Romanos 8
Por: mardoquel • 21/4/2015 • Seminário • 1.307 Palavras (6 Páginas) • 299 Visualizações
ROMANOS 8.18
O avivamento que nos queremos nada mais e, que a manifestação da vida de Cristo em nos, e isto só e possível mediante a mortificação do pecado e a consciência de que nos andamos pela graça e não debaixo da lei.
Paulo trata dessas 2 questões no cap. 6 e 7.
O capitulo 8 tem o 3ª componente para o avivamento bíblico que e ação do espirito santo na vida do crente ,fazendo com que estas coisas se tornar realidade.
O espirito de Deus que nos capacita a experimenta este avivamento devido à manifestação da vida de nosso senhor Jesus cristo
O contexto geral que este inserido, e que Paulo escreveu aos Romanos com o objetivo de expor o evangelho, que ele prega, com o proposito de responder nas questões que os judeus levantariam contra ele.
Nos cap. 1 á 3: Ele fala da perdição de toda raça humana, dos gentios que nunca ouviram a palavra de Deus mais que tem a revelação da natureza e da consciência humana.
Dos judeus que receberam a lei e não guardam e de todos como diz no cap. 3.23
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Nos cap. 3 á 5: Ele fala como Deus justifica tanto o judeu como o gentil, mediante a fé , pela graça em Cristo Jesus, não há exceção, porque todos pecaram e sendo justificados gratuitamente pela fé, mediante o sangue de Cristo, que Deus propôs como propiciatório.
Da o exemplo de Abrão no cap 4 o pai da Fe da nação judaica , como Abrão foi justificado pela fé, e não por obras da lei ,pois não existia a lei ainda. Também fala do exemplo de Davi.
No cap. 5 : Ele fala das bênçãos derivadas das justificação pela fé, estabelece aquele famoso paralelo Adão e Cristo.
DE QUE MANEIRA A JUSTIFICAÇÃO PELA FE NOS ALCANÇA?
Paulo começa a desenvolver uma ideia na metade do capitulo 5 que vai servi de base, porque ele faz diz no cap. 6 a 8 sobre a santificação
Que e o conceito da nossa união com Cristo, ou seja, pelo fato de estarmos unidos pela fé, todos os benefícios que Cristo conquistou na cruz e na ressureição, o Senhor não nos abençoa de maneira direta, ele nos abençoa em Cristo.
Paulo desenvolve isto aqui. Fazendo um contraste entre Adão e Cristo.
COMO A VITORIA DE CRISTO CHEGA ATE MIM?
Bem preciso saber como me tornei pecador, no principio Deus criou o homem, povoou a terra e colocou sobre teste. Ele foi reprovado. E a morte foi o castigo da desobediência de Adão. Porem toda descendência de Adão mais toda raça humana... Ele criou um casal desse casal se espalhou por toda a terra, então Adão e visto como cabeça da raça humana, o que aconteceu com Adão estendeu para a humanidade.. Vers. 12
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Paulo prova que todos pecavam antes da lei. Vers. 13 e 14
Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
O ser humano e inclinado para o mal.
Pelo pecado de adao veio a morte, pela desobediência de um so homem todos se tornaram pecadores.
O PECADO REINOU PELA MORTE.
PARA ENTENDER COMO A SANTIFICAÇAO OPERA EM NOSSA VIDA, PRIMEIRO TEMOS QUE ENTENDER, COMO NOS TORNAMOS PECADORES?
POR QUE E DIFICIL SER PURO, SANTO?
POR QUE NÃO CONSEGUIMOS TER DESEJOS ESPIRITUAIS?
COMO O SENHOR RESOLVEU O PROBLEMA?
Mandou outro homem, Adão prefigurava o que havia de vir....nos pensamos, em Moises, Jose Salomão...Mais Adao e um tipo de Jesus
Mais o que eles tinham em comum. A resposta.. Os dois e cabeça de uma raça humana.
Os dois homens são portas de entradas para dois mundos.
O de Adao pelo nascimento. Pecado, de dor o salario do pecado e a morte.
O de Cristo pela fe, o dom de Deus e a vida eterna
Temos que ver em quem estamos unidos... Estou em Cristo
l co 15:44 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. E Cristo
Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno;
O segundo homem, o Senhor, é do céu.
No pensamento de Paulo nos somos justificados e santificados exatamente da mesma maneira pela qual nos tornamos pecadores.
Por meio de alguém, nos tornamos pecadores por causa de
...