Teologia E Direito Na Aurora Do Mundo Moderno
Trabalho Escolar: Teologia E Direito Na Aurora Do Mundo Moderno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anacarlasena • 21/11/2013 • 866 Palavras (4 Páginas) • 870 Visualizações
A elaboração doutrinal do direito na reflexão ética e teológica de Francisco Vitoria e da Escola de Salamanca
Vitoria e Las Casas sao inovadores mas o ponto de partido e o objetivo sao diferentes.
VITORIA questiona a teocracia e legitimidade do poder
absoluto sagrado e profano.
Grandeza e originalidade de Vitoria
Francisco de Vitoria Princípios para inferir e ordenar
conclusões: abordagem coerente e radical das questões teóricas
Las Casas Realidade concreta dos problemas.
Acordos essenciais e desacordos de alguma importância
Confronto de posições entre os pioneiros na defesa dos diretos humanos e na promoção do direito internacional
Las Casas – necessidade de juntar “o feito e o direito”
Desacordo com Vitória – quanto aos fatos, falta de experiência pessoal
Teologia e direito na aurora do mundo moderno: Francisco de Vitoria e Bartolomeu de Las Casas
A democracia mundial dentro e para além da teocracia medieval
Governo ideial de Las Casas respeitador de todos os direitos dos indivíduos e coletividades;
Tende a orientar e superar a teocracia em nome da democracia fundando-se na ética política e jurídica formar uma
confederação de povos autônomos;
Os ideais de Laz Casas e Vitoria, influenciados por São Tomás de Aquino, vão de encontro ao direito internacional, a uma ética mundial que rege a humanidade e sem saber caminha rumo à globalização e aos avanços tecnológicos.
Promover uma ética jurídica e política. Revigorar o poder político, para que o direito esteja presente e seja partilhado na periferia e em todas as camadas da população.
Desafios à teologia e ao Direito
“Dois Gládios” Espiritual e Temporal
Teologia como repensador da identidade da Igreja Política e Direito
Enfoque do texto Las Casas e Francisco de Vitória
Quarto princípio fundador da justiça
"Todo chefe, espiritual ou temporal, de uma multidão de homens, está obrigado a ordenar seu governo para o bem da multidão e regê-la para o próprio bem dela".
Os reis da reis da Espanha pregavam a fé católica e ampliaram a religião cristã.
Las Casas analisa sobre o duplo critério ético:
Ético, teórico e universal
Propõe caminho democrático com predomínio do direito e da liberdade;
Novos modelos alternativos de relações entre os povos;
Aprimoramento de uma doutrina política universalmente humana.
finalidade única;
bem comum depende da liberadade assegurda, da autonomia dada à todos os povos, justiça e garantia de direitos.
Bartolomeu de Las Casas
Princípios de basa da justiça: JUSTIÇA, DIREITO E LIBERDADE;
Bispo missionário se afirma como homem síntese de seu tempo;
Pioneiro de um direito internacional e de uma étcica mundial valores humanos socialismo democrático
Propõe acordo entre espanhóis e índios direito
natural fundamental e mesma natureza humana
Tomás de Aquino Técnicas de debate.
Teologia e direito nas “Lições” acadêmicas de Vitoria
Sobre o poder civil e eclesiástico: Vitoria busca ficar acima das controvérsias.
Delimitação dos poderes dos dois campos
Pioneiro do direito internacional
Espaço para desenvolver ideias criticas e renovadoras.
Sobre os índios: legitimidade da colonização e conquista do Novo continente.
Sobre a guerra justa: exclusão da guerra de conquista e caráter humano e pacífico da colonização.
Necessidade de estabelecer a legitimidade de um direito internacional Preenchimento do vazio jurídico.
Criação de um governo internacional capaz de preservar a autonomia dos Estados mas também capaz de representar a “comunidade das nações” perante problemas universais Ideia de ONU.
Teologia e Direito Internacional em Las Casas
- Relação com o Novo Mundo Missionários
- “Os descobrimentos despertam a criatividade da Teologia
- Exploração da América, pecado coletivo
- “ Defensor dos índios”
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