TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIVENDO EM FAMILIA

Artigo: VIVENDO EM FAMILIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

Um dos grandes mistérios da humanidade está justamente em saber viver em família. Nela aprende-se a ser aceito ou não, ser amado ou não, a pertencer ou não a um grupo. Ao nascer, uma pessoa recebe de presente uma família, uma cultura, uma pátria. E sente que precisa honrar e seguir tudo que recebeu de sua família. A forma mais comum de honrá-la é seguir todos os passos que foram ensinados pelos pais, avós, tios. Segui-los de forma inconsciente é o mesmo que repetir todos os erros e todos os acertos sem perceber o que está fazendo. Esta forma revela todo o amor que uma pessoa sente por seus familiares, mas de uma maneira inconsciente.

Para que se possa viver bem em uma família é preciso compreender que existe uma ordem a ser respeitada. E que esta ordem serve para que todos os membros da família sintam-se bem. Uma ordem natural para que todos vivam melhor em suas relações familiares. As pessoas que nasceram primeiro merecem o respeito dos que nasceram depois. O marido precisa aprender a respeitar o lado feminino na mulher e a mulher respeitar o lado masculino no homem. O filho respeitar os avós paternos e maternos, os tios paternos e maternos, os pais e em seguida seus irmãos. Sempre respeitando o lugar de origem de cada pessoa, o irmão mais velho merece o respeito do segundo, o segundo merece o respeito do terceiro e assim por diante. Desta forma todos se sentem bem e respeitados e o seu lugar na família devidamente reconhecido. Se um membro desejar o lugar do outro todo o sistema balança trazendo algumas conseqüências para a família.

Viver em família é um desafio muito profundo. Nela aprende-se que é preciso aceitar para ser aceito. A vida em sociedade começa a ser experimentada na família. Saber respeitar alguém, aprender aceitar o diferente é primeiro e acima de tudo um desafio familiar. Não aceitar um membro com problemas seja ele qual for, gera a dificuldade de aceitar outra pessoa com o mesmo problema fora da família. Não saber respeitar os avós em casa, significa não saber respeitar os idosos na sociedade. Não reconhecer os esforços que os pais prestaram para a sua existência, significa que seu filho não irá reconhecer seus esforços prestados para existência dele. Consequentemente a roda da desunião começa a girar. Exigir a atenção da sociedade para os seus problemas, nada mais é do que a sua necessidade inconsciente de ser olhado por seus familiares. E toda a atenção que você exige do outro não irá preencher seu coração.

Viver em família significa trazer para seu coração aquela pessoa que foi excluída e respeitar o seu lugar na ordem. É viver intensamente em honra daquele que precisou morrer cedo. É aceitar as escolhas que cada um faz para si. E a partir daí ganhar o direito de ser respeitado nas escolhas que fizer, sem medo da dor de ser excluído por apenas ser diferente dos demais. Viver em família é a primeira experiência pessoal de viver em sociedade. Sem duvida é a que marca para sempre o ser, e define muitas vezes os caminhos a serem seguidos. É compreender que determinados comportamentos estão em harmonias com um membro da própria família, dessa forma não tem culpa e nem culpados pelas escolhas consideradas erradas. Isso é apenas amor familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com