RESUMO SERMÃO WESLEY - JUSTIFICAÇÃO
Por: Diogo Pires • 20/4/2020 • Resenha • 400 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
Wesley escreve seu sermão acerca da justificação pela fé baseando-se no texto de Rm 4.5 destacando a importância de todos saberem acerca do assunto. O autor ensina a base do cristianismo, desconstruindo ensinamentos deturpados e mostrando a todo o tempo que somos pecadores e deixamos de ser através da fé em Cristo Jesus e Seu sacrifício.
Ao destacar a existência de falsas e confusas interpretações sobre a justificação, fica impossível não concordar com a afirmação que se não soubermos sobre os fundamentos básicos, dificilmente iremos construir algo sólido. Por este motivo, o sermão se baseia em quatro partes: o fundamento da justificação, a definição, quem são os justificados e como se procede.
No primeiro momento, Wesley fala sobre o fundamento da justificação, mostrando a criação perfeita do homem, sua queda devido a desobediência e que, devido a este pecado, segue-se o pecado original onde todos se fizeram pecadores e condenados. Seguindo assim, cita a vinda de Cristo e o resgate da humanidade através do sacrifício vicário, selando assim a reconciliação do homem com Deus, tendo em Cristo e somente por Ele a remissão do castigo recebido no Éden, sendo assim a base do fundamento.
Em seguida o autor define o que é ser justificado explanando as interpretações errôneas para definir simplesmente que justificação é perdão dos pecados através da justiça do Deus misericordioso através do sacrifício de Cristo. Para Wesley, justificado significa perdoado.
Na terceira parte do sermão, o autor esclarece rapidamente que os justificados são os ímpios, o pecador que reconhece que necessita do perdão. Há de se destacar a menção que as obras seguem o justificado e que, se não cremos que Deus não justifica o ímpio e não produz obras, o sacrifício de Jesus foi em vão.
Wesley finaliza seu sermão trazendo a consciência que só há uma forma de ser justificado: que o ímpio creia Naquele que o justifica, ou seja, somente pela fé somos justificados. Ele menciona Jo 3.36 ao afirmar que a fé em Cristo nos dá a vida eterna e não crê nos coloca sob a ira de Deus, deixando claro que as boas obras não nos livram da ira, mas somente a crença em Jesus.
Durante todo o sermão, fica claro a ideia de Wesley de mostrar a todo momento a doutrina básica cristã que somos pecadores e conseguimos a vida eterna somente se crermos no sacrifício de Jesus, ou seja, mediante a fé.
...