A Cadeira de Culminação do Curso
Por: nhati • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.664 Palavras (11 Páginas) • 1.091 Visualizações
2
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho vai fazer abordagens relacionado a Cadeira de Culminação do Curso, com o tema acima exposto” Plano de gestão de Resíduos Sólidos” embora o mesmo tenha ainda possibilidades de ser desenvolvido, vou dar por explicação o que são resíduos sólidos, que também pode-se chamar vulgarmente de lixo. Acima de tudo ambos significam a mesma coisa, mas com significados de interesse diferente, pois quando se refere resíduos sólidos, consideramos na linguagem técnica como produtos recicláveis com a probabilidade de serem reutilizados para a produção de algo importante.
O Plano de gerenciamento de Resíduos sólidos, No Bairro Ndunda, propõe-se que seja elaborado baseando-se com auxílios técnicos, e que tenham a determinação e usem técnicas para implantação do gerenciamento no local e no modo pelo qual serão articuladas essas actividades, para trazer benefícios comuns, tanto para o local quanto para o meio ambiente. Este plano, se desenvolveu a partir de objectivos pressupostos em alguns problemas verificados com fundamentações teóricas e metodológicas, que ajudaram a ter uma visão do que foi investigado e tratado. Uma das questões que poderá ser um caos sobre a proposta, poderá recair ao Conselho Municipal não ter meios suficientes tais como o transportes de Lixo, uma vez que tantas viaturas de recolha de resíduos sólidos se encontrarem inoperativos por falta de assistência técnica.
3
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SOLIDOS – Estudo de caso Bairro Ndunda
1-Disciplinas Curriculares
- NOCOES DE DIREITO AMBIENTAL
1.2- Enquadramento legislativo da gestão de resíduos sólidos urbanos em Moçambique
Nesta secção é apresentada a legislação moçambicana aplicável a resíduos sólidos urbanos desde os comandos institucionais, regulamentos e posturas municipais. Um maior destaque é dado ao Decreto n.º 13/2006, de 15 de Junho de 2006, Regulamento sobre Gestão de Resíduos Sólidos, por ser o instrumento que aborda com mais detalhe o tema dos resíduos sólidos. Entretanto, há outros instrumentos legais e normativos que guardam relações com o tema resíduo sólido, os quais, em conjunto, vêm preenchendo a lacuna causada pela inexistência de uma política mais abrangente de resíduos sólidos urbanos. Destacam-se:
Decreto n.º 8/2003, de 18 de Fevereiro de 2003, Regulamento sobre a Gestão de Lixos Biomédicos;
• Decreto n.º 45/2004, Regulamento sobre o Processo de Avaliação de Impacto Ambiental;
• Decreto n.º 11/2006, de 15 de Junho de 2006, Regulamento sobre Inspecção Ambiental;
Em 1997, foi aprovada pela Assembleia da República a Lei do Ambiente, Lei n.º 20/97, de 1 de Outubro. Esta lei estipula as bases do sistema de prevenção e protecção do ambiente em Moçambique. Esta lei vem definir as bases legais para a utilização e gestão correta do ambiente e seus componentes, com vista à materialização de um sistema de desenvolvimento sustentável no país
4
1.3- AIRNOT- Avaliação Integrada de Recursos Naturais e Ordenamento Territorial
1.3.1- PLANEAMENTO AMBIENTAL, ORDENAMENTO OU GESTAO TERRITORIAL E ZONEAMENTO
De acordo com Santos (2004), Planeamento Ambiental e compreendido como o planeamento de uma região, visando integrar informações, diagnosticar ambientes, prever acções e normalizar seu uso através de uma linha ética de desenvolvimento
1.4- EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1.4.1- CONCEITOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
“A Educação Ambiental nasce como um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valore sépticos e nas regras políticas de convívio social e de mercado, que implica a questão distributiva entre benefícios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza. Ela deve, portanto, ser direccionada para a cidadania activa considerando seu sentido de pertencimento e co-responsabilidade que, por meio da acção colectiva e organizada, busca a compreensão e a superação das causas estruturais e conjunturais dos problemas ambientais.” SORRENTINO et all, Educação ambiental como política pública, 2005
1.5- GEOGRAFIA FÍSICA DE MOÇAMBIQUE
1.5.1- Acidentes na Linha da Costa de Moçambique
1.5.2- Introdução a análise dos Recursos Naturais
1.53- Correntes quentes do Canal de Moçambique
Factor do Clima Da Cidade da Beira- A localização geográfica é altimétrica baixa, significa que não ultrapassa a 200 metros.
Pungue (ou Púngoè): Nasce no Zimbabué (onde é conhecido como Pungue) e segue para leste. A partir dos confins ocidentais de Moçambique, inflecte em arco para norte,
5
marcando um curto troço da fronteira entre os dois países. Já em território inteiramente moçambicano, ruma para sueste, bordeja o limite meridional do Parque Nacional da Gorongosa e desagua a norte da baía de Sofala, formando um estuário baixo e pantanoso em cuja margem esquerda se situa a Beira (segundo porto e segunda maior cidade de Moçambique).
1.6- GESTÃO DE RISCOS
- MITIGACAO DE RISCOS E ATENÇÃO DE EMERGÊNCIAS
Unidade Temática IV
- Mitigação – Medidas Estruturais e Não Estruturais
- Factores que concorrem para o Risco Urbano
1.7- SGA- SISTEMA DE GESTAO AMBIENTAL
GESTAO CORRECTA
- Gestão Correcta de Resíduos
Controlo da poluição. Um aumento nos níveis da poluição pode ter um impacto na gestão dos recursos naturais (por aumentar a quantidade dos resíduos, ao mesmo tempo que afecta a qualidade dos recursos) e da biodiversidade, que poderá aumentar o risco de doenças. A poluição da água e do ar é essencialmente causada por resíduos e gases industriais, pesticidas e fertilizantes agrícolas, locais de depósito de lixo e latrinas.
1.8- DEMOGRAFIA
1.8.1- Recenseamento, Registo e Inquérito Proporcionais
O inquérito é o poder de colecta por sondagem ou seja estima certas características na totalidade da população a partir de uma observação de apenas uma fracção dessa população dessa amostra.
O é o processo sobre o qual se obtém alguns aspectos demográficos tais como as medidas das infra-estruturas, dos movimentos da população ou a compreensão e
6
explicação dos níveis e tendências dos fenómenos demográficos dos diversos seus elementos (Fecundidade, Mortalidade e Migração), assim como as circunstancias como esses eventos ocorrem.
...