Vivência Cristã Na Religião
Por: Alexandre Champion Aparecido de Moraes • 4/10/2018 • Resenha • 609 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
RESUMO - CAPÍTULO 01
Tópico 01 - O que é Vivência Cristã?
1 Definição
É o modo de viver diariamente tendo como padrão ou referencial a vida de Cristo, devendo ser a prática diária do aprimoramento do cristão em direção ao alvo estabelecido por Deus por aqueles que o amam (Rm 8:29).
1.1 Personalidade x Caráter
Para se entender como devemos ser afetados pela Palavra e pelo poder de Deus, precisamos compreender o que é Personalidade e o que é Caráter.
1.1 Personalidade
A personalidade é a interface do indivíduo com o mundo que o cerca. Embora possa ser dissimulada, a Personalidade revela o caráter do indivíduo.
A formação da Personalidade é processo gradual, complexo e único de cada indivíduo, sofrendo influências decisivas genéticas ou sócio-ambientais.
1.2 Caráter
É o conjunto formado ou determinado pela forma de agir de cada pessoa, através de nossas escolhas, decisões, atitudes, etc., que são tomadas diariamente. Trata-se daquilo que realmente sou, mas que posso mascarar na Personalidade, principalmente quando se trata de uma qualidade não louvável ou desfavorecida.
É importante compreender que Deus não olha a Personalidade, ou seja, a aparência, pelo contrário, o foco divino está sempre no interior do homem, ou seja, o Caráter (I Sm 16:7; Jo 2:24,25; Jo 3:1-3; Gl 2:6). Assim, podemos compreender que o foco da vida cristã autêntica passa pela transformação interior do homem.
A autenticidade da vida cristã nada mais é do que submeter a nossa Personalidade ao nosso Caráter, mas para isto, porém, devemos estar ajustados conforme os padrões bíblicos.
Podemos mudar nosso Caráter? Sim, podemos. E na medida que a transformação interior acontece, temos segurança para viver de forma autêntica, sem máscaras, ou melhor, a nossa máscara, persona, refletirá o nosso ser.
2 O PAPEL DA PALAVRA E DO ESPÍRITO
O processo de transformação do cristão é operado por dois elementos insubstituíveis: a Palavra de Deus e o Espírito Santo. Trata-se de uma justa operação que acompanha o Filho de Deus, desde a sua conversão até os últimos dias de sua vida.
2.1 A Atuação da Palavra na Formação do Caráter e da Personalidade
A qualidade de nossa espiritualidade, a profundidade de nossas raízes, tudo está diretamente relacionado com o nível de envolvimento com as Escrituras. Assim, podemos afirmar que não existe vida cristã sem Bíblia. Mas qual o papel da Bíblia no desenvolvimento da vida Cristã? Como ela opera em nosso interior?
A Palavra capacita o cristão para a vida cristã, conforme a Palavra nos revela em Hebreus 4:12: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”
...