Pré Batismo
Casos: Pré Batismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: p0hala1s • 16/10/2014 • 12.183 Palavras (49 Páginas) • 281 Visualizações
Instruções Básicas
para
Preparação ao Batismo
Rev. Eudes Lopes Cavalcanti
Outubro de 2013 (Revisão)
Sumário
Introdução
I - A Bíblia Sagrada
II - O Pecado
III - A Salvação
IV - A Santificação
V - A Igreja
VI - O Batismo Cerimonial
VII - A Ceia do Senhor
VIII - O Culto Cristão
IX- A Oração
X - A Contribuição
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
A elaboração desta apostila tem como objetivo principal fornecer as Igrejas Evangélicas Congregacionais, como também, a outro grupo evangélico que assim desejar, um material sucinto que facilite o trabalho dos professores das classes de catecúmenos e, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos uma melhor compreensão dos assuntos estudados na sua preparação ao batismo.
Nessa obra de preparação ao batismo, faz-se necessário que as informações básicas sobre a doutrina cristã sejam repassadas aos batizandos de forma tal que os mesmos ao se submeterem ao batismo o façam de maneira consciente.
Queira o Todo-Poderoso Deus abençoar este trabalho visto que o mesmo é feito com a intenção de facilitar o trabalho da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo, e ao mesmo tempo, glorificar o Seu santo Nome.
I - A BÍBLIA SAGRADA
1. Conceito
Chama-se Bíblia o conjunto de 66 livros inspirados por Deus, aceitos pela Igreja Evangélica como única regra de fé e prática do cristão.
2. A Divisão da Bíblia
A Bíblia Sagrada divide-se em duas grandes partes: O Antigo e o Novo Testamento.
A Palavra Testamento, relacionada à Bíblia Sagrada, significa Pacto ou Aliança.
3. Classificação dos livros da Bíblia
Classificamos os livros da Bíblia Sagrada da seguinte maneira:
a) Antigo Testamento (39 livros)
a) Pentateuco (Os livros da Lei) - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
b) Os Livros Históricos - Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis,
1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
c) Os Livros Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
d) Os Livros Proféticos - Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel (Profetas Maiores); Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias (Profetas Menores).
Os títulos Profetas Maiores e Profetas Menores não têm nada haver com a importância do profeta nem com a sua mensagem e sim com a quantidade de capítulos e versículos, bem como quanto ao tempo de ministério do profeta no meio do povo de Israel.
b) Novo Testamento (27 livros)
a) os Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João (Os três primeiros são chamados de Evangélicos Sinóticos, pois os relatos são semelhantes).
b) O Livro Histórico - Atos dos Apóstolos.
c) As Cartas Paulinas - Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemon.
d) A Carta aos Hebreus.
e) As Epístolas Gerais - Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João e Judas.
f) O livro da Revelação - Apocalipse.
4. A Inspiração da Bíblia
Por inspiração da Bíblia queremos dizer que Deus, na pessoa do Espírito Santo, influenciou de maneira sobrenatural os autores dos livros das Sagradas Escrituras, fazendo assim com que os seus relatos se convertessem em autênticos registros da verdade revelada.
Assim sendo, toda a Bíblia foi inspirada por Deus Verbal (2 Pe 1.20,21) e Plenariamente (2 Tm 3.16).
Por Inspiração Verbal, queremos dizer que a influência do Espírito Santo foi além da direção dos pensamentos, chegando até a seleção das palavras usadas para transmitir a mensagem que foi registrada nos escritos originais.
Por Inspiração Plenária, queremos dizer que todas as palavras da Bíblia, desde a primeira do livro de Gênesis até a última do livro de Apocalipse, foram inspiradas por Deus.
5. Autoria e Tempo de Preparo da Bíblia
A Bíblia foi escrita por mais ou menos 40 escritores
...