A Guarnição de Remo do Exercito da America do Norte
Por: sylviasardinha • 26/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 351 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM Gestao Operacional de Produção e Serviços
Nome do aluno (a) Sylvia Regina Ferreira Sardinha
Trabalho da disciplina : Gestao de Pessoas e Competencias
Prof.Norma Brandão
Local Rio de janeiro,18 de maio de 2017
A Guarnição de Remo do exercito da America do Norte
REFERÊNCIA:Harvard Business School
O Autor relata o ocorrido que acontecera em maio de 2002 , perto do final da temporada de remo da academia militar de West Point do exercito dos Estados Unidos .Onde o coronel Stas Preczewski , ficou 03 semanas em profunda frustração , pois passava por situações que nunca havia passado antes em nove anos como treinador deste esporte ,pois a guarnição do Varsity Junior ganhava com frequencia do Varsity , durante o treino e regatas. Ele nao conseguia entender o motivo da equipe de remadores sem tanta experiencia como o Varsity junior estarem sempre vencendo o Varsity(V) .
Embora o treinador tenha tentado várias formas para alcancar o objetivo , ja estava muito perto da competição final , ou seja faltava apenas uma semana e ele ja cogitava a possibilidade de promover toda a equipe do Varsity Junior para o barco Varsity. sputar dois jogos de basquete consecutivos, ou seja e muito puxado e precisa de muita concentração e trabalho em equipe durante todo o periodo da competição.
Ser bem sucedido nestas competições , exigia muita habilidade , foco ,trabalho em equipe.
Para tal o Comite Olimpico Norte Americano patrocinou um projeto de pesquisa no qual dezenas de tecnicos de guarnições de remo indicaram os fatores que eles consideravam mais importantes para alcancarem o objetivo almejado que era vencer o Varsity Junior.
Uma das teses provadas e levantadas e de que qualquer pequena mudança no barco afeta o barco inteiro.Ou seja todos deveriam estar unidos no mesmo objetivo .
Por toda a dificuldade que estava sendo passada e com a proximidade da regata ,
,cogitou se a possibilidade trocar os integrantes dos barcos , alternar os remadores ou intervir para melhorar o desempenho dos integrantes do Varsity.
O tecnico preferiu embora tivesse tres opçoes , fazer nova reuniao com os integrantes do Varsity visando entender o que poderia fazer para que ao campeonato tivesse um final feliz para o Varsity (V).
Nas reunioes do Varsity junior , seus integrantes tinham formas de motivar uns aos outros bem interessante e peculiar , com palavras de demonstração de força , humildade e equipe mutuas , enquanto a equipe do VARSITY (V), tinha uma postura de Nada a perder , demonstrando uma certeza de vitoria e uma zona de conforto dentro de suas vaidades;
Alem de que apos os treinos a equipe do Vj , sempre apos o treino fazia autocriticas construtivas para o grupo , salientando o tabalho em grupo e o aperfeiçoamento,sem falar o nome de ninguem com exposições , enquanto o Varsity em suas reunioes faziam criticas nominais e direcionadas .
A Medida que a data de competição avançava os integrantes da competição do Varsity (j) se animava e ficava mais interessado em chegar a data, enquanto o Varsity, em sua maioria pareciam infelizes e criticavam um ao outro por nao terem ganhado do barco Varsity J .
Uma das conclusoes que foi alcançada foi de que a cada erro ou falta de força ou sincronicidade de cada um dos integrantes exigia a confiança e o foco dos demais integrantes do remo que nao tentassem ajudar sendo mais ageis ou mais lentos , tentando corrigir a remada e sim confiando em quem errou para que voltasse a alcançar o ritmo de todos .
Neste
...