TCC DE TEOLOGIA: O CATOLICISMO
Por: Maria de fatima Feliciano da silva • 29/10/2021 • Monografia • 2.544 Palavras (11 Páginas) • 433 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - UNICID
ALEXSANDER LOPES PASSOS
CATOLICISMO
RIBEIRÃO PIRES
2021
Contra capa
apresentação
dedicatória
A minha esposa pela paciencia e dedicação que teve para me apoiar e ajudar nos meus estudos
agradecimento
A Deus por ter me dado sabedoria e perseverença para alcançar mais essa etapa
A minha família pelo constante apoio e compreensão dos meus enteados filhos de coração
Ao padre Rogério e ao diácono Vagner, pelo incentivo e por ter me aberto as portas da igreja para que eu pudesse realizar meu estágio. E a todos que direta e indiretamente contribuiram na elaboração.
frase
Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS
RESUMO
sumario
Introdução-
Neste estudo, procurarei imostrar qual a influencia da religião da sociedade e da cultura dentro do catolicismo .Qual o papel que exerce até os dias atuais,porque perdeu força ,e fiéis ao longo dos anos e o que esta religião buscou e fez para se manter até hoje como a religião mais numerosa em todo o mundo.
Palavra chave: Catolicismo
A igreja como instituição, possui uma parcela bastante significativa dentro da sociedade, dentre as virtudes presents na igreja destacamos a fé, a esperança e a caridade, sendo esses principios necessaries para a formação do homem de uma forma meno salienada. Aigreja está evoluind otambém no aspecto político desde a sua criação e muitas vezes tendo um grande impacto atingindo assim grande parte da sociedade.
Hoje a busca pelo enriquecimento permeia a ideologia da sociedade insurgindo fatores contra a propria ética e moral.Paradoxal dentro das virtudes da igreja ser próspero , não necessariamente ser rico ; ser próspero é ter o suficiente para satisfazer e repartir.
RELIGIÃO
A palavra religião termo derivado do latim RELIGIO, RELIGIONIS, culto, pratica religiosa,cerimonia,leidivina,santidade.
Crença na existencia de um poder ou princípio superior, sobrenatural do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediencia.
Acredita-se que a religião surgiu na vida dos homens no momento em que ele passou a racionalizar o que lhe o corria ao redor, vendo seus entes queridos morrendo e forces naturais e incontroláveis cada vez mais presents em seus cotidianos.
No mundo segundo dados coletados pela folha de São Paulo-MUNDO a cerca de 40 a 60 mil religiões, pode-se dizer 50 mil como afirma MELTON, segundo dados da universidade de Chester-Reino Unido, mais da metade destas religiões são derivadas do cristianismo.
Herótodo 484-425 a.c, já apresenta descrições bemexatas de algumas religiões consideradas exóticas e bárbaras, em locais como Egito, Pérsia, Trácia e Cífia.
Segundo Karl Marx, a religião é o suspiro da criatura oprimida.
O indício mais antigo de prática relacionada a religião do homem e da mulher pré-históricos é o sepultamento. BEZERRA
Quanto mais se estudam as religiões, melhor se compreende que elas, do mesmo modo que as ferramentas e a linguagem estão inscritas no aparelho do pensamento simbólico. Por mais diversas que sejam respondem sempre a esta vocação dupla e solitária -para além das coisas, atingirum sentido que lhe de uma plenitude das quais elas mesmas parecem privadas, e arrancarcada ser humano de seu isolamento , enraizando-o numa comunidade que o conforte e o ultrapasse VERNANT.
Abaixo segue dados da população mundial por religião
Número de religiões no mundo – 10.800 - aprox.10 mil e oitocentas religiões
Cristãos de todotipo – 2.135.783.000-aprox. 2 bilhões 136 milhões de pessoas
Muçulmanos - 1.313.984.000- aprox.1 bilhão 571 milhões de pessoas
Hindus – 870.047.000- aprox. 851 milhões de pessoas
Nãoreligiosos – 768.598.000- aprox.770 milhões de pessoas
Religiãochinesa – 404.922.000- aprox. 405 milhões de pessoas
Budistas – 375.440.000- aprox. 380 milhões de pessoas
TribaisAnimistas – 256.341.000- aprox. 255 milhões de pessoas
Ateístas - 151.548.000-aprox. 150 milhões de pessoas
Novas religiões - 108.132.000-aprox. 108 milhões de pessoas
Sikhs – 25.374.000- aprox. 25 milhões de pessoas
Judeus – 15.146.000-aprox. 15 milhões de pessoas
Fonte IBGE
A cerca de 33.830 diferentes denominações cristãs, no mundo a talvez 22 grandes religiões, dentre elas o cristianismo, o islamismo, o judaísmo ,o budismo e o hinduismo.
Irei focar sobre o catolicismo, temosdoisseguimentos o Ortodoxo e o Romano
Catolicismo Ortodoxo- Oriente
A palavra ortodoxo vem do grego, da junção de orthos que significa RETO e doxa que significa FÉ.
Por isso o catolicismo ortodoxo acredita que eles sejamos únicos depositários da verdadeira fé, a igreja ortodoxa surgiu a partir de diferentes teologias e politicas entre os cristãos do oriente e do ocidente que culminaram no CISMA de 1054.
Esta se desenvolveu no império bizantino e se espalhou pelos paises da europa oriental e da Rússia.
Os cristãos ortodoxos somam aproximadamente 250 milhões de fiéis, e estão presents em vários países como -Rússia, Polonia, Romenia, Servia, Ucrania, Bulgaria, etc....
Líder religioso-Patriarca Bartolomeu 1
A cruz ortodoxa possui oito braços e Cristo aparece com os dois pés feridos por cravos, na extremidade superior temos o lugar onde escreveram o nome de Jesus em vários idiomas, na parte inferior podemos ver uma caveira que nos remete ao calvário, monte onde Jesus foi crucificado.
Um braço da cruzinclinado para o ladoesquerdo para cima,seriaondeestava o Bom Ladrão que pediuperdão,naoutraextremidadeinclinada para baixo o outro ladrão que não se arrependeu.
CATOLICISMO ROMANO-OCIDENTE
...