Escola de Turismo e Hospitalidade Planejamento e Organização do turismo
Por: 3918152 • 9/11/2021 • Projeto de pesquisa • 767 Palavras (4 Páginas) • 147 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Escola de Turismo e Hospitalidade
Planejamento e Organização do turismo
Isadora Ferreira de Holanda – RA 21395294
APS
São Paulo, SP
ATIVIDADE 1
- O primeiro destino escolhido foi Fernando de Noronha.
[pic 1]
(Curiosidade) : Situa-se o arquipélago de Fernando de Noronha no Atlântico Sul Equatorial, a 360km da costa brasileira e constitui-se de 21 ilhas, ilhotas e rochedos: a ilha principal tem o mesmo nome do arquipélago. É o único distrito estadual do Brasil pertencente, desde sua reintegração em 1988, ao estado de Pernambuco.
A maior ilha do arquipélago tem uma área de 17km2 e uma população de 2.605 moradores permanentes (IBGE, 2010), que correspondem aos habitantes com autorização concedida pela administração local para residirem na ilha. Há cerca de 1.100 moradores temporários cuja característica é a de estar a trabalho no arquipélago e ter vínculo empregatício com a administração local ou com alguma empresa privada. ‘
- Mapear os impactos positivos e negativos decorrentes da atividade turística:
Sendo assim podemos começar a destacar os pontos negativos e positivos que ocorrem no local, principalmente por ser uma localidade que depende 90% da atividade turística.
Começando pela parte dos moradores que a partir de um momento começaram a utilizar o método de hospedagem familiar, isto é, os moradores transformaram suas casas em também uma forma de ganhar dinheiro, cedendo o espaço para as pessoas ficarem de uma maneira mais economica, o que de fato é um ponto positivo para ambos lados. Porém existe um fator muito determinante na ilha que acaba limitando muitas coisas como a distância do continente, a cobrança de taxa de preservação ambiental, o alto preço das tarifas praticadas pelas companhias aéreas que servem à localidade e a infraestrutura limitada de serviços, trazendo muitas complicações tanto para turistas como para os moradores.
Podemos também enfatizar alguns dos grandes problemas que é a poluição generalizada, isto inclui o aumento do volume de esgoto nao tratado, crescimento de resíduos sólidos, sobrecarga dos sistemas de abastecimento de água, energia e trasporte público e também um aumento na ocupação do solo e do número de veículos e embarcações. E também a ilha introduziu inúmeras espécies exóticas, levando a diminuição da fauna e da flora.
- Proponha uma ação de solução ou minimização para um dos impactos negativos de cada área. (fisíco/ambiental, sociocultural e econômico) :
1: Começando então pela parte física ambiental, um dos fatores mais preocupantes da ilha é o excesso de lixo, que apesar dos controles típicos de uma área de proteção ambiental, Noronha ainda tem problemas para enfrentar o tratamento do lixo, assim como acontece em outros lugares do Brasil. E não é apenas o lixo produzido em Noronha que preocupa. O que é jogado no mar chega pelas correntes marítimas e ameaça uma das piscinas naturais mais famosas do lugar, o Atalaia.
Uma das maneiras para fazer esse problema dimiuir seria também diminuir a entrada de tantos turistas, botando avisos por toda parte alertando sobre, ou também um maior investimento na parte sanitária da ilha.
...