QUINTO PRINCÍPIO DO PROJETO
Tese: QUINTO PRINCÍPIO DO PROJETO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 27/8/2014 • Tese • 762 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
PROJETO QUINTO PRINCIPIO
Os dias atuais têm sido marcados pelo grande avanço da tecnologia e da informação. Entretanto, nem sempre isso tem têm sido utilizado de maneira proveitosa e correta. Como resultado disso, temos visto cada vez mais os valores fundamentais familiares sendo abandonados e, conseqüentemente, uma sociedade esfacelada e vacilante.
Sabemos que um dos grandes alvos, senão o maior, da mídia são os jovens. Esses a cada dia são influenciados pelo que ouvem e vêem. Contudo, muitas vezes, isso não ocorre de maneira positiva. Essa circunstância tem gerado problemas diversos no convívio social de maneira que é necessário que haja uma busca por uma solução conjunta por parte e de todos, sejam eles educadores, alunos, pais ou cooperadores.
Diante disso, surgiu o projeto “5ºPrincípio”.
Temos entendido que é necessário que sempre nos preocupemos com a inovação, pois o mundo está em constante mudança.
Cada vez mais os formadores de opinião têm procurado maneiras mais eficazes de alcançar resultados verdadeiramente positivos. Para isso, diversos recursos são utilizados com esse propósito.
A despeito dos direitos à vida, à saúde, à alimentação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência comunitária.
Adolescentes e jovens continuam à margem da rede de proteção, quer na esfera dos direitos humanos, quer na esfera social e trabalhista. Costuma-se indicar esta condição como situação de risco.
As carências da juventude nessa situação, em termos de políticas públicas, são diretamente influenciadas por sua condição concreta de vida. Suas demandas são diferenciadas em relação a outras faixas etárias ou possuem manifestações específicas à juventude. As necessidades de emprego, formação profissional, saúde, lazer, por exemplo, tendem a ser bastante particulares aos jovens, o que dificulta sua colocação no mercado e na sociedade; sem contar
que, o jovem de hoje enfrenta um mundo de drogas, violência, imoralidade como nunca antes. Os estragos em sua vida comprometem seus relacionamentos, o casamento e a família, ou seja, as próximas gerações.
O projeto 5° PRINCÍPIO propõe uma reflexão sobre o valor interior capaz de forjar o valor exterior e superar a natureza decaída do homem. O caráter se molda a partir dos valores familiares, do relacionamento e exercício de princípios éticos que consolidem uma identidade interior.
Esse é um projeto que tem por proposta levar informações a
Jovens e adultos de diversas faixas etárias com o intuito de contribuir e influenciar na formação desses, de modo que venham a enriquecer seu entendimento e alargar sua compreensão de sociedade, de mundo.
O que é o 5°Princípio
Princípio é definido semanticamente como "origem, causa primeira, aquilo de que algo procede". No contexto de educação, refere-se a um padrão de pensamento, um referencial básico. Todo princípio tem uma natureza interna e outra externa, sendo esta, a manifestação daquela. .
O 5° princípio é o princípio do amor, e está intimamente ligado ao conceito de semente. A semente contém o todo da planta de forma embrionária, que irá se manifestar posteriormente. .
Objetivos
-Estabelecer ação articulada, de forma a promover nos jovens o desenvolvimento de atitudes e valores com o fim de contribuir par a mudanças comportamentais e de convívio.
-Atender a adolescentes, jovens e adultos nas áreas: social, cultural, psicológica e da saúde, através de palestras educativas, com o intuito de orientá-los quanto à importância de um redirecionamento no tocante à sua forma de pensar e da maneira
deste se perceber e de interagir com seus semelhantes e com o meio ambiente.
Estratégias de aplicação
O Projeto pode ser desenvolvido nas escolas, faculdades ou em lugares neutros, onde serão ministradas palestras educativas sobre temas, que são escolhidos em comum acordo com a direção/coordenação da escola, faculdade ou organizadores de eventos que se propõe a aderir ao projeto.
Será utilizada 1 hora/aula a cada dia da semana, começando na 2ª feira. Na 6ª feira serão utilizadas 3 horas para o fechamento do projeto, conforme a tabela a seguir:
Tabela demonstrativa
DIA, DURAÇÃO, TEMA E METODOLOGIA
2ª feira 1 hora, 1º princípio.
Videoclipe sobre o tema abordado, seguido de palestra educativa sobre o 1º princípio.
3ª feira 1 hora, 2º princípio.
Videoclipe sobre o tema abordado, seguido de palestra educativa sobre o 2º princípio.
4ª feira 1 hora, 3º princípio
Videoclipe sobre o tema abordado, seguido de palestra educativa sobre o 3º princípio.
5ª feira 1 hora, 4º princípio
Videoclipe sobre o tema abordado, seguido de palestra educativa sobre o 4º princípio.
6ª feira 3 horas, 5º princípio
Grande espetáculo envolvendo recursos audiovisuais, bem como arte em geral como peças, coreografias e palestra sobre o 5º princípio. Neste momento é apresentado o princípio do Amor, que é o mais importante.
Relação de princípios que podem ser abordados durante a semana.
•Honestidade;
•Perseverança;
•Humildade;
•Auto-estima;
•Saúde;
•Prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis;
•Prevenção contra as drogas e o álcool;
•Caráter;
•Relacionamento;
•Vocação;
•Prudência e coragem;
•Outros.
...