Teologia a partir do Novo Testamento
Por: ChristopherAR • 22/8/2018 • Ensaio • 2.631 Palavras (11 Páginas) • 389 Visualizações
É possível fazer teologia a partir do Novo testamento?
Crítico dessa iniciativa foi Hikki Raisanen que aponta 4 motivos do porque isso não é possível
- História e teologia não se misturam
- o que um estudioso do NT pode fazer é simplemente escrever um relato descritivo sobre a igreja primitiva e nada mais que isso.
- escrever teologia é uma tarefa prescritiva, e os estudiosos do NT não possui autoridade para prescrever coisa alguma a ninguém;
-
- O próprio material nos restringe a escreve um relato histórico sobre a religião dos cristãos.
-
- Um estudo que se limita a análise dos documentos do NT foi imposto. Imposição do cânon sobre o estudioso.
- Estes documentos se constituem num adequado objeto de estudo?
- Existem muitas contradições entre os documentos que seria impossível extrair uma teologia do NT no sentido de uma teologia que fosse unificada.
Resposta de Peter Balla:
- Não existe razão para a teologia dos primeiros cristãos não ser objeto de estudo histórico
- este estudo pode ser realizado sem que seu ponto de partida seja uma perspectiva eclesiástica.
- Surgiram nos últimos anos 10 grandes obras escritas por acadêmicos do NT de alta competência inclusive ligado a vertentes teológicas distintas.
- Esses documentos foram reconhecido por cristãos em períodos seguintes como conjunto de livros sagrado que gozavam de status atribuído aos escritos que os judeus aceitavam com Escritura Sagrada.
- esses documentos foram escritos pelos primeiros seguidores de Cristo que participaram pessoalmente do nascimento e da expansão da igreja ou tiverm contato próximo com os participantes. Logo há uma base para uma possível unidade no que diz respeito ao local e o tempo;
-os livros do NT constituem a quase totalidade da literatura cristã que sobreviveu ao primeiro século.
- os livros do NT apresentam uma unidade temática patente perceptível pelo fato de que todos tratam de Jesus e da religião que se criou em torno dele.
- Não existem documentos que demonstram um tipo de pensamento cristão sem paralelos na literatura. Isso é um julgamento subjetivo.
- Tese defendida: faz sentido perguntar se existe uma teologia básica que seja comum a todos os livros que a igreja primitiva considerou canônico.
- No processo de esclarecimento do conteúdo do NT e de reconstrução histórica devemos considerar todas a fontes relevantes das diversas formas de literatura cristã (método de Etheelbert Stauffer)
- Etheelbert Stauffer: contextualizar o NT em relação a “antiga tradição bíblica ao ponto de correr o risco de quase atribuir o mesmo status canônico a este material extracanônico.
QUESTÕES DE CARÁTER CIRCUSNTANCIAL À DIVERSIDADE E À EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO
- Nenhum dos livros foi especificamente escrito com um enfoque teológico, com o propósito de ser um relato sistemático e detalhado sobre a visão de seu autor acerca da existência de Deus.
- Foram escritos em ocasiões determinadas, para um grupo definido de pessoa .
- acredita-se que os evangelhos também foram escritos para comunidades específicas, embora essa concepção esteja sujeita a certas ponderações.
- nenhum livro traz a apresentação completa e sistemática da teologia de seu autor.
- a existência de uma variedade e diversidade entre os livros que compõe o NT é outra dificuldade.
- os livros diferem uns dos outros em função de seu gênero literário, sendo que evangelhos, epístolas e apocalipse apresentam notória dificuldade de definição em relação as suas características.
- os livros tratam de uma variedade de perspectivas entre si, alguns chegam a alegar contradições.
- todos estes aspectos dão origem a questão sobre a existência ou não de uma unidade de pensamento entre os livros.
- no entanto mesmo que não possamos partir do pressuposto da unidade de pensamento, mesmo assim faz sentido analisar o corpo dos primeiros livros cristãos com o propósito de identifica as teologias ali representadas.
- os livros foram um processo de evolução e o pensamento se divide em duas fases: 1. Período do ministério de Jesus. 2. Período após a morte de Jesus onde os seguidores de Jesus cresceram e difundiram-se. Eles produziram a literatura que carrega a mensagem cristã.
- os ensinos de Jesus e de seus discípulos estão longe de serem considerados idênticos.
- se concentrarmos nos livros do NT são documento que tiver evolução cronológica e não podem ser tratado da mesma forma.
- se estamos empenhados em reconstruir a teologia da igreja primitiva temos que descrever o panorama de ideias e processo de mudança e evolução.
MÉTODOS PARA ESSA TAREFA
- o propósito de quem estuda teologia do NT é investigar a evolução do pensamento dos escritores do NT a respeito de Deus e do mundo (do mundo e dos seres humanos, bem como eles se relacionam);
- O NT não é uma simples peça de literatura, apesar de que o estudo literário tem relevância na análise teológica.
- Existe uma distinção entre o estudo da teologia do NT e o estudo a religião dos primeiros cristãos. Apesar de a religião ser importante, pois ela dá origem à teologia e a teologia dá forma a prática religiosa.
- é possível fazer uma compilação de afirmações teológicas retiradas do NT, mas isso seria um monte de citações aleatórias. Pois arrancaria essas afirmações de seus contextos originais e deixaria de ser uma análise cuidadosa com as nuanças e variações. Teologia não é uma mera coletânea de textos, deve haver uma certa organização.
- Dois equívocos metodológicos: utilização indiscriminada dos livros do NT, como se todos refletissem uma única perspectiva. Além disso empregar um estrutura de organização que não pertence ao NT.
- G.B. Caird adotou: o Terceiro método que evita estes riscos é analisar individualmente os autores e livros do NT destacando o que cada um ensina sobre os mais variados assuntos. Depois colocar eles lado a lado e comparar seus conteúdos. (Conferência entre os autores do NT a respeito de vários temas)
- Quarto método: abordagem histórica traça a evolução das ideias presentes nos documentos. Ela nos mostra a relação genealógica entres das diversas formas de expressão de diferentes ideias do NT.
...