FICHAMENTO: CONCEITOS TECNICOS
Por: michelle184 • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 911 Palavras (4 Páginas) • 354 Visualizações
FICHAMENTO
MICHELLE
O SEGREDO DE LUÍSA
FICHAMENTO: CONCEITOS TECNICOS
EUNÁPOLIS,
16 DE OUTUBRO DE 2008
O SEGREDO DE LUÍSA
FICHAMENTO: CONCEITOS TECNICOS
Trabalho apresentado à disciplina de Empreendedorismo do curso de Turismo e Hotelaria da Universidade do Estado da Bahia, 6º semestre, sob a orientação da professora Salete Vieira.
EUNÁPOLIS,
16 DE OUTUBRO DE 2008
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa / Fernando Dolabela. – Rio de Janeiro: sextante, 2008.
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo mostrar aos discentes a funcionalidade de um plano de negócio. Dessa forma possibilitando aos mesmos uma base para a elaboração do plano que será desenvolvido em sala de aula. Embora o plano do livro O Segredo de Luísa seja de um PRODUTO diferente do objeto de estudos dos discentes, que será a elaboração de um plano negócio voltado para setor de SERVIÇOS, servirá como um norteador para a atividade proposta pela professora.
O livro relata a história de Luísa, uma garota que cursa odontologia para agradar aos pais. Luísa tem um sonho de transformar a goiabada que a tia fabrica em sua principal fonte de renda. É então quando Luísa decide buscar informações e montar o seu plano de Negócio da goiabada, mostrando todas as dificuldades e quais caminhos seguir para conseguir realizar o seu sonho.
O que é um empreendedor
“É alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”. (p.23)
Porque ensinar empreendedorismo
O empreendedor deve ser alguém que apresente alto comprometimento com o meio ambiente e com a comunidade, dotado de forte consciência social. (p. 49)
Sigilo
É importante que a idéia seja discutida, criticada. As idéias são diferentes das oportunidades e nascem no interior das pessoas. (p.51)
Importância das perguntas
No ensino do empreendedorismo não funciona a metodologia tradicional... a grande virtude do empreendedorismo é a capacidade de formular as perguntas pertinentes, que geralmente não apontam para uma só verdade, para uma única “resposta certa”, mas para vários caminhos e diferentes alternativa. (p. 52)
A intuição
É o subproduto direto do treinamento e da experiência que foram estocados como conhecimento. A criatividade surge durante o processo de solução de problemas, que, por sua vez, depende do conhecimento, incluindo certa espécie de conhecimento que permite ao especialista compreender situações rápidas e produtivamente. (p. 56)
Idéias e oportunidades
Atrás de uma oportunidade sempre existe uma idéia, mas apenas um estudo da viabilidade, que pode se feito por meio do Plano de Negócio, indicará seu potencial de transformar-se em bom negócio. (p.60)
O fator mais importante da empresa
Conhecimento profundo do produto, perseverança, capacidade de trabalho e de quebrar paradigmas, criatividade, motivação para ganhar dinheiro e ainda sonhos e idéias. (p. 63)
Serendipity
“Propensão a descobrir coisas por acaso ou em lugares inesperados” (p. 68)
O mentor
Será um crítico em um parceiro para discussões e brainstormings. (p. 71)
Internalidade
É a autopercepção do indivíduo do indivíduo como alguém que influi sobre os eventos. (p. 89)
Feedback
Um denominador comum entre empreendedores de sucesso é o desejo de saber como estão indo e em que ponto estão. (p. 90)
Teste de utilidade de produto
Tem a vantagem de não ser muito caro e de fornecer informações interessantes sobre diversos pontos. (p. 100)
Sistemas de suporte
Os sistemas de suportes são constituídos por todas as forças sociopolíticas e econômicas, atuando quer sob a forma de ações concretas, quer sob a forma de construção de arcabouço legal e ambiente propícios para que o empreendedor e a pequena empresa se encontrem em tratamento e as condições necessárias a seu
...