Teologia Trinitária Portfólio
Por: f33b10 • 25/10/2021 • Trabalho acadêmico • 797 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
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CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO- POLO FORTALEZA-CE.
CURSO DE TEOLOGIA-EAD 2019.1 TEOLOGIA TRINITÁRIA
ACADÊMICO: FÁBIO JÚNIOR AVELINO RA: 8089785
PORTFÓLIO CICLO II:
QUESTÕS À SEREM APROFUNDADAS
MORRINHOS-CE.
2021
FÁBIO JÚNIOR AVELINO
PORTFÓLIO CICLO II
QUESTÕS À SEREM APROFUNDADAS
Portfólio apresentado como requisito para a obtenção de nota parcial referente à uma atividade da disciplina, Teologia Trinitária, ministrada pelo Professor/tutor Tiago Tadeu Contiero curso de Teologia (EAD) do Centro Universitário Claretiano.
MORRINHOS-CE
2021
Disciplina: Teologia Trinitária | |||
Tutor: Tiago Tadeu Contiero | RA: | 8089785 | |
Aluno(a): Fábio Júnior Avelino |
| Turma: | DGTEO1901FORA0O |
Unidade: 1-2 |
A Trindade é um dos dogmas mais antigos do Cristianismo, e um dos seus pilares mais importantes, e por essa razão, tem sido motivo de atenção e preocupação desde dos tempos mais antigos da religião Cristã. Desta forma, é bastante pertinente a discussão a cerca de como as Escrituras Sagradas se fizeram presentes no desenvolvimento do dogma Trinitário nos primeiros séculos da Igreja, o qual foi defendido no Concílio de Nicéia, em 325, completado no Concílio de Constantinopla, em 381 e sistematizado por Santo Agostinho com intuito de combater as heresias que cada vez mais se disseminavam entre os cristãos a cerca do Mistério da Trindade.
Encontramos nos escritos dos padres apostólicos a partir de suas próprias interpretações fórmulas trinitárias que estavam no início do seu longo desenvolvimento. Em meados do século I a.C, Clemente Romano escreveu “Por que há entre vós discórdias? Acaso não temos um único Deus, um único Cristo, um único Espírito de graça derramado sobre nós?” (1CLEM. 46,6 apud AKAMINE 2014, p. 98). Por sua vez, Inácio de Antioquia também no século I compara os cristãos a "pedras vivas do templo do Pai, dispostos para a edificação de Deus Pai, elevados ao alto pela máquina de Jesus Cristo que é a cruz, e ajudados pelo Espírito que é a corda" (Carta de Santo Inácio aos Efésios 9:1 apud AKAMINE 2014, p. 99). Através dessa analogia, percebemos claramente uma intenção soteriológica trinitária na exortação de Santo Inácio de Antioquia aos Efésios.
Desta forma, entendemos assim, que foi a partir destas fórmulas trinitárias que se iniciou o longo percurso histórico que forjado o desenvolvimento do Dogma eclesial. Todavia, percebemos nas pregações dos discípulos de Jesus de Nazaré, que ao proclamarem-no como Cristo e Senhor utilizam-se de um discurso simples, em forma de um relato, um testemunho pessoal, isto é, após o derramamento do Espírito em Pentecostes (At 2: 1-4) os discípulos, especialmente Pedro fez uma proclamação (Kerygma) acerca do cumprimento da promessa do Espírito Santo que os discípulos de Jesus de Nazaré acabara de receber, contudo, durante seu discurso Pedro expõe a ação do Deus Triúno ao afirmar que Jesus de Nazaré um vez ressuscitado por exaltado a destra do Pai, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo derramou também sobre seus discípulos, notemos que em Joel 2:28 a promessa do derramamento do Espírito Santo sobre toda carne é atribuída a Deus, Pedro disse que foi Jesus que ao receber o Espírito Santo do Pai, e após os inimigos serem derrotados, isto é, Satanás e a morte, Deus o fez Senhor e Cristo.
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