede a benção a comunidade outra banda responsável pela organização da primeira parada, a comunidade do centro, as crianças, aos homens e as autoridades encerrando com “Graças e louvores sejam dados a todo momento” levantando o ostensório em direção ao povo juntamente com um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com