TRILHA DE SIMULACRO, EM PESQUISA DA POETIA VISUAL MODERNA DE AZERBAIJANI SINAIS SAGRADOS, QUANDO AS ARTES DA CIDADE
Trabalho acadêmico: TRILHA DE SIMULACRO, EM PESQUISA DA POETIA VISUAL MODERNA DE AZERBAIJANI SINAIS SAGRADOS, QUANDO AS ARTES DA CIDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CelsoCunha53 • 29/9/2014 • Trabalho acadêmico • 2.477 Palavras (10 Páginas) • 464 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA DE BELAS ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS
CELSO DA SILVA CUNHA NETO
ORIXÁS
FUGA DO SIMULACRO, EM BUSCA DE UMA POÉTICA VISUAL CONTEMPORÂNEA DOS SIGNIFICANTES SAGRADOS AFRICANOS, ENQUANTO ARTE URBANA.
Salvador
2013
CELSO DA SILVA CUNHA NETO
ORIXÁS
FUGA DO SIMULACRO, EM BUSCA DE UMA POÉTICA VISUAL CONTEMPORÂNEA DOS SIGNIFICANTES SAGRADOS AFRICANOS, ENQUANTO ARTE URBANA.
Projeto apresentado para seleção do Mestrado em Artes Visuais do Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.
.
Orientador: Prof. Dr. Roaleno Amâncio Costa
Salvador
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUTIFICATIVA 4
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
4 OBJETIVOS 9
4.1 Geral 9
4.2 Específicos 9
5 METODOLOGIA 10
6 PLANO DE DISSERTAÇÃO 11
8 CRONOGRAMA 12
REFERENCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
O tema desse projeto são os ORIXÁS: Fuga do simulacro em busca de uma poética visual contemporânea dos significantes sagrados africanos.
A cultura afro-brasileira é rica e diversificada em suas vertentes nas artes visuais, dança, música, culinária e religiosidade. Sua origem se deve à chegada de povos escravizados, trazidos em navios negreiros ao Brasil, oriundos de diversas etnias africanas com seus respectivos idiomas e tradições.
Esses povos incluíam bantos, nagôs, jejes, hauçás e malês, cujos costumes contribuíram para formatar conceitos de inegável valor histórico que impregnam “um certo ar de magia” e segredos que precisam ser desvendados. Em sua bagagem trouxeram entre outros elementos culturais, o candomblé, religião baseada no culto aos orixás, que durante o período colonial, para fugir ao preconceito, passou a atuar através de sincretismo, que associa os orixás aos santos católicos, práticas que prevalecem até os dias de hoje (AMARAL; SILVA, 2006).
A cidade que adquiriu maior influência desse contexto foi Salvador. A capital baiana reúne as marcas mais fortes de uma gênese mestiça e tem em sua origem uma comunidade singular que durante muitos anos viveu escravizada, conservando, em suas características, a mistura da modernidade com a história. Nela, “encontram-se largas avenidas e vielas estreitas de paralelepípedo que remetem ao tempo do império e embelezam a cidade”, segundo os poetas e historiadores Antônio Risério e Tuzé de Abreu (2004). O casario antigo, a cultura, a gastronomia, são representantes típicos da baianidade que surgiu desse caldeirão.
A memória coletiva, o imaginário, as dores e derrotas, as alegrias, as conquistas de um dia-a-dia repleto de injustiças e discriminação, estão contidas e fazem parte das canções, pinturas, danças e das histórias do imaginário popular, surgindo reforçadas e espontâneas, como reafirmação das identidades culturais.
Atualmente busca-se resgatar o orgulho de ser negro, com ações governamentais, através de ONGs., movimentos populares e atitudes de alguns artistas, no sentido de preservar principalmente as crenças estigmatizadas.
2 JUTIFICATIVA
O interesse pelo tema se justifica pela necessidade em desenvolver um projeto sobre a poética visual contemporânea, acerca dos deuses da religião afro-brasileira, que contempla uma série de 20 modelos reduzidos (h=0,70m) de esculturas representando orixás, que servirão de referencial para esculturas definitivas com altura média de 4,00m. a serem instaladas em logradouros pré-definidos da cidade de Salvado/Ba., assim como nas adjacências dos terreiros de candomblé. Após conclusão do mestrado confirmados os patrocínios.
A relevância está em valorizar uma cultura estabelecida em muitos estados do Brasil, como Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul com enfoque em Salvador, onde se encontra mais enraizada por ser mais emblemática. A imagem de uma localidade como interesse cultural passa não só pela paisagem local, mas pela a herança cultural e étnica. “Um modo mediante o qual inúmeras cidades foram bem sucedidas em construir uma imagem relativamente coerente se dá através da sua cultura”, afirma Urry (1996).
É cada vez maior o número de cidades que apostam na importância do impacto que as particularidades culturais transmitem através da imagem. A inclusão da arte neste contexto é adequada, porque abre espaço para a compreensão da realidade a partir da visão do artista, revelando a verdadeira face dos problemas enfrentados por ele ao interagir com o ambiente.
O escopo do projeto inclui estabelecer um olhar e pensamento, que aprova e estimula a arte fora dos ambientes protetores para afirmar-se integrada em seu contexto urbano, o Site Specific. O termo Site Specific , se refere a uma tendência de produção de obra de arte contemporânea, criada para dialogar de forma integrada ou transformador, para determinado ambiente, seja ele, externo ou espaço de galeria. A paisagem urbana de Salvador dispõe de muitos espaços vazios que poderiam e mereciam perfeitamente ser ocupados por obras artísticas. Infelizmente, por falta de interesse oficial, perde-se a oportunidade de conhecer e desfrutar da
...