UMA VELHA-NOVA INTRODUÇÃO: O PRESÉPIO
Por: Antonio Alves dos Santos • 11/6/2018 • Artigo • 9.191 Palavras (37 Páginas) • 278 Visualizações
Novena de Natal -2011
[pic 1]
CONHECENDO O MENINO JESUS
“E o Verbo se fez carne e acampou entre nós”
Equipe Bíblica Ruah
UMA VELHA-NOVA INTRODUÇÃO: O PRESÉPIO
Greccio, Itália, a uns setenta quilômetros ao sul de Assis. Ano de 1223. Francisco conversa com um homem, chamado João, a quem manifesta um desejo: celebrar a memória do Menino nascido em Belém.
“Quero contemplar de alguma maneira com meus olhos o que Ele sofreu em sua fragilidade de recém-nascido, como foi reclinado no presépio, no meio do feno, entre o boi e o burro.” E acrescenta: “É necessário representar com realismo o nascimento de Deus feito homem, num presépio, sem qualquer comodidade, com todo o rigor do inverno.”
Verão para nós e inverno para eles, no Hemisfério Norte.
São tomadas as providências. Um pastor da comarca faz o papel de José e uma pastora, o de Maria. As comunidades vizinhas se aproximam com tochas acesas, iluminando a escuridão da noite. Um recém-nascido é colocado no presépio. Está dormindo.
Francisco se aproxima da criança e, num gesto de amor, a desperta. É como se quisesse dizer que o Menino Jesus, sepultado no esquecimento de muitos corações, renasce pela força da fé na Noite de Natal.
Foi o primeiro presépio da história. Um presépio vivo, com gente de carne e osso. Presépio: lugar onde se recolhe o gado, estábulo, curral.
Presépio é também evangelização, é catequese. É memória do mistério da encarnação, sobretudo em sua forma de "presépio vivo", como idealizado por São Francisco de Assis: Deus entra para sempre na história humana, faz-se carne, gente como a gente. "Ele acampou entre nós”, como preferimos traduzir a frase bíblica.
A partir desse instante, para quem tem fé, o rosto de cada homem e de cada mulher é expressão do rosto do próprio Deus, feito homem em Jesus de Nazaré.
Nesta Novena de Natal vamos conhecer Jesus. Jesus é o libertador, o Mestre, o Senhor! Jesus aprendeu de criança a ser irmão, a chamar Deus de Pai, a lutar pela justiça, a semear o amor. Conhecemos a árvore pelos frutos. As atitudes de Jesus adulto foram desenvolvidas já na infância. A escola de Jesus foi sua família. É quando criança que aprendemos os bons valores. Assim foi com Jesus. Que Ele, que já libertou tantos corações aflitos, liberte nosso coração de todo egoísmo e nos ensine a Ternura que transforma o mundo...
Peça para uma criança colorir os desenhos desta novena e o cartaz da porta. Pintar é uma forma de catequizar. Seu livro ficará muito mais bonito.
Shalom e um Feliz Natal para todos e todas.
Pe. Demetrius e Ir.Marizângela
Equipe Bíblica Ruah
PREPAREM A NOVENA COM O CORAÇÃO
Mais um Natal. Não queremos aqui dar orientações para se fazer a novena. Vocês já fazem os encontros muito bem. Queremos lembrar apenas as nossas motivações.
Quando esperamos a chegada de uma criança, preparamos tudo com carinho: arrumamos um bercinho, preparamos um pequeno enxoval, arranjamos uma banheirinha... Tudo fica perfumado na espera do bebê que muda a rotina de nossas vidas.
Mas, não dá para arrumar tudo sozinho. A situação é difícil. Tudo é muito caro e somos pobres. Assim precisamos da ajuda das irmãs e dos irmãos. É aí que nasce o Chá de Bebê. As amigas contribuem com a chegada da criança: cada um dá um pouquinho do que tem e a criança é recebida com toda a ternura. Uma roupinha, um sabonete, fraldas e mais fraldas... O pouco com Deus é muito...
É assim a Novena de Natal: um Chá de Bebê para o Bebê mais
importante. É o Bebê Jesus quem nos dá o maior presente: o Amor!!! Preparem com todo o carinho este belo chá de Bebê para Jesus. No fim da novena, faremos um chá de bebê real e poderemos doar para alguma família gestante ou com um recém nascido. Todos podem ajudar
ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS
Animador(a): Paz e bem a todos vocês. Vamos iniciar nossa Novena de Natal invocando o nome do Senhor. Em nome do Pai... (pode ser cantado)
Animador(a): Ó, Espírito Santo de Amor, dai-nos a Sabedoria, a força e a graça para rezarmos de coração aberto esta Novena de Natal. Desejamos fortalecer o nosso diálogo com o Pai Eterno, por meio de Jesus, nosso Mestre. Queremos formar uma só família com os irmãos e irmãs.
Canto: A nós descei Divina Luz (pág. 28) (Ao cantar acender uma vela para cada dia, formando no fim, uma coroa de nove velas)
Leitor(a) 1: Ó Jesus Cristo, Deus menino, queremos, através do
presépio, fortalecer o nosso encontro pessoal de amor contigo. Ensina-nos a sermos sustentados por esse encontro e assim, despojados de nosso egoísmo, testemunhar a tua Palavra.
Todos(as): Nosso coração se enche de alegria à espera de tua vinda Senhor Jesus, nosso Deus menino.
Alguém da casa: Que a nossa casa se torne um grande presépio, onde os homens são José e as mulheres são Maria.
Todos(as): Ó Jesus, nasça em nossos corações. Que sejamos
impulsionados pela tua gratuidade para amar os irmãos e irmãs.
Leitor(a) 2: Queremos nos comprometer com o teu projeto de amor e anunciar com a vida as tuas maravilhas.
Todos(as): Que vivamos neste tempo do Advento, no Natal e em todos os dias de nossa vida, desejos de comunhão com os irmãos e irmãs, vivenciando a paz, a justiça e a solidariedade. Pai nosso ...
Canto: a escolher. (fim do livro)
Celebrando a Palavra de Vida:
Oração Final para todos os dias
Animador(a): O que o Texto Bíblico de hoje me faz falar a Deus? (preces espontâneas)
Leitor(a) 3: Irmãs e irmãos, no presépio pequenino Deus se fez nosso irmão. Iluminados pela manjedoura de Belém, agradecemos esta presença de amor.
...