A Relação entre transportes e turismo
Por: Creu15 • 25/2/2018 • Resenha • 536 Palavras (3 Páginas) • 1.154 Visualizações
AD1 DE TRANSPORTE
ALUNA: CREZILDA BOMFIM DOS SANTOS MATRÍCULA: 15216100037
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FRAGA, C. C. L; FERNANDES, E. M. R. A relação entre transportes e turismo – Rio de Janeiro – Fundação Cecierj, 2011.
APRESENTAÇÃO DO CONTEXTO DA AULA
A aula é dirigida para alunos que cursam graduação no curso de Licenciatura em Turismo, ministrado pelo consórcio CEDERJ/UNIRIO, onde os objetivos principais são:
- identificar os elementos que compõem os transportes e seu caráter de acessibilidade;
- reconhecer como os transportes também podem ser percebidos como a própria experiência turística;
- aplicar conhecimento sobre transportes no contexto turístico.
APRESENTAÇÃO DAS AUTORAS
CARLA CONCEIÇÃO LANA FRAGA é Doutora (D.Sc) em Ciências em Engenharia de Transportes pelo PET (COPPE/UFRJ (2011)) e Mestre (M.Sc) pelo mesmo programa (2008). Possui graduação em Turismo (2004) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordena a disciplina de Transporte do curso de Licenciatura em Turismo (EAD pólos da UNIRIO e da UFRRJ) no âmbito do Consócio CEDERJ;
EUNICE MANCEBO RODRIGUES FERNANDES é Doutora (D.Sc) em Engenharia Civil pelo PEC/UFF, com ênfase em Gestão Ambiental (2013). Mestra em Administração de Sistema de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É professora Adjunta do quadro permanente da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DESENVOLVIMENTO DA ANÁLISE CRÍTICA
A aula foi bem explanadora, onde o intuito foi alcançado, mostrando que para se praticar o turismo, onde o deslocamento é necessário, os transportes são primordiais. Como o transporte é um produto a ser consumido pelo turista, é impossível a sua estocagem, o seu uso é imediato.
A explicação é bem explícita quando se trata de citar os tipos de transportes existentes: rodoviários, onde poderiam ter citado as péssimas estradas existentes em nosso país, marítimas, fluviais e aéreas.
A explanação sobre acessibilidade e mobilidade ficou clara, tendo em vista que muitos profissionais da área de turismo fazem confusão, e os transportes são o acesso que os turistas precisam para ter acessibilidade aos destinos por eles escolhidos, e a mobilidade é o deslocamento da sua origem, sendo isso muito importante para que se concretize a atividade turística.
Hoje em dia o turista pode escolher o(s) meio(s) de transporte(s) mais rápido(s) ou de sua segurança da sua origem à localidade receptora, e isso melhora muito a acessibilidade e a mobilidade do turista.
Com certeza, muitas vezes os transportes são considerados atrações turísticas, como por exemplo, os cruzeiros, onde existem várias formas de lazer, gastronomia e diversão, sendo as mesmas mais importante que o destino turístico.
Outro ponto muito importante da aula foi a informação sobre o valor cênico que muitos transportes proporcionam aos turistas, como foi citado na página 18 sobre andar de Trem das Nuvens na Argentina, onde muitas paisagens são vislumbradas através de suas janelas.
...