TRADIÇÕES RELIGIOSAS Candomblé
Projeto de pesquisa: TRADIÇÕES RELIGIOSAS Candomblé. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tulio Amaral • 28/4/2014 • Projeto de pesquisa • 6.777 Palavras (28 Páginas) • 527 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Administração
Alexandre de Jesus
André Aragão de Souza Drummond
Cássio Lacerda
Túlio Gomes Amaral
TRADIÇÕES RELIGIOSAS:
Candomblé.
Belo Horizonte
2014
Alexandre de Jesus
André Aragão de Souza Drummond
Cássio Lacerda
Túlio Gomes Amaral
TRADIÇÕES RELIGIOSAS:
Candomblé.
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Cultura Religiosa, na Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Unidade São Gabriel.
Orientador: Edward N. M. B. Guimarães
Belo Horizonte
2014
Dedicamos este trabalho ao Pai Sidney que se mostrou disponível ao diálogo e a todos que lutam pelo respeito entre as religiões. Para que este trabalho possa ser uma quebra de preconceito contra o desconhecido.
EPÍGRAFE
"Eu não quero que me tolerem, eu quero que me respeitem no direito de ter minha crença." (Makota Valdina).
RESUMO
Esta dissertação realizou um estudo do sobre o Candomblé. Seu objetivo geral foi analisar a religião para se ter um maior conhecimento no que diz respeito a sua dimensão e questões relacionadas às suas particularidades, como nos foi proposto. Além disso, teve como objetivo específico uma pesquisa exploratória sobre a religião, o desenvolvimento e solução das questões propostas pelo orientador, e a interação com a religião através de uma pesquisa de campo. A entrevista com um líder religioso foi realizada em Belo Horizonte.
Palavras-chave: Religião. Candomblé. Afro-brasileira. Religiosidade. Estudo.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 ORIGEM HISTÓRICA 5
3 LÍDERES 7
4 LIVRO SAGRADO 11
5 O MISTÉRIO DIVINO 12
7 VIDA ALÉM DA MORTE 16
8 MORALIDADE 17
9 PROIBIÇÕES 18
10 O MAL 19
11 PRÁTICA DA RELIGIÃO 20
12 SÍMBOLOS 23
13 POSTURA RELIGIOSA 25
14 PRECONCEITOS SOFRIDOS 26
15 DADOS 28
16 TRECHOS 30
17 CONCLUSÕES INDIVIDUAIS 32
REFERÊNCIAS 34
1 INTRODUÇÃO
O Candomblé é uma religião de extrema importância, pois faz parte da história do Brasil, e acabou repercutindo de diversas formas ao longo dos tempos. O seu surgimento através da importação de escravos é um exemplo da parte cultural da qual está sendo retratada neste trabalho. O Candomblé possui algumas diversas personalidades que podem ser citadas como exemplo, Mãe Menininha do Gantóis, e artistas de renome como Caetano Veloso. Aqui falamos das tradições, e das diversas particularidades enfrentadas pelos candomblecistas.
2 ORIGEM HISTÓRICA
No Brasil, o Candomblé teve o seu surgimento através da importação de escravos negros vindos de diversas cidades Africanas. O Candomblé como é tido no Brasil hoje, não existe em outros países, pois com a união de diversos escravos de diferentes regiões numa mesma senzala, obteve-se a miscigenação de fundamentos dando origem ao Candomblé brasileiro.
Uma diferença relevante é que na África cada região cultua um determinado orixá, já no Brasil um terreiro de Candomblé cultua a vários orixás. Na África, a religião é totalmente patriarcal, sendo sempre regido por pais de santos. No Brasil esta religião tornou-se matriarcal com várias mães de santo, assim como temos conhecimento.
O Candomblé que tem por base a “alma da natureza”, sendo chamada de anímica, foi desenvolvido aqui com o conhecimento dos sacerdotes africanos, que também foram escravizados e trazidos para o Brasil, juntamente com toda a sua tradição, sua cultura e dialetos, datados mais ou menos entre 1549 e 1888.
Figura 1 – Terreiro de Candomblé no Rio de Janeiro
Fonte: Site Isto É.
Antigamente era praticado as escondidas pela população de escravos, proibido pela igreja Católica, e criminalizado mesmo por alguns governos. Hoje em dia já está mais conhecido, com seguidores de todas as classes sociais e dezenas de milhares de “templos”.
Sobre a origem da nomenclatura “Candomblé”, dizem que foi uma forma de denominar as reuniões feitas pelos escravos, para cultuar seus deuses, porque também
...