A Geração De Valor E Valorização De Pessoas
Por: bear1234 • 5/6/2024 • Trabalho acadêmico • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 87 Visualizações
GERAÇÃO DE VALOR E VALORIZAÇÃO DE PESSOAS
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ………………………………………………………………3
- GERAÇÃO DE VALOR …………………………………..………………….3
- VALORIZAÇÃO DE PESSOAS …………………..………………………4
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ………………………………………………….6
REFERÊNCIAS ……………………………………………………………………7
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca conceituar dois dos fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), que servem como base para as práticas de gestão pela qualidade total (SOARES, 2011).
A FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) é responsável pelo desenvolvimento e estruturação do MEG. Nesse modelo,
“os fundamentos da excelência são um conjunto de princípios e valores que revelam padrões culturais internalizados nas organizações de classe mundial (expressão utilizada para caracterizar uma organização considerada entre as melhores do mundo) e reconhecidos internacionalmente, expressos por meio de seus processos e consequentes resultados.” (Fundação Nacional da Qualidade, 2016)
Os dois fundamentos que serão trabalhados a seguir são os de Geração de Valor e Valorização de Pessoas, onde também será feita uma relação dos mesmos com o conteúdo trabalhado em sala de aula, com a gestão da qualidade e com a área do turismo.
- GERAÇÃO DE VALOR
Soares (2011) diz que “a geração de valor busca alcançar resultados consistentes, assegurando a longevidade da organização pelo aumento dos valores tangíveis e intangíveis.” O objetivo é o desenvolvimento sustentável da organização com a geração de valor social, ambiental e econômico. Isso é feito através da mobilização das pessoas e execução de processos.
Segundo Souza (2011), “uma organização que está voltada para a geração de valores tende a primar pelo acompanhamento de resultados, relacionando com as metas definidas pela empresa, sendo que utilizam da comparação para o monitoramento da satisfação de todas as partes interessadas”.
Os resultados esperados desse fundamento são a geração de valor econômico-financeiro, ambiental, social, relativos aos clientes, relativos à força de trabalho e dos processos.
Com relação a geração do valor tangível, temos como exemplo no turismo o complexo Walt Disney World, que compreende seus parques e resorts, e cujo o principal slogan se dá em estabelecer-se como o local onde "todos os sonhos se realizam". A empresa se orgulha em oferecer um serviço diferenciado, criando momentos mágicos para os visitantes, ou "convidados", como são chamados, buscando ser o lugar onde as pessoas conseguem se esquecer dos problemas, e assim, capazes de viver experiências incríveis e inesquecíveis. Os funcionários da empresa são treinados para oferecer um serviço além do esperado, sempre procurando surpreender os visitantes, e fazer com que, ao final da viagem, eles tenham superado todas as expectativas estabelecidas.
Há ainda os meios de hospedagem que realizam pesquisas de satisfação com seus hóspedes, ao fim da estadia, no intuito de identificar pontos de melhorias no estabelecimento, buscando, dessa forma, seu aprimoramento. Esses esforços se devem a tentativa de fazer o estabelecimento ganhar cada vez mais respeito e reconhecimento, além dos resultados tradicionais e dos indicadores de desempenho básicos, tais como a taxa média de ocupação, RevPAR (índice obtido multiplicando-se diretamente a taxa de ocupação anual pela diária média), taxa de ocupação mínima para a manutenção dos hotéis, taxa de lucro operacional e rotatividade dos funcionários.
- VALORIZAÇÃO DE PESSOAS
A valorização de pessoas consiste em reconhecer que os colaboradores possuem necessidades específicas e desenvolver um planejamento que atenda a essas necessidades e permita a realização de um bom trabalho. Uma valorização adequada motiva os colaboradores, estimula seu desenvolvimento e cria equipes comprometidas com a organização e seus valores.
Dentro do MEG a valorização de pessoas é feita através do processo de desenvolvimento e relacionamento com a força de trabalho.
O processo de desenvolvimento compreende a integração da cultura organizacional, o treinamento inicial dos funcionários, remuneração e reconhecimento, avaliação de desempenho, identificação das necessidades de desenvolvimento, concepção das formas de desenvolvimento, avaliação da eficácia dos programas de desenvolvimento e promoção do desenvolvimento integral das pessoas como indivíduos e cidadãos.
Já no processo de relacionamento pode compreender o tratamento de riscos relacionados à saúde e segurança; promoção do bem estar, satisfação e comprometimento das pessoas; avaliação do clima organizacional e promoção da qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.
Um exemplo desse sistema de capacitação é o da Académie Accor América Latina, com implantação do sistema de e-Learning (ensino via internet) e colaboradores que contribuem nos cursos uma vez que veem nesta ação uma atitude que denota respeito e oportunidade por parte da empresa.
...