CARAVANA DO LAZER: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO E ENTRETENIMENTO AO PÚBLICO JOVEM NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ-PARÁ
Por: jonasodias72 • 12/10/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 3.929 Palavras (16 Páginas) • 160 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VI
POLO UNIVERSITÁRIO- ORIXIMINÁ/PA
2021
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO
ORIVALDO MACIEL
RA 0591676
CARAVANA DO LAZER: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO E ENTRETENIMENTO AO PÚBLICO JOVEM NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ-PARÁ
POLO UNIVERSITÁRIO- ORIXIMINÁ/PA
2021
RESUMO
Pode-se definir-se o lazer como o tempo recreativo que um indivíduo pode organizar e usar da forma que bem lhe almejar. O lazer não só excluiu as obrigações laborais, mas também o tempo despendido para satisfazer necessidades básicas como comer ou dormir. As exigências do mundo atual fazem do lazer um ato cada vez menos frequente. Hoje em dia, é hábito o trabalhador consultar o seu correio eletrônico do trabalho durante o fim-de-semana ou uma criança fazer os seus trabalhos de casa quando chega das aulas, ao final do dia. Por isso, quando as pessoas dispõem de algumas horas livres, muitas das vezes, nem sequer sabem de que forma desfrutar do mesmo. Pesquisa da Secretaria-Geral da presidência da República aponta que as atividades de lazer mais populares entre os jovens de 15 a 29 anos são aquelas que não envolvem tanto custo, como passeios em parques ou shoopings, ida a festas em casas de conhecidos, atividades religiosas e com menos frequência à shows culturais. Este projeto tem como objetivo contruir conhecimentos teóricos e práticos a partir de uma análise crítica sobre a legislação que reza sobre os direitos do cidadão e os deveres do Estado no que diz respeito à prática do lazer, assim como apresentar o processo de planejamento de uma atividade de lazer direcionada ao município de Oriximiná. Foi realizada uma pesquisa de referência Bibliográfica sobre o assunto em pauta, assim como a elaboração de um projeto de intervenção que vislumbrou identificar as potencialidades, desafios e fragilidades de uma proposta de lazer e recreação, levando em consideração as etapas necessárias para o êxito de uma atividade prático-vivencial direcionada à determidado grupo de indivíduos, neste caso, o público jovem de 15 a 29 anos. Verificou-se a importância desse projeto de intervenção, pois a necessidade de práticas de lazer é gritante no município de Oriximiná, e o público jovem vive à margem da sociedade precisando de incentivos por meio de políticas públicas, e da inserção de tecnologias que possam oferecer meios de lazer que seja representativo à este público.
Palavras-Chaves: Lazer; Inclusão e entretenimento; jovem
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ..........................................................................................................................04
2 CAPÍTULO 1 LAZER E RECREAÇÃO: FUNDAMENTOS BÁSICOS.............................05
3 CAPÍTULO 2: CARAVANA DO LAZER: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO E ENTRETENIMENTO AO PÚBLICO JOVEM DO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ-PARÁ.......08
4 CONCLUSÃO.............................................................................................................................11
5 REFERÊNCIA............................................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
Pode-se definir-se o lazer como o tempo recreativo que um indivíduo pode organizar e usar da forma que bem lhe apetecer. O lazer não só excluiu as obrigações laborais, mas também o tempo despendido para satisfazer necessidades básicas como comer ou dormir. As exigências do mundo atual fazem do lazer um ato cada vez menos frequente. Hoje em dia, é hábito o trabalhador consultar o seu correio eletrônico do trabalho durante o fim-de-semana ou uma criança fazer os seus trabalhos de casa quando chega das aulas, ao final do dia. Por isso, quando as pessoas dispõem de algumas horas livres, muitas das vezes, nem sequer sabem de que forma desfrutar do mesmo. Pesquisa da Secretaria-Geral da presidência da República aponta que as atividades de lazer e cultura mais populares entre os jovens de 15 a 29 anos são aquelas que não envolvem tanto custo, como passeios em parques ou shoopings, ida a festas em casas de conhecidos, atividades religiosas e com menos frequência à shows culturais.
Este projeto tem como objetivo contruir conhecimentos teóricos e práticos a partir de uma análise crítica sobre a legislação que reza sobre os direitos do cidadão e os deveres do Estado no que diz respeito à prática do lazer, assim como apresentar o processo de planejamento de uma atividade de lazer direcionada ao município de Oriximiná. Foi realizada uma pesquisa de referência Bibliográfica sobre o assunto em pauta, assim como a elaboração de um projeto de intervenção que vislumbrou identificar as potencialidades, desafios e fragilidades de uma proposta de lazer e recreação, levando em consideração as etapas necessárias para o êxito de uma atividade prático-vivencial direcionada à determidado grupo de indivíduos, neste caso, o público jovem de 15 a 29 anos.
A proposta de lazer consiste numa ação desenvolvida por meio de um projeto esportivo cultural denominado de “CARAVANA DO LAZER: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO E ENTRETENIMENTO AO PÚBLICO JOVEM NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ-PARÁ”. Esta empreitada é uma sugestão de atividades recreativas desportivas e culturais que tem como objetivo oferecer o acesso à prática de esporte e manifestações culturais para a população de jovens entre 15 a 29 anos do município de Oriximiná. Nesta ação, serão desenvolvidas a execução de fundamentos esportivos, a performance técnica e o ensino de regras da canoagem, da natação e do futebol de campo por meio de oficinas com profissionais da área que culminará num momento competitivo entre as equipes formadas. Serão realizadas também oficinas culturais com artistas em atuação na modalidade dança, artes plásticas e música para o ensino de fundamentos técnicos de produção e performance, e que também culminará em apresentações culturais no encerramento do projeto.
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