PROJETO DE TCC DE TEOLOGIA
Por: 504.979.953-87 • 11/12/2019 • Trabalho acadêmico • 683 Palavras (3 Páginas) • 2.949 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Joselia Coelho Lima Veras
RU: 624440
1 TEMA
A influência do discipulado como determinante na mudança do comportamento.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A influência do discipulado como determinante na mudança do comportamento dos apenados no Sistema Prisional Brasileiro.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a influência do discipulado como determinante na mudança de comportamento dos apenados no Sistema Prisional Brasileiro?
3 JUSTIFICATIVA
Considerando que o Sistema Prisional Brasileiro, possui um modelo ressocializador de estruturas frágeis, tendo em vista o alto índice de recorrência criminal divulgado pela mídia e a própria polícia, este tema tem sido objeto de estudo de pesquisadores sociais há muitos anos, com objetivo de amenizar esta problemática, bem como conhecer os fatores que permeiam a manutenção do descrédito nas instituições de segurança e o preconceito em relação ao apenado egresso desse Sistema. Neste contexto, faz necessário que as pessoas compreendam como a igreja com o trabalho de discipulado funciona como uma alternativa de apoio, no “resgate” deste indivíduo, não só dentro dos preceitos bíblicos, mas como cidadãos responsáveis por seus comportamentos.
Com o propósito de fortalecer iniciativa que visam a ampliação de conhecimento, este trabalho tem como proposta, servir como suporte para futuras pesquisas tanto à comunidade em geral, quanto cientifica, ou a quem mais se interessar em estudar sobre a influência do discipulado como determinante na mudança do comportamento dos apenados no Sistema Prisional Brasileiro.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Analisar possível relação entre o a influência do discipulado como determinante na mudança de comportamento dos apenados no sistema prisional brasileiro.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentar aspectos teóricos do discipulado no sistema prisional brasileiro;
- Apresentar a contribuição do discipulado na mudança do comportamento dos apenados no sistema prisional brasileiro.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A punição surgiu com a Antiguidade quando como o aparecimento do homem, pois civilizações remotas conheciam quando os direitos do outrem eram violados. Em um período em que se desconhecia completamente a pena privativa de liberdade como punição ao condenado que falhava diante da sociedade (GRECO, 2011, p.143).
Com o passar dos séculos, nos tempos da Realeza, a imposição de pena publica[a], se dava aos crimes de perduleio e parricidium. O primeiro consiste traição ou conspiração política contra o Estado, o segundo correspondia à morte de um homem livre (FRAGOSO,1995, p.27).
A assistência religiosa, com liberdade de culto é assegurada na Lei nº 7.210/1984, segundo ela serão permitindo-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, e ainda a posse de livros de instrução religiosa, ressalta que haverá um local apropriado para os cultos religiosos e a liberdade do apenado querer ou não participar.
Maribete (2002, p. 83) ressalta, a importância da religião como um dos fatores da educação integral dos apenados, por esta razão a assistência religiosa a prevista nas legislações mais modernas. Sendo ela altamente benéfica ao comportamento do homem encarcerado, e ainda segundo ele, a única variável que contém em si mesma, um potencial, a faculdade de transformar o homem encarcerado ou livre.
...