Weber Fichamento Conceitos Sociológicos Fundamentais
Por: Lidia Bradymir • 17/1/2017 • Resenha • 1.788 Palavras (8 Páginas) • 4.941 Visualizações
[pic 1]
UFBA
CURSO: Sociologia I
PROFESSORA: Mariana Thorstensen Possas
ALUNA: Lidia Ribeiro Bradymir dos Santos
FICHAMENTO:
- Weber, Max, Economia e Sociedade, Editora UNB, Capítulo 1 – “Conceitos sociológicos fundamentais”
No Capítulo I – CONCEITOS SOCIOLÓGICOS FUNDAMENTAIS da obra Economia e Sociedade, Max Weber se preocupa, como já diz o título, em apresentar os conceitos chave para o entendimento da sociologia e da sua metodologia.
- Conceito de Sociologia/ Ação/Introdução ao conceito de Ação Social
O autor dá início ao capítulo atentando à definição de Sociologia como “uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explica-la causalmente em seu curso e em seus efeitos.” (pág. 3 par. 3.), ação é entendida como um comportamento humano ao qual os agentes atribuem um sentido subjetivo, já a ação “social” é uma ação realizada pelo sujeito baseado no comportamento do outro.
- Significado de compreensão
O conceito de compreensão está diretamente ligado ao objetivo da Sociologia, segundo Weber a compreensão pode ocorrer de formas diferentes:
- Compreensão Atual é aquela que assim que vemos a ação “compreendemos” imediatamente. Weber diz:
É neste sentido que "compreendemos" (isto é, diretamente) o significado da proposição de que 2x2=4, quando o ouvimos ou lemos. Experimentamos aqui a compreensão direta, racional de uma idéia. Da mesma maneira, compreendemos um acesso de raiva expressada por reclamações, expressão facial ou movimentos irracionais. Trata-se de compreensão direta empírica de reações emocionais irracionais e pertence à mesma categoria que a observação da ação de um cortador de madeira, ou alguém que estende a mão para fechar a porta, ou que aponta uma arma a um animal. Trata-se de observação empírica racional do comportamento. (WEBER, 2008a, p. 17).
- Compreensão Explicativa
Somos capazes de entender os motivos de qualquer um que afirma que 2x2=4 (oralmente ou por escrito) precisamente num momento particular e sob uma série determinada de circunstâncias. Tal compreensão pode ser obtida se a pessoa sob observação está empenhada em alguma tarefa de contabilidade ou alguma demonstração científica ou algum outro projeto do qual esta tarefa é uma parte essencial. Trata-se da compreensão racionalmente baseada da motivação, isto é, o ato visto como parte de uma situação inteligível. (WEBER, 2008a, p. 17).
- “Compreensão” significa em todos esses casos apreensão interpretativa do sentido ou da conexão do sentido: a) efetivamente visado no caso individual (na consideração histórica), ou b) visado em média e aproximadamente (na consideração sociológica em massa), ou c) o sentido ou conexão de sentido a ser construído cientificamente (como ideal-típico) para o tipo puro (tipo ideal) de um fenômeno frequente.
- Sentido
- “Sentido” é o sentido subjetivo visado: a) na realidade a, num caso historicamente dado, por um agente, ou b, em média e aproximadamente, numa quantidade dada de casos, pelos agentes, ou b) num tipo puro conceitualmente, construído pelo agente ou pelos agentes concebidos como típicos. Não se trata, de modo algum, de um sentido objetivamente “correto” ou de um sentido “verdadeiro” obtido por indagação metafísica.”
- Tipos Ideais/Sociologia Compreensiva
O tipo ideal é uma espécie de metodologia de pesquisa que visa facilitar o estudo, apontando um caminho a ser seguido pelo pesquisador, porém é incapaz de abranger a complexidade do mundo. Para Weber é importante para consideração científica se determinar um método de análise da ação social e de suas causas e efeitos, como por exemplo em uma ação política seria importante verificar como se teria desenrolado a ação caso se tivesse conhecimento prévio de todas as circunstâncias e de todas as intenções dos protagonistas e a escolha dos meios ocorresse de maneira estritamente racional orientada pelo fim, conforme a experiência que consideramos válida(p.5).
Esse procedimento permite à sociologia compreender a ação real, influenciada por irracionalidades de todas as espécies como desvio do desenrolar esperado no caso de um comportamento puramente racional. Por motivo de metodologia, a Sociologia Compreensiva é racionalista e o tipo ideal para guiar um pesquisador.
A Sociologia compreensiva é, nesse sentido, a ciência que busca compreender e interpretar a ação social levando em consideração ações históricas de causa e efeito, tendo por base fatos individuais que ocorrem na realidade social. Observar as ações e compreender o seu sentido.
- Ação Social/Modos de Ação Social
- 1.A ação social (incluindo omissão ou tolerância) orienta-se pelo comportamento de outros, seja este passado, presente ou esperado como futuro (vingança por ataques anteriores, defesa contra ataques presentes ou medidas de defesa para enfrentar ataques futuros). Os “outros” podem ser indivíduos e conhecidos ou uma multiplicidade indeterminada de pessoas completamente desconhecidas (“dinheiro”, por exemplo, significa um bem destinado à troca, que o agente aceita no ato de troca, porque sua ação está orientada pela expectativa de que muitos outros, porém desconhecidos e em número indeterminado, estarão dispostos a aceita-lo também, por sua parte, num ato de troca futuro).(p.14)
- 2.Nem todo tipo de ação – também de ação externa – é “ação social” no sentido aqui adotado. A ação externa, por exemplo, não o é, quando se orienta exclusivamente pela expectativa de determinado comportamento de objetos materiais. O comportamento interno só é ação social quando se orienta pelas ações de outros. Não o é, por exemplo, o comportamento religioso, quando nada mais é do que contemplação, oração solitária etc.(p.14)
- 4.A ação social não é idêntica a) nem a uma ação homogênea de várias pessoas, b) nem a qualquer ação influenciada pelo comportamento de outras. a) Quando na rua, ao começar uma chuva, muitas pessoas abrem ao mesmo tempo os guarda-chuvas, a ação de cada um (normalmente) não está orientada pela ação dos outros, mas a ação de todos orienta-se, de maneira homogênea, pela necessidade de proteção contra a água. (p.14)
- 2.A ação social, como toda ação, pode ser determinada: 1) de modo racional referente a fins: por expectativas quanto ao comportamento de objetos do mundo exterior e de outras pessoas, utilizando essas expectativas como “condições” ou “meios” para alcançar fins próprios, ponderados e perseguidos racionalmente, como sucesso; 2) de modo racional referente a valores: pela crença consciente no valor – ético, estético, religioso ou qualquer que seja sua interpretação – absoluto e inerente a determinado comportamento como tal, independentemente do resultado; 3) de modo afetivo, especialmente emocional: por afetos ou estados emocionais atuais; 4) de modo tradicional: por costume arraigado.
- Relação Social
- Relação social: comportamento "reciprocamente referido quanto a seu conteúdo de sentido por uma pluralidade de agentes e que se orienta por essa referência (...) completa e exclusivamente na probabilidade de que se aja socialmente numa forma indicável (pelo sentido)" (p.16).
- Tem como uma de suas características conceituais a necessidade de um mínimo relacionamento recíproco entre ambas as partes, mas não se trata de uma solidariedade.
- Weber fala aqui no sentido empírico visado pelos participantes no caso concreto, no tipo puro (jamais tipo certo, correto etc.)
- Uma relação social pode ter um caráter inteiramente transitório, bem como implicar permanência, isto é, que exista a probabilidade da repetição contínua de um comportamento correspondente ao sentido (considerado como tal e, por isso, esperado. A existência de uma relação social nada mais significa do que a presença dessa probabilidade, maior ou menor, de que ocorra uma ação correspondente ao sentido, o que sempre se deve ter em conta para evitar ideias falsas. (p.17)
O conteúdo de uma relação social pode ser combinado reciprocamente, e cada um orienta sua ação a promessa feita ao outro.
Podemos observar regularidades na ação social, com estes tipos de recursos, repetição em um agente ou entre muitos agentes. Costume: exercício baseado em habito inveterado; diferente da regularidade condicionada pela "situação de interesses" dependente da probabilidade de que os indivíduos orientem por expectativas suas ações puramente racionais referentes a fins.
- Relação social chama-se "relação comunitária" "quando e na medida em que a atitude na ação social – no caso particular ou em media ou no tipo puro – repousa no sentimento subjetivo dos participantes de pertencer (afetiva ou tradicionalmente) ao mesmo grupo" (WEBER, 2009, p. 25).
- Trata-se de "relação associativa" (societária) "atitude na ação social repousa num ajuste ou numa união de interesses racionalmente motivados (com referência a valores ou fins) (...) pode repousar (...) num acordo racional por declaração reciproca" (WEBER, 2009, p. 25). Ação correspondente está racionalmente orientada: a) de maneira racional com relação a valores, crença no compromisso próprio; b) de maneira racional referente a fins pela expectativa de lealdade da outra parte.
- Legitimidade ou Ordem Legítima
- §5 Toda ação, em especial a social, e particularmente a relação social, podem ser orientadas pelos participantes pela representação de uma ordem legitima. Probabilidade desta ocorrência chamamos de "vigência"(p.19)
- §6 A legitimidade de uma ordem pode estar garantida em uma atitude interna (modo afetivo: por entrega emocional, modo racional referente a valores morais, estéticos etc.), e/ou pelas expectativas de determinadas atitudes externas (pelas situações de interesse). Uma ordem pode ser uma convenção (probabilidade de um discordante ser visto com reprovação) e direito (garantia externa pela probabilidade de coação exercido por um quadro de pessoas com função especifica para castigar a violação da ordem e forçar sua observação).
- Associação
Na associação encontra-se um caráter ordenado que serve de referência para os agentes individuais dela participantes. Semelhante à ação social, as associações executam atividades sociais orientadas no sentido dos fins determinados pela ordem em que têm existência.
...