A Economia e Eficiência nos Estudos No Turismo
Por: Elainemsousa • 22/2/2021 • Trabalho acadêmico • 400 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
RUIZ, João Álvaro. Método, Economia e Eficiência nos Estudos: guia para eficiência nos estudos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1988.
RUIZ, João Álvaro, Licenciado em filosofia e teologia pela universidade de Roma.
Este trabalho de João Álvaro Ruiz, aborda a forma de como o acadêmico deve se comportar perante a universidade, ele aborda a diferença que há entre a saída do aluno do fundamental e ensino médio para a vida na universidade, gerando uma grande mudança na sua vida enquanto estudante.
A organização do tempo conforme o autor, deve ser controlado na vida do universitário para que não possa ter o acumulo de atividades tanto na vida pessoal quanto na vida acadêmica, utilizando um estilo de cronograma anotando seus afazeres e seu tempo livre.
O texto e bastante preciso a respeito do calouro saber organizar seu tempo para que possa assim ter uma melhor participação e poder questionar e opinar sobre os assuntos debatidos e não ficar com dúvidas ou não saber se expressar, além disso o autor distingui duas formas de revisões; revisão imediata e revisão globalizadoras ou integradoras, para que seus exames tenham resultados consistentes.
É importante ressaltar que o aluno depende de si mesmo para alcançar seus objetivos no estudo e alavancar nos conhecimentos, obter responsabilidade na busca de novas informações, embora sob a ajuda do professor, conforme cita Ruíz. Por isso a importância de frequentar as aulas para que tenham um acompanhamento do seu professor, pois ele saberá os caminhos certos e os perigos que possam encontrar em determinados assuntos.
Segundo o autor, o aluno só deverá levar à aula os materiais necessários que lhe sirvam para aquele momento, para que não haja distração, portanto devem manter concentração enquanto o professor ensina. Sendo assim, o aluno deve manter um diálogo constante com seu mestre, para que obtenham confiança e uma boa relação entre ambos.
Por fim o autor descreve no texto que deve existir grupos nas classes, e que saibam organizar e dividir suas tarefas, para que daí nenhum dos integrantes se sobrecarregue nas atividades, dando então equilíbrio, assim todos trabalham igual e em conjunto.
O autor finaliza seu trabalho desta unidade, deixando claro e coerente a maneira que o calouro deve manter sua organização, responsabilidade e controle no horário de seus estudos, perante a entrada na vida acadêmica.
Resenhado por Elaine Machado Sousa; Emanoel Vitor Caldas Lobo, Acadêmicos do curso Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velosos.
...