Resumo do Livro de Jonas
Por: Epfv • 11/12/2023 • Monografia • 613 Palavras (3 Páginas) • 72 Visualizações
Resumo do livro de Jonas
O livro de Jonas é um dos livros menores do Antigo Testamento e narra a história de um profeta chamado Jonas, que é chamado por Deus para pregar arrependimento à cidade de Nínive. No entanto, Jonas tenta fugir de sua missão e embarca em um navio em direção à Társis. Deus não aceitou a desobediência de Jonas e interveio de maneira sobrenatural e fez cair uma tempestade sobre o mar.
Os marinheiros ficaram apavorados e começaram a clamar, cada um ao seu deus, e a jogar a carga no mar, enquanto Jonas dormia. O capitão desperta Jonas para clamar ao seu deus ”muitas vezes, Deus permite que a provação venha para nos despertar espiritualmente”. Os marinheiros decidem lançar sortes para saber quem era o culpado a sorte cai sobre Jonas, e os marinheiros, entendendo que ele era o culpado, questionam sobre quem ele era.
Ao afirmar ser "adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra", ele estava dizendo que não servia a um deus de uma causa específica, mas adorava o Deus soberano sobre tudo e sobre todos. Aquilo deixou os marinheiros ainda mais apavorados diante da insensatez do profeta. Tudo isso que aconteceu foi permitido por Deus para que Jonas percebesse a seriedade da sua situação e corrigisse o seu caminho.
Como a tempestade aumentava, os homens do navio questionam Jonas sobre o que eles deveriam fazer com ele, Jonas se oferece em sacrifício para salvar a vida daqueles homens, reconhecendo o seu erro.
Entretanto, os marinheiros se esforçaram para chegar em terra firme e não ter que jogar Jonas ao mar, ser jogado ao mar no meio de uma tempestade é morte certa. No fim eles desistem e pedem perdão ao Senhor por terem que jogar Jonas ao mar. Quando Jonas é jogado ao mar a tempestade cessa.
O Senhor acaba sendo adorado pelos marinheiros do barco.
O Senhor faz, então, com que Jonas seja engolido por um grande peixe, Jonas não morreu no mar porque o peixe o engoliu, no ventre do peixe, Jonas estava protegido de ficar à deriva no mar ou de morrer afogado. “A provação, muitas vezes, pode ser uma medida protetiva de Deus para nós”.
Jonas ora ao Senhor no interior do peixe e oração de Jonas revela um profundo quebrantamento diante de Deus. A situação de Jonas o faz gritar por socorro, ele reconhece que tudo aquilo vinha do Senhor, o profeta almeja estar na presença do Senhor novamente. No entanto, ele crê que Deus tem poder para o fazer reviver, Jonas sabe que a sua oração chegou até o Senhor porque ele sabe que Deus é misericordioso, ele então, promete fazer a vontade de Deus.
Deus, então, faz o peixe vomitar Jonas em terra, o sofrimento pode nos aproximar de Deus.
Embora Jonas tenha desobedecido a Deus da primeira vez, foi-lhe dada outra oportunidade para seguir o chamado de Deus.
Finalmente, ele obedece a Deus e vai a Nínive, onde sua pregação leva à conversão da cidade. A palavra profética de Jonas foi comprida maravilhosamente, mas de maneira completamente diferente da que Jonas esperava. Todos os ninivitas demostraram sua fé em Deus humilhando-se diante de Deus e jejuando. O resultado do arrependimento genuíno do povo foi que Deus escolheu poupá-lo da punição divina. Quando estamos dispostos a mudas nossos desejos, Deus se dispõe a mudar seus planos.
...