Responsabilidade social da igreja
Artigo: Responsabilidade social da igreja. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jorge0lynk • 23/4/2014 • Artigo • 218 Palavras (1 Páginas) • 503 Visualizações
RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IGREJA
Introdução
A Responsabilidade Social é em diversos aspectos apresentada nas Escrituras. Os ensinamentos bíblicos, em todas as suas conjunturas, seja no Antigo ou Novo Testamento, atestam a preocupação no cuidado prático da vida social do Povo de Deus e a sua responsabilidade individual e coletiva, em toda a sua amplitude no âmbito comum da sociedade, especialmente na vida dos irmãos da fé.
Desenvolvimento
No período antigo e mais intensamente na Idade Média, algumas distorções foram inseridas no meio da igreja: a pobreza e a caridade passaram a possuir um valor meritório diante de Deus desvirtuando as verdadeiras motivações do socorro aos necessitados, tornando-se fatalistas em relação à pobreza. Com o passar do tempo, a composição social da igreja alterou ainda mais o conceito das boas obras, quando surgiu o entendimento de que as esmolas e demais assistências de caridade teriam como caráter meritório benefícios espirituais nesta vida e na futura aos que praticassem tais ações.
A Igreja Cristã, em toda a história do Cristianismo, se envolveu no auxílio aos menos favorecidos. Os órfãos e as viúvas, os pobres e miseráveis foram, de certa forma assistidos, contudo, à medida que adentramos as fronteiras da Comunidade Cristã, podemos perceber que não se tem, ou melhor, ignora-se em muitos aspectos, a genuína motivação da Assistência Social por parte da Igreja de Cristo.
...