VERDADE NO TERRENO DE RADIADORES
Tese: VERDADE NO TERRENO DE RADIADORES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: proffabianogomes • 24/9/2014 • Tese • 1.414 Palavras (6 Páginas) • 240 Visualizações
A VERDADE NA TERRA DOS GLADIADORES
LEITURA DIÁRIA
Segunda-feira : Provérbios 8.7
Terça-feira : Provérbios 14.25
Quarta-feira : Romanos 1.18-27
Quinta-feira : Isaias 45.19
Sexta-feira : Apocalipse 3.14-22
Sábado : 2Cr 7.14-22
Domingo : Apocalipse 3.7-13
TEXTO BÁSICO: “Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus. Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade?” (João 18.37,38).
Objetivo da lição:
O aluno terá uma percepção de como o modo de pensar das pessoas influencia o modo de vida e pode mexer com os fundamentos das pessoas.
INTRODUÇÃO
No mundo antigo (624 – 220 a.C) as ideias giravam em torno dos questionamentos de Tales de Miletos: Do que é feito o mundo? Mais tarde, filósofos gregos introduziram outras grandes questões que deram novos rumos para a ciência e cultura, como por exemplo: como sabemos que sabemos? Como devemos viver as nossas vidas?
Muitas outras perguntas foram realizadas na tentativa de buscar a verdade sobre si mesmo, o mundo que vivemos e sobre Deus! Mas, diante da sabedoria de Jesus Cristo, homens cultos e estudados foram desafiados a pensar sobre a verdade e os fundamentos da verdade.
EXPOSIÇÃO
1 - PREPARANDO O MUNDO PRA RECONHECER A VERDADE!
Desde os primórdios o ser humano saiu em busca da verdade! O apóstolo Paulo chegou afirmar que a vinda de Jesus veio no tempo certo (1 Corintios 2.9). Esse acontecimento surgiu na época do império romano, onde positivamente, fortalecia a ideia de que a humanidade podia ser concebida como um todo (TILLICH).
Todavia, antes de Roma assumir o controle econômico mundial, o profeta Daniel (7-8) forneceu uma visão do que iria acontecer. Depois que cerca de 50.000 judeus retornaram a Jerusalém e os muros foram reerguidos em 52 dias, acabou o domínio persa e deu-se inicio o domínio de Alexandre, o Grande (335-323 a.C). Com ele, a cultura, língua e filosofia grega passaram a ser conhecida pelas nações que Alexandre conquistava e, com isso quebrou as barreiras raciais, sociais e politicas.
Depois da morte prematura do imperador Alexandre, numa tentativa de estabelecer a ideia religiosa e moral da Grécia sobre os povos em especial os Judeus, seus sucessores trouxeram grande revolta e mortes que resultaram no fim do império grego e o inicio do governo Macabeu, mas, não levou muito tempo por conta da guerra civil em Jerusalém (177 – 63 a.C).
Foi exatamente depois desses fatos, que Roma assume o controle mundial e, herdam dos impérios anteriores a cultura e língua grega que tornou – se universal e, começaram a tratar os judeus com extrema generosidade (durante o tempo que esses eram submissos) e, ajudaram os judeus a constituir o corpo judicial e legislativo. Foram nesses tempos que surgiram grandes movimentos em busca da verdade e da padronização da moral. Não nos surpreende a questão levantada por Pilatos diante de Jesus: o que é a verdade?
2 - O QUE É A VERDADE?
Muito do pensamento e cultura romana foi adaptada com o pensamento e cultura grega que tentavam construir a sociedade onde os valores se concentravam na cidade, que por si mesmo fracassou. Os gregos recorreram aos deuses para a construção da grande cidade como ficou conhecido em Atenas, o que acabou influenciando os romanos a seguir os mesmos passos. Mas, os deuses grego e romano eram semelhantes a homens e mulheres humanos, a exemplo da estátua de Hércules.
Na Grécia, as escolas gregas, não eram escolas no sentido em que temos hoje, mas, eram comunidades com seus rituais e crenças filosóficas que motivavam os membros a viver de acordo com as doutrinas de seus mestres.
No novo mundo, dominado pelos romanos, isso já era muito comum. Até mesmo, na Palestina, era comum ver grupos de pessoas ao redor dos seus mestres, procurando viver de acordo com o que eles viviam e ensinava.
Como os romanos não tinham deuses infinitos, assim não tinha nenhum referencial quanto a valores, e, não podiam fornecer uma base para a vida, moral, valores e as decisões finais. Assim como seus deuses fracassaram, todos que tentavam seguir esses deuses também fracassavam.
Foi exatamente, por conta disso, que diante dos ensinamentos de Jesus Cristo, começaram a surgir grandes conflitos intelectuais. Foi exatamente nesse tempo que Jesus se apresentou a humanidade e disse: eu sou a verdade, o caminho e a vida! (João 14.6).
3 – O FUNDAMENTO DA VERDADE.
Na parábola do ‘dois fundamentos’ exposta por Jesus mostra que o alicerce das casas é o diferencial. Um construía sua casa sem alicerce a fim de facilitar o processo de construção e o outro leva mais tempo, mas, faz as coisas certas pelos motivos certos (Mateus 7.24-27).
Diante desse principio, muitas pessoas eram desafiadas a examinar quais eram os reais motivos para fazerem o que deveriam ser feitos. Pilatos era um desses homens que foi desafiado por Jesus em um diálogo tenso e cheio de emoções. Para o governado romano, a verdade poderia ser motivado pela conveniência (GENEBRA), mas, Jesus queria mostrar que a verdade não depende do ponto de vista de alguém.
A. Que fundamento
...