Estratégias de Planejamento de Turismo Público
Por: viihcaastro99 • 9/9/2018 • Dissertação • 1.876 Palavras (8 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância 2 |
Unidade de Aprendizagem: Estratégias de Planejamento de Turismo Público
Curso: Turismo
Professor: Valdirene da Silva Campos
Nome do aluno: Vitória Dias de Castro
Data: 27/08/2018
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Podemos dizer que o turismo como uma atividade econômica que institui divisas e incremento na geração de novas fontes de renda e postos de trabalho, proporciona, assim, o equilíbrio econômico, financeiro, mercadológico e social de muitas destinações receptoras, sejam elas internacionais, nacionais, regionais ou locais. Entretanto também é importante lembrar que junto ao turismo, surgem implicações de ordem econômica, cultural, ambiental e social.
Com base nos estudos sobre os impactos do turismo sobre as comunidades autóctones ou núcleos receptores de turismo, realize uma pesquisa em artigos (científicos ou de jornais e revistas, internet ou livros) sobre um caso prático de incidência de algum tipo de impacto (social, ambiental, econômico ou cultural) em decorrência do turismo e responda aos seguintes questionamentos:
Obs: Apresente a referência bibliográfica da fonte pesquisada, conforme as normas para Trabalhos Acadêmicos na UNISUL.
Fonte: http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/daac2693-5844-4aa1-84da-a992a3846b25/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2013.pdf?MOD=AJPERES
- Quais os principais dados de identificação do destino receptor pesquisado: nome, localização geográfica, tipo (s) de turismo praticado, média de fluxos de visitantes ou turistas e demais dados que julgar necessário à identificação do núcleo receptor de turismo em questão? (2,0 pontos).
Resposta: A localidade turística que serviu de embasamento para esta avaliação foi o município de Cajueiro da Praia – PI; bem como as comunidades da orla marítima (devido a sua proximidade) – Barra Grande, Barrinha e Morro Branco. Cajueiro da Praia está localizada a 400km de Teresina, capital do estado – tendo (de acordo com o IBGE de 2009) uma pequena população de 7,047 habitantes. Seu clima é propício para o desenvolvimento do ecoturismo, sendo os esportes (como o kitesurf) e as belas tranquilas praias grandes atrativos.
Faz parte da região turística do Polo da Costa do Delta, que engloba Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande e Buriti dos Lopes – divisão feita de acordo com sua política estadual de turismo. Esta região, desde 2005, está inserida em um projeto chamado de Rota das Emoções, que visa desenvolver a atividade turística, integrar os municípios participantes e identificar seus potenciais
Em 2009 este projeto recebeu um prêmio do Ministério do Turismo por sua Rota Turística de sucesso, dando à essa região mais visibilidade no mercado, aumentando sua demanda e incentivando o turismo local. Além disso, também é envolvida em projetos de conservação ambiental; como seu título de Patrimônio Natural do Peixe-Boi Marinho e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – que tem como objetivo proteger os recursos hídricos, promover a educação ambiental, implantar práticas sustentáveis e preservar a cultural e tradição locais.
Por ser a região do litoral nordestino mais próxima da capital, a maior parte de seus turistas são teresinenses que se deslocam em seus próprios veículos rumo ao norte do estado. Seu maior fluxo de turistas se dá nas épocas de carnaval, semana santa e férias escolares do mês de julho; atraindo mais jovens devido aos esportes e as belezas das praias; e adultos pelo sossego e charme que a cidade pequena tem a oferecer.
- Que tipo(s) de impacto(s) o destino receptor pesquisado apresentou ou vem sofrendo em decorrência do turismo? (2,0 pontos)
Resposta: A implantação do turismo como atividade econômica traz inúmeros benefícios, mas quando não planejado pode entrar em desordem e acarretar sérios problemas para com a população local e o meio ambiente.
Na região abordada, é notável uma diferença de percepção em relação aos impactos do turismo, principalmente quando se trata dos negativos. Enquanto o município principal, Cajueiro da Praia está ciente dos malefícios — pois os vive na pele —, as cidades da orla — as quais não são foco turístico — veem o turismo como uma salvação, algo que só pode trazer melhorias. Ou seja, há uma certa ingenuidade por parte desses povoados, que se não for corrigida pode gerar descontrole e falta de organização.
Ao se tratar das boas consequências, os moradores afirmam haver um aumento na oferta de empregos e de suas rendas; fomentação da economia local; a divulgação do município; melhoria na infraestrutura, saneamento básico e acesso às estradas. Há aceitação ao turismo por parte da população, o que é extremamente importante e necessário para o desenvolvimento do mesmo de uma forma harmoniosa — culturalmente, socialmente, economicamente e ambientalmente —. De acordo com (CARVALHO,2010), “à medida que a comunidade vai se sentindo envolvida, torna-se mais motivada em relação a sua participação no processo de desenvolvimento do turismo, o que pode levar ao surgimento do senso de responsabilidade de ser guardiã dos patrimônios natural, histórico e cultural da localidade”. Porém, a se tratar das consequências ruins, eles identificaram o fato de que os empregos ofertados são para poucos, visto que a mão-de-obra local não tem qualificação para tais; a especulação imobiliária; inflação; poluições sonora e ambiental; destruição da vegetação local para a construção de atrativos complementários; e o aumento da violência e drogas.
...