A Globalização e Turismo Gastronômico
Por: Bruno Maziero • 22/10/2017 • Ensaio • 1.635 Palavras (7 Páginas) • 531 Visualizações
Globalização e Turismo gastronômico
“ A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração econômica, social. Cultural e política entre diferentes países. Ela nasceu das evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transporte e nas telecomunicações , fazendo com que o mundo encurtasse as distâncias” .
“ Turismo gastronômico é parte do turismo cultural e traduz a história, os ritos, modos, costumes e as tradições de um povo. Conceitua-se como o turismo planejado, tendo como atrativo turístico à atividade gastronômica.” Castrogiovanni (2003).
“Para alguns esse forma de turismo pode não ser um atrativo, pois simplesmente para saciar uma necessidade básica como a alimentação pode parecer desanimador. SANTOS, VILLER (3011).
A evolução dos estilos de cozinha
- A tradicional: Ligado a tradições e aculturações, crenças religiosas, hábitos e costumes;
- Nouvelle Cuisine: Surgiu em meados de 1960. a cozinha deve ser uma extensão da natureza, ao contrario da tradicional, era contra o excesso de tempero e gorduras. Suas principais características eram o exotismo e arte, pouca comida, montagem do prato na hora, marketing gastronômico...
- Cozinha Moderna do food service: Foi impulsionada pela mudança social e pela entrada da mulher no mercado. Pratos prontos, industrializados e pré-prontos;
- Cozinha gastronômica (atual): É uma espécie de convivência do novo com o antigo. Fundindo novos hábitos e ingredientes utilizando de culinárias tradicionais e até mesmo no food service.
GASTRONOMIA COMO FATOR DE REGIONALIZAÇÃO E BUSCA DE RAÍZES
- A cultura alimentar é representada através da gastronomia, cujo a palavra vem do termo “gastronomy” que é a arte de comer bem, o estudo, o conhecimento e a prática referente ao preparo e a degustação de iguarias em geral. A gastronomia é o conhecimento fundamentado de tudo o que se refere ao homem na medida em que se alimenta.A gastronomia é um dos principais vínculos a sociedade, é ela que amplia gradualmente aquele espírito de convivência que reúne a cada dia as diversas condições centradas num único todo, animando a comunicação e suavizando os ângulos da desigualdade convencional.
No mundo globalizado em que vivemos, o grande desafio da gastronomia é estar aberta ao novo, sintonizar-se, absorvendo novas tendências ajustadas ao conceito de “padronização” sem perder sua autenticidade:
- Caráter de regionalidade;
- Expressão maior de evolução;
- Experiências acumuladas através da alimentação ajustadas a geografia;
- Valores e culturas.
Apesar da culinária brasileira ter sido influenciada por tantos povos, é inegável que os hábitos alimentares brasileiros se embasaram, primordialmente na interação de três povos:
- Indigena;
- Português;
- Africano.
A mesa brasileira é composta pelas tradições indígenas, pelas iguarias africanas e pela suculência portuguesa.
Gastronomia e Identidade Cultural
Cultura
- Principais crenças possuem raízes no xintoísmo e no budismo;
- O Sumô é o esporte nacional, porém não é um dado oficial;
- Kendo;
- Karate.
- Costumes:
- Se curvar;
- Tirar os sapatos.
Culinária
- Até o século X a culinária japonesa era uma copia da culinária chinesa e coreana;
- Café da manhã;
- Podem ser separados por:
- Aguemono;
- Nabemono;
- Yakimono;
- Sushi.
Gastronomia como produto turístico e patrimônio cultural e imaterial.
Patrimonio Imaterial
UNESCO
O patrimônio cultural Imaterial são expressões ou tradições vivenciadas em determinada época, que posteriormente são herdadas de nossos antepassados e transmitidas a nossos descendentes, sendo uma maneira de proteger e promover as memorias e manifestações culturais através de danças, tradições, sabores, folclore, idiomas, sabedoria popular.
De acordo com Furtado (2004), as pessoas buscam novos conhecimentos, querem experimentar novos sabores, vivenciar outras culturas e a gastronomia pode ser o motivo principal, ou o inicial, para se conhecer determinado local.
Para muitas pessoas conhecer novos sabores é sair da monotonia, experimentar através da gastronomia novas formas de cultura e costumes, seria como torna-se por pouco tempo parte daquele mundo paralelo ao seu cotidiano. Enquanto para quem oferece aquela experiência é um modo de demostrar seu orgulho e tentar preservar tradições, além de movimentar a economia ali presente.
Alimentos são facilmente introduzidos as tradições e está ligado a economia, ao modo de vida e necessidades criadas por determinados grupos étnicos a Feijoada trata-se de um dos exemplos mais colocados em pratica pelos brasileiros de maneira geral.
Gastronomia brasileira, da Tríplice Fronteira e de Foz do Iguaçu
Além dos atrativos turísticos da Tríplice Fronteira outro destaque que pode ser encontrado é a gastronomia, que reúne o melhor da culinária de várias partes do mundo. Ao menos 63 etnias ilustram o cenário gastronômico de Foz do Iguaçu e região. Churrascarias, comida chinesa, tailandesa, árabe, japonesa, mexicana, entre outras desenham o nosso cenário de bares e restaurantes.
Também na gastronomia da Tríplice Fronteira estão reunidas as especialidades tradicionais das cozinhas do Paraguai e Argentina ao melhor da cozinha internacional.
Foz do Iguaçu
A representante da Tríplice fronteira é Foz do Iguaçu, por ser um dos destinos mais procurados devido a sua infraestrutura para receber seus visitantes sem decepciona-los. Pois Foz, é mais que apenas “a terra das cataratas.
Foz do Iguaçu, por ser banhada por dois grandes rios, o Paraná e o Iguaçu, possui como destaque em sua gastronomia os peixes de água doce, especialmente o dourado e o surubim. Em sua gastronomia típica, destaca-se o dourado assado, feito aberto, na grelha, com temperos e guarnições variados.
...