Primeiros socorros
Por: marakazuo • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 689 Palavras (3 Páginas) • 1.067 Visualizações
[pic 1]
CURSO: SENAC PORTO SEGURO
AUTORA: Maria Batista de Oliveira
Biossegurança nas Ações de
Saúde
PORTO SEGURO
2015
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina: Biossegurança nas Ações de Saúde do Curso: Técnico de Segurança do Trabalho do SENAC sob o acompanhamento da professora: Pâmela Elis.
PORTO SEGURO
2015
O que você, futuro TST, identifica como sendo necessário para a sua prática profissional sob os aspectos que envolvem a biossegurança?
È um conjunto procedimentos e estudos de relevante importância nos serviços de saúde, que visam não apenas abordar medidas de controle de infecções para proteger os funcionários que prestam assistência e os usuários em saúde, mas também por desempenharem papel fundamental na comunidade onde atua da promoção da consciência sanitária, da importância da preservação ambiental com relação à manipulação, descarte de resíduos químicos, tóxicos e potencialmente infectantes e também, da diminuição, de um modo geral, de riscos a saúde e acidentes ocupacionais.
Para que seja possível prevenir doenças e acidentes de trabalho, é indispensável conhecer o ambiente de trabalho e os riscos inerentes a ele e às atividades executadas. É preciso, então, ter conhecimento do que seja risco e das condições que podem causar danos às pessoas, a equipamentos, a animais, ao meio ambiente, entre outros, podendo resultar na perda dos elementos citados, assim como na redução da capacidade de produção
No ambiente de trabalho, podemos encontrar diversos riscos, são eles, os riscos químicos, riscos físicos, riscos ergonômicos, riscos mecânicos ou de acidentes.
É indispensável saber a forma correta de execução das rotinas e das atividades de cada setor e de cada função do serviço de saúde para comparar os erros que acontecem, suas causas e consequências.
Por isso , quando o técnico em segurança do trabalho (TST) está observando a rotina de um determinado serviço ou setor, ele deve manter o foco na prevenção dos riscos e na proteção dos elementos envolvidos. Deve procurar informar-se, questionando e pesquisando sobre as interferências que as adaptações na realização das técnicas podem causar para os profissionais
As estratégias existentes para conter riscos e promover a biossegurança são inúmeras, e o que mostrará se são realmente efetivas é a forma como os trabalhadores receberão a proposta. O índice de adesão dos trabalhadores é a resposta para a continuidade ou a modificação da estratégia. Podemos visualizar as estratégias de duas maneiras: coletivamente e individualmente, como no ambiente de trabalho é mais complicado as atividades individualmente, a mais utilizada é a coletiva, como:
Campanhas, seminários, palestras, capacitação do trabalhador, participação dos trabalhadores nas melhorias das rotinas e na aquisição dos equipamentos de proteção, treinamento de multiplicadores de biossegurança, feedback com comprometimento do grupo com biossegurança, sensibilização do grupo para o autocuidado, DDS(diálogo diário de segurança), gincanas, e estudos de caso sobre a realidade do serviço.
...