AS ROTAS TURÍSTICAS COMO FORMA DE RESGATE CULTURAL: O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO E DO DESENVOLVIMENTO RURAL
Por: Francinift • 2/9/2018 • Projeto de pesquisa • 1.463 Palavras (6 Páginas) • 345 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL
PROJETO DE PESQUISA
AS ROTAS TURÍSTICAS COMO FORMA DE RESGATE CULTURAL: O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO E DO DESENVOLVIMENTO RURAL
FRANCINI TRINDADE
PORTO ALEGRE – 2016
1. Tema
As rotas turísticas como forma de resgate cultural: o papel das políticas públicas na preservação do patrimônio e do desenvolvimento rural
2. Problematização
O trabalho proposto justifica-se pela importância do tema e pelo grande interesse de estudos das políticas públicas no setor turístico, assim como agregado ao turismo rural, notadamente evidenciado pelo aparecimento esporádico de análises superficiais sobre o assunto. O assunto é muito discutido, porém até mesmo autores especialistas na área são evidentes em suas colocações “são escassos os trabalhos, para não dizer raro o tema de políticas públicas do turismo explorados por quem vivencia de perto o processo”. O que não se sabe é se existe exatamente alguma política pública ideal aplicada ao turismo e ao desenvolvimento rural, nem o que esta sendo feito em termos de inovações e mecanismos de controle dos recursos públicos.
A atividade turística vem crescendo nos últimos anos, inúmeras transformações no ambiente tiveram que ser adaptadas, proporcionadas pelo processo de globalização, a evolução constante da tecnologia e dos sistemas de informação, faz com que os agentes envolvidos nesse processo, governo, organizações, prefeituras, empresas locais priorizem o desenvolvimento econômico e estabeleçam estratégias que visem criar mecanismos para acompanhar as novas tendências assim como gerar recursos destinados a exploração e conservação turística de regiões e municípios.
O turismo ecológico ou rural possui significativo crescimento nos últimos anos, é a partir deste que se desenvolve a estruturação e adequação para promover e incentivar à formação de uma consciência ambientalista em locais com ecossistema de interesse ecológico buscando a conservação de recursos frágeis. Entre os principais ramos de atividades envolvendo o turismo ecológico, destaca-se o turismo rural, o qual integra atividades agrícola e pecuária à atividade turística.
A busca por alternativas viáveis para o crescimento do desenvolvimento sustentável em locais turísticos é um dos grandes desafios atuais, pois envolve não somente o manejo sustentável dos recursos, mas também objetiva valorizar e incorporar aspectos relacionados às transformações referentes aos avanços tecnológicos. Destaca-se a necessidade de desenvolver a atividade turística com planejamento responsável e sustentável, para que não haja só sustentabilidade da atividade desenvolvida em meio rural.
O turismo, mais que um setor, é uma atividade que se estende de forma direta por vários ramos da economia, e de forma indireta a outros, se moderniza, atrai as pessoas para vivenciar o inusitado o diferente, passando a ser muito mais do que conhecer lugares, é uma possibilidade de compreender a cultura, que aliado ao desenvolvimento rural possibilita a abertura de novas perspectivas a quem se dedica ao trabalho no campo agregando valor aos produtos, novas alterativas econômicas e sustentabilidade.
Nesse sentido as rotas turísticas surgem como uma opção para oportunidades de novos roteiros em municípios pequenos os quais acabam tendo maior visibilidade através da atividade turística e onde novas oportunidades começam a surgir, como o desenvolvimento de hotéis e pousadas, agências, restaurantes enfim, serviços que indiretamente concretiza-se diferentes relações de consumo fazendo com que gere uma nova economia para o município.
Nesta investigação dá-se ênfase as políticas públicas em 3 diferentes rotas turísticas localizadas na região nordeste do Rio Grande do Sul sendo elas Patrimônio histórico e arquitetônico de Santa Tereza, Rota Rural Encantos de Eulália em Bento Gonçalves e Caminhos do Salto Ventoso em Farroupilha, procura-se investigar a influência que as políticas públicas tem sobre essas rotas e sobre os municípios envolvidos, a fim de promover articulação entre turismo e desenvolvimento rural econômico, por meio da valorização do patrimônio histórico-cultural. Assim, são objetivos específicos deste estudo: avaliar as políticas municipais e regionais para alavancar o potencial turístico do patrimônio histórico e cultural das Rotas localizadas em Santa Tereza, Bento Gonçalves e Farroupilha, comparar as políticas públicas sobre patrimônio histórico-cultural e iniciativas de turismo rural no âmbito destas três rotas, e, finalmente, verificar a relação entre as políticas públicas e o número de visitantes de cada uma das rotas turísticas. Para alcançar os objetivos referidos, optou-se pelo método dedutivo, a qual será auxiliada por uma pesquisa de campo, na qual irão ser coletados os dados que subsidiaram os objetivos propostos.
3. Objetivos
O presente estudo pretende analisar a influência das políticas públicas sobre patrimônio histórico-cultural e iniciativas de turismo rural para o desenvolvimento de rotas turísticas da região nordeste do RS.
Como objetivos específicos, a pesquisa pretende:
- Avaliar as políticas municipais e regionais para alavancar o potencial turístico do patrimônio histórico e cultural nos roteiros.
- Comparar as políticas públicas sobre patrimônio histórico-cultural e iniciativas de turismo rural no âmbito destas três rotas.
- Verificar a relação entre as políticas públicas e o número de visitantes de cada uma das rotas turísticas.
4. Justificativa
O presente trabalho pretende mostrar a influência das políticas públicas sobre o patrimônio histórico cultural e rural no desenvolvimento de três rotas turísticas localizadas na região nordeste do RS e investigar se efetivamente há uma articulação entre turismo, desenvolvimento econômico rural e valorização do patrimônio cultural.
...