TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc 25 de agosto

Por:   •  24/5/2015  •  Monografia  •  8.206 Palavras (33 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 33

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE

UNICENTRO

PATRÍCIA TAINARA DA LUZ HEMKEMEIER

SECULARIZAÇÃO E RELIGIÃO NO SÉCULO XXI: APONTAMENTOS DE J. HABERMAS

GUARAPUAVA

2014


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE

UNICENTRO

PATRÍCIA TAINARA DA LUZ HEMKEMEIER

SECULARIZAÇÃO E RELIGIÃO NO SÉCULO XXI: APONTAMENTOS DE J. HABERMAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito de Conclusão do Curso de Filosofia, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Orientador: Prof. Dr. Gilmar Szczepanik

GUARAPUAVA

2014


À minha família em especial a meu pai Leomar Hemkemeier (in memorian) a minha mãe Catarina da Luz Hemkemeier, e minha tia Leoni Hemkemeier. Também aos meus amigos por serem os maiores tesouros da minha vida.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, por me dar força, esperança e fé na realização deste trabalho.

Aos colegas de turma pelos momentos de muita alegria, onde os levarei para sempre na memória e no coração, para guardar e recordar com saudades.

Aos familiares e amigos, pela paciência, compreensão, amizade para que pudesse prosseguir em busca da concretização de um sonho.


“Os secularizadores não devem negar potencial de verdade a visões de mundo religiosas.” (J. Habermas)


HEMKEMEIER, Patrícia Tainara da Luz. “Secularização e Religião no século XXI: apontamentos de J. Habermas”. UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste. Guarapuava – 2013.

RESUMO

Uma cultura politicamente liberal pode esperar até mesmo dos seus cidadãos secularizados que tomem parte dos esforços em traduzir contribuições relevantes da linguagem religiosa para uma linguagem que seja publicamente acessível. Resta saber se há reciprocidade por parte dos atuais líderes religiosos em buscar o entendimento e a potencialidade de verdade em conteúdos secularizados. Para o objetivo geral da pesquisa definiu-se: estabelecer a relação entre o pensamento secularizado e o pensamento religioso em J. Habermas. E para os específicos: caracterizar a atual sociedade pluralista cosmopolita; compreender a dinâmica das tradições fortes da religião e sua relação com o pensamento aberto dos secularizados; evidenciar os argumentos arrolados pelas visões religiosas e secularização. Para tanto se utilizou de uma revisão de literatura para obter resposta para a problemática da pesquisa: até que ponto há complementariedade entre razão e fé na atual sociedade pós-secular? Assim no primeiro capítulo foi apresentada a religião sob a análise habermasiana. Em seguida, no segundo capítulo foram apresentadas as considerações sobre a religião na esfera pública. No terceiro capítulo foi realizada uma reflexão sobre o multiculturalismo e a sociedade pós-secular. Por fim, conclui-se a pesquisa retomando a discussão anterior, agora sintetizada, apresentando considerações sobre a temática da pesquisa. Os resultados, ou seja, o que descobriu com a pesquisa, foi que a obra de J. Habermas é, vastíssima e muda ao longo do tempo de registro teórico, mas na era da secularização, a religião perde muito de seu poder de impor as normas morais necessárias.

Palavras-chave: Secularização. Religião. Sociedade.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2.  A RELIGIÃO SOB A ANÁLISE HABERMASIANA        

3.  RELIGIÃO NA ESFERA PÚBLICA: CONSIDERAÇÕES DE J. HABERMAS        

4. MULTICULTURALISMO E SOCIEDADE PÓS-SECULAR: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE RAZOÁVEL        

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1. INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos, o agnosticismo[1] tem sido uma das marcas da academia e diferentes argumentos são utilizados para dar sustentabilidade a essa postura. Entretanto, por mais que o agnosticismo se apresente como uma das concepções predominantes no meio acadêmico, ele se apresenta como um campo fértil para a reflexão filosófica. Assim, é comum compreender o sentimento de desconfiança que muitos pensadores contemporâneos têm da relação ‘razão, religião e secularização'. Nesse sentido, é interessante também compreender o pluralismo e a horizontalidade que perpassam entre tais conceitos. Falar sobre “razão, religião e secularização” é tratar de temas que inquietam o homem há gerações. Não temos a pretensão aqui de solucionar as divergências teóricas que emergiram ao longo da história. Pretendemos apenas reconstruir a abordagem habermasiana a respeito deste tema.

Entre o meio acadêmico, Habermas é popularmente conhecido como o filósofo do discurso. Isso se deve acima de tudo pelo fato do filósofo alemão acreditar que através da argumentação podemos solucionar diversos problemas tanto de natureza filosófica quanto de natureza prática. Neste contexto, o discurso da razoabilidade tenta orientar novos procedimentos para a formação da vontade livre dos cidadãos e tem papel fundamental nas relações entre religião e secularização. Nesse aspecto, crenças e concepções morais e pré-políticas razoáveis seriam aceitas para novos fundamentos culturais bem-vindos à democracia mundial. Costuma-se dizer que J. Habermas é um dos principais representantes da razão ocidental e de uma configuração mais humanista e democrática desta mesma razão, apresentando-se como emissário deste novo paradigma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.8 Kb)   pdf (311.5 Kb)   docx (780.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com