TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro de João

Por:   •  5/3/2022  •  Resenha  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo do livro de João

Instituto de Vencedores-Módulo 1

Valdeis Soares dos Santos Junior

Título original: O Evangelho segundo João

Sobre o autor: o autor do livro é João (muito citado como “o discípulo que Jesus amou”).

Seu nome é visto no próprio livro em: João 13:23; João 19:34; João 20:2. Mas, existem dúvidas se o João citado no livro é João, filho de Zebedeu ou João, o Presbítero.

Propósito do livro: Na parte final do livro é descrito o seguinte: “Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais milagrosos que não estão registrados nesse livro; Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e crendo, tenha vida em seu nome” João 20:30-31 NVI. Portanto João crê que Jesus é real e que ele pode mudar nossas vidas.

Como o livro é organizado? O primeiro capítulo se baseia em uma introdução, composto por um grande poema e um conto, os capítulos seguintes constituem diversas histórias sobre Jesus e seus sinais milagrosos, que foram gerando controvérsias de algumas pessoas por causa de seus feitos. Essa primeira parte de histórias milagrosas alcança seu “ápice” quando Jesus ressuscita Lázaro próximo a Jerusalém, onde era perseguido por líderes e jurado de morte.

Após isto se inicia a “segunda” parte do livro, esses capítulos se concentram nas últimas noites e últimos feitos de Cristo, além de sua morte e ressurreição.

Introdução: (João 1:1-51) O livro começa com uma introdução em duas partes: “No princípio era a palavra, e a palavra estava com Deus, e a palavra era Deus”, fazendo referência a Gêneses 1, onde Deus cria tudo com a sua palavra. Conforme o capítulo segue, vemos que essa “palavra” divina se torna humana: “e o verbo se fez carne” (Jesus). Vemos também que Jesus é o único e verdadeiro Deus (pai e filho).

É contada uma história sobre como João Batista conheceu Jesus pela primeira vez e levou outras pessoas a conhecerem e se tornarem seus discípulos. Conforme as pessoas iam conhecendo a Cristo, elas diziam em voz alta quem elas pensavam que Jesus era. Então João cita 7 títulos para Jesus na passagem: “O Jesus de Nazaré totalmente humano, é Rei Messiânico e Mestre de Israel, e o Filho de Deus que Morrerá (Cordeiro de Deus) pelos pecados do mundo”.

As histórias em João na primeira parte seguem um tipo de padrão onde:

Jesus faz um milagre, sinal ou afirmação que engradece a si mesmo ‣‣ As pessoas ou acreditam no que ele prega ou interpretam mal e ficam bravas e blasfemam contra Jesus

Nas primeiras histórias, é contando Jesus encontrando 4 instituições Judaicas, onde ele mostra ao decorrer das histórias que é a própria personificação delas.

Um casamento: Jesus está numa festa de casamento e então o vinho acaba, então Jesus transforma enormes barris de água num vinho que todos diziam ser o melhor, logo um de seus garçons diz: “você deixou o melhor vinho para o final!”. João considera esse o primeiro sinal de Jesus. Isaías 25:6 diz: “que o reino messiânico teria um ótimo vinho”, no qual revela a generosidade do reino de Deus.

O templo: Jesus vai ao templo de Jerusalém, lugar onde céus e terra deveriam se unir e Deus se encontraria com seu povo. Jesus afirma sua autoridade sobre o templo acabando com os vendedores e interrompendo as ofertas de sacrifício. Os líderes do templo vendo isso, ameaçam Jesus, e Jesus rebate dizendo: “Destruam esse templo e eu o erguerei novamente em 3 dias”, isso nos afirma que a morte de Cristo será o lugar onde céus e terra se encontrarão e que seu corpo é a personificação do templo.

O rabino: Jesus conversa com Nicodemos, um rabino que pensa que Cristo é como ele, outro rabino e mestre de Israel. Mas Jesus afirma que Israel precisa de mais do que um mestre com novas informações, Israel precisa de um novo coração e uma nova vida com Deus. Em suas palavras ele diz: “Ninguém pode experimentar o reino de Deus sem nascer de novo” João 3:3

Um poço sagrado: Jesus está em um poço conversando com uma samaritana e eles começam a falar sobre a falta de água, ao que Jesus diz: “Eu tenho água para dar, que se torna uma nascente com vida eterna” João 4:14. Isso pode ser compreendido como uma nova qualidade de vida e com o amor eterno de Deus, como será visto mais a frente em Jesus se personifica como a água da vida (João 7:37-39).

Passado isso, João cria outra “coleção” de histórias, que tem como cenário, 4 banquetes Judaicos.

Sábado: primeiro Jesus cura um paralitico no sábado, algo que não foi muito bem-visto principalmente pelos líderes do lugar, visto que o sábado é tido como um dia de descanso segundo Êxodo 20:8-11. Percebendo os maus olhares, Jesus se levanta e dizem: “meu pai está trabalhando no sábado, e por isso eu também estou”. Isso não pega bem entre os líderes, que acham que Jesus está se igualando a Deus, e então começam a tramar para sua morte.

Páscoa: essa história acontece numa festa de Páscoa, onde Jesus alimenta uma multidão com pão e peixe e as pessoas “crescem o olho” e começam a pedir mais alimento a Jesus, no qual Jesus diz: “Eu sou o pão da vida... quem se satisfaz em mim encontrarão vida eterna!”. João 6:35. Nisto, muitas das pessoas se irritam com Jesus e deixa de segui-lo.

Tabernáculo: Reconta as histórias de peregrinação no deserto, quando Deus os guiou com colunas de fogo e nuvens e tirou água das rochas para o povo, então Jesus se levanta no palco e grita: “Se alguém tiver sede, venha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com